sexta-feira, junho 26

Mesa Redonda para debater o futuro do Pontal

No passado dia 24 de Junho, 4ª feira, teve lugar uma mesa redonda para debater o futuro do Pontal. O evento decorreu na Universidade do Algarve (UAlg), Campus de Gambelas. A sessão foi antecedida de uma breve mas completa apresentação do projecto proposto para aquela zona da autoria do Professor Universitário Patricio Serendero, após a qual se seguiu uma discussão aberta a todas as entidades, organizações, empresas e cidadãos interessados. O porta-voz nomeado foi o Fernando Grade da Almargem.



As alterações propostas para o Pontal passam por delimitar a zona coberta pela Mata do Ludo; proceder ao isolamento e limpeza de algumas áreas mais problemáticas; criação de dois trilhos pedestres; limpeza e reflorestação de algumas áreas que o justifiquem; definir áreas de protecção de espécies de plantas em sérios riscos de extinção; construção de dois parques de merendas cada um com lotação para 200 pessoas; apostar na vigilância do Pontal recorrendo a guardas florestais permanentes; criação de um plano de desenvolvimento para o parque Ambiental são alguns dos pontos em que se baseia o projecto em questão.

A gestão e coordenação dos trabalhos deveria ficar a cargo da administração do actual Parque da Ria Formosa, com os devidos poderes e recursos necessários de modo a poder desempenhar esta tarefa.



No final do debate foi eleita a Comissão Coordenadora do Movimento de Defesa do Pontal com algumas das entidades que ainda estavam presentes. Por exemplo, Fernando Canteiro pela Megasport; Pedro Abrantes pelo Núcleo de Ambiente da UAlg; João Louzeiro pela Juventude Social Democrata de Faro; Luís Brás pela Almargem; Gonçalo Gomes pela Liga da Protecção da Natureza; Bruno Lage pela Associação Faro 1540 entre outras.

Até hoje já aderiram ao MDP as seguintes organizações Almargem; Associação Faro 1540; Bloco de Esquerda - Núcleo de Faro; Juventude Social Democrata / Faro; Moto Clube de Faro; Movimento de Defesa do Pontal; Associação de Protecção a Ecossistemas Costeiros; Núcleo de Ambiente da Universidade do Algarve, mas no decorrer da Mesa redonda juntaram-se ainda a este Movimento a Liga da Protecção da Natureza e a Megasport assim como alguns cidadãos.



As opiniões mais relevantes sobre o Movimento e o Projecto foram as seguintes, foi chamada a atenção para as questões legais que ainda se tinham de atravessar; sensibilização das Câmaras Municipais de Faro e Loulé, bem como da população passando pela mobilização das escolas levando as crianças ao Pontal organizando jogos de cariz ambiental; criação de um circuito para bicicletas mais extenso que os propostos no Projecto; a fim de manter a mobilidade sustentável criar trilhos pedestres e ciclovias para as linhas de ligação ao Pontal (evita que os utilizadores se desloquem de automóvel ao local) a partir da Estação dos Comboios e do Aeroporto; pelo sucesso que foi o passeio do dia 20 de Junho propôs-se fazer vários passeios com moldes semelhantes mas diferentes, de bicicleta, a pé e a cavalo foram algumas das sugestões; apostar na revisão constitucional devido ao problema dos terrenos serem privados enquanto outra solução poderá passar pela criação legal de uma paisagem protegida.

O Projecto poderá ser consultado em http://sites.google.com/site/defesadopontal/


Para novidades e informações sobre actividades http://defesadopontal.blogspot.com/

Contacto: defesapontal@gmail.com



As ideias e entusiasmo foram de tal ordem que ficou já marcada a próxima reunião para quarta-feira, no Pátio@bar em Faro pelas 18h no dia 1 de Julho. Todas as pessoas, entidades e empresas estão convidadas a participar no Movimento e a estarem presentes na reunião!

Imagens:

- Fotografia do Professor Universitário Patrício Serendero (Bloco de Esquerda)
- Logótipo da JSD  de Faro - Juventude Social Democrata de Faro
- Fotografia da plateia aquando da apresentação do projecto para o Pontal
- Fotografia do Fernando Grade (Almargem)
.
Redacção e Fotografia de Pedro Abrantes

Sem comentários: