segunda-feira, agosto 24

A variação da Variante

Artigo de Opinião no Correio da Manhã de ontem:

"A Variante Norte retirará 25 mil veículos do centro da Cidade, melhorando a qualidade de vida dos farenses, traçando novos acessos ao Aeroporto e Montenegro, à Via do Infante e Olhão."

É verdade. Desde tempos imemoriais que a população farense almejava ver este projecto concretizado! Finalmente, com um Governo Socialista em Faro, conseguiremos atingir esse objectivo!

Contudo, mais à frente, adianta:

"É obra paga pelo Estado mas fomos nós, na Câmara, que a fizemos avançar"

Ah bom...gostaria de saber o significado de "fazer avançar". É que para fazer avançar a variante, é necessário ter os terrenos disponíveis. Sem eles, não se consegue avançar, por muito que se queira.

E a última notícia que veio a público dir-se-á que é, no mínimo, surpreendente:

A Câmara de Faro já tem algumas parcelas que estão disponíveis (grande parte, pertencente à própria autarquia) mas, os terrenos dos particulares ainda não foram adquiridos ou expropriados!

Não houve sequer qualquer tipo de negociação!

E a verdade é que, quem conhece minimamente o processo de expropriação administrativa, sabe que este tipo de procedimentos, mesmo considerados de utilidade pública, são morosos, sendo ainda mais moroso o ressarcimento e as indemnizações a atribuir aos expropriados.

É puramente demagógico excusar a sua falta de trabalho colocando a culpa em executivos anteriores; mais ainda, quando faz questão de colocar outdoors propagandísticos de projectos embrionários, criando a ilusão de que se trata de obra concretizada por si próprio.

Infelizmente, para ele, a verdade é como o azeite, fazendo-o submergir no próprio lodo em que nos quer, ilusoriamente, enfileirar.

Realmente, o Dr. Apolinário já nos vai habituando com o seu sublime sentido de humor na sua homilia dominical de imprensa.

É caso para perguntar: haverá maior oportunismo político?

Eu respondo: haverá sim, quando o Eng.º José Sócrates vier cá inaugurar o lançamento da 1.º pedra, à boa maneira eleitoralista, anunciando que a obra ficará pronta daqui a mais 4 anos, com boa vontade!

Sem comentários: