terça-feira, agosto 26

AINDA SOBRE A LIXEIRA A CÉU ABERTO...

Como já é de conhecimento publico, a JSD/Faro alertou no passado Sábado para a existência de uma lixeira a Céu Aberto junto ao Cais Comercial de Faro, em pleno Parque Natural da Ria Formosa.

Também é já do conhecimento publico a resposta do executivo camarário farense, onde segundo uma noticia avançada pelo jornal Sol, Apolinário explicou que já foi lançado um concurso e que «no final deste ano» haverá uma solução para «remover o lixo».

Para além desta afirmação, o presidente da Câmara ainda proferiu o seguinte:"Ao longo de vários anos, a Câmara Municipal foi depositando na zona do cais de Faro que lhe foi atribuída resíduos verdes. Para conduzir o lixo ao aterro é preciso pagar", admitiu o autarca farense.

A JSD/Faro mais uma vez está perplexa perante estas afirmações e é obrigada a questionar o seguinte:

1- Se a FAGAR é uma empresa municipal responsável pela gestão das águas, esgotos e resíduos do municipio de Faro porque motivo é lançado um concurso para remover os resíduos daquele local? Afinal de contas a FAGAR tem ou não capacidade técnica e humana para resolver esta questão? Qual é a necessidade de se abrir um concurso publico, quando deveria ser a própria FAGAR a fazer a remoção destes resíduos?!

2- Porque motivo é só no final do ano? Não há capacidade para remover aquela lixeira de forma mais célere?

3- Então o Presidente da Câmara da Capital do Algarve tem conhecimento e permite que estes terrenos sejam utilizados para uma lixeira camarária (que já não podem existir), argumentando simplesmente que conduzindo os resíduos para aterro é preciso pagar?

A JSD/Faro considera estas afirmações extremamente infelizes revelando uma ausência total de políticas ambientais no municipio de Faro, pois no entender deste estrutura política a Câmara tem o dever de zelar pela qualidade ambiental do seu municipio e tem a obrigação de dar o exemplo nestas matérias.

Contudo a JSD/Faro ainda quer acreditar que estas afirmações tenham sido retiradas fora do contexto da entrevista e espera que estes terrenos sejam limpos o mais rapidamente possivel, pondo um ponto final nesta lixeira que envergonha qualquer farense.

Sem comentários: