domingo, julho 15

ELEIÇÕES EM LISBOA

Decorreram hoje as eleições intercalares para a Câmara Municipal de Lisboa, tendo saído vencedor o Partido Socialista com 29,5%. Contudo, muito longe de uma maioria absoluta e mesmo longe de um bom resultado dado o ambiente que se vivia na capital nacional.

O PSD sofreu um desastre eleitoral, ficando em 3º lugar com 15,7%, atrás dos 16,7% de Carmona Rodrigues, sendo um dos piores resultados de sempre do PSD em Lisboa. Marques Mendes reconheceu o mau resultado e anunciou para depois do Verão a realização de eleições antecipadas para a liderança do partido.

O CDS também baixou consideravelmente em número de votos, tendo-se ficado por uns modestos 3,7% não elegendo nenhum vereador. De referir que a CDU e o BE também baixaram as suas votações, tendo contudo mantido o número de vereadores (2 e 1 respectivamente)

Helena Roseta, a líder da outra candidatura independente, obteve 10,2%, conseguindo eleger 2 vereadores.

Para os partidos ditos mais pequenos destaque para o MRPP com 1,6% e o polémico PNR que alcançou 0,8% tendo mais que duplicado o seu número de votos em Lisboa.

A abstenção, tal como se esperava, foi bastante elevada tendo atingido os 62,6% revelando o desinteresse com que os alfacinhas viram estas eleições, aliado ao facto de terem decorrido no tradicional período de férias.

4 comentários:

Nuno Rio disse...

Este péssimo resultado merece desde já uma profunda reflexão acerca dos objectivos politicos deste partido.

Nuno Antunes disse...

Independentemente do resultado, é de lamentar que cada vez mais as taxas de abstenção sejam mais elevadas. Isto demonstra que cada vez mais os resultados eleitorais estejam confinados a um grupo cada vez mais restrito de população. Não dá para entender que nos dias de hoje se exiga uma participação mais activa da sociedade civil e a propria não participa. É preferivel votos nulos ou em branco, e assim poderem dizer que é um cartão vermelho ás forças politicas, do que simplesmente não votar. Entendo que é um direito imposto pelo 25 de Abril, e simplesmente não se faz uso dele. É lamentavel.

Anónimo disse...

Bem escrito Antunes!

Este fenómeno é revelador de falta de interesse e de falta de cultura política.

Não nos podemos esqueçer que o povo tem os politicos que merece, pois os mesmos que os metem lá, são exactamente os mesmos que os tiram de lá!

Acham que os politicos são aldrabões? Se o são, é porque o povo assim o quer. Pois são os eleitores que os escolhem muitas vezes (quase sempre) pelas propostas disparatadas que são anunciadas. E quanto mais promessas demagógicas, mais hipoteses tem o candidato de ganhar!

E o eleitorado só se deixa enganar porque quer, pois se tiver a noção (mesmo que mínima) do real estado das coisas, não se deixava "enrolar" tão facilmente.

Nuno Rio disse...

Sim claro! Mas a falta de cultura política é só um catalisador para esta grande desilusão que tem sido o governo PS, as pessoas cada vez mais desconfiam do governo. É verdade que como diz o Antunes, "as taxas de abstenção são de lamentar", mas desta vez não me parece que tenha sido um mero desleixo ou falta de informação. O que aconteceu é que as pessoas quando estão desiludidas e com falta de opções credíveis, simplesmente não votam! O que é verdade é que mais de metade dos Lisboetas não votaram nem no PSD, nem no PS, nem em nenhuma das outras alternativas!