terça-feira, junho 30

E a lista é ...


Macário Correia, que concorre pelo PSD nas próximas Eleições Autárquicas, em Faro, em coligação com o CDS/PP, do Movimento do Partido da Terra, Partido Popular Monárquico e o apoio do Movimento Independente do Montenegro (MIM), além de um representante do Partido Humanista, apresentou ontem, ao final da tarde, numa unidade hoteleira de Faro, os principais nomes das listas para as juntas de Freguesia, Assembleia Municipal e Vereação (ver listas abaixo).

Às questões colocadas pelos jornalistas, Macário salientou que “em Faro fazem-se cartazes em vez de obras”, apontando constantemente o dedo acusador aos cerca de “80 milhões de dívidas para os 30 milhões de receitas”.
Ciente que “não será possível fazer tudo o que faz falta em quatro anos, tal como colocar água e esgotos nos milhares de casas das freguesias rurais e ilhas que ainda não dispõem destes bens essenciais, ou construir os muitos poli-desportivos que fazem falta”, o candidato do PSD tranquilizou os candidatos a presidentes de junta ao garantir que “não serão permitidos atrasos nos protocolos, já que os mesmos serão pagos mensalmente às Juntas de Freguesia”.
Por outro lado, assumindo os elementos escolhidos entre o PSD-Faro para as listas, ao ter repescado alguns vereadores de anteriores mandatos em detrimento de outros, como uma “situação normal e sem quaisquer divisionismos”, questionado sobre a sua postura se for criticado por algum membro da coligação na bancada do PSD, na Assembleia Municipal, caso venha a ser eleito, Macário Correia foi peremptório quando respondeu, em jeito de aviso à navegação: “Não estamos aqui a brincar, estamos a fazer um programa conjunto para o bem de Faro e não para defender vaidades, questões pessoais ou partidárias”.
A concluir, o candidato laranja desvalorizou as sondagens, alegando que as que conhece, todas lhe dão “vantagem” sobre o candidato socialista – José Apolinário, e garantiu que, perante as realidades que veio encontrar em Faro, “se fosse hoje voltaria a aceitar o desafio, o que não aconteceria se a situação fosse fácil”.

Composição da Lista

Juntas de Freguesia:

Estoi | Dr. José Paula Brito:
Economista de profissão licenciado em Finanças, tem 56 anos e é Presidente da Junta de Freguesia de Estoi desde há 2 mandatos.
Conceição de Faro | Nuno Miguel Pires Farias:
Tem 34 anos e gere uma empresa familiar de exploração e comércio de cortiça localizada na Freguesia da Conceição. É particularmente reconhecido como piloto de motociclismo.
Santa Bárbara de Nexe | Maria Isilda Garrochinho
Desempenhou funções no Governo Civil de Faro.
Montenegro | Steven Sousa Piedade
Com 36 anos, é licenciado em Ensino da Informática. É docente na Escola Secundária Pinheiro e Rosa em Faro.
São Pedro | Vítor Lourenço
É presidente da Junta de Freguesia de São Pedro desde 2001, empresário da restauração e presidente da Associação de Viveiristas e Mariscadores de Faro (VIVMAR). Tem 54 anos.
Sé | José Ferreira Cotim
Tem 57 anos. Reside e trabalha em Faro desde 1980. Exercendo funções na Alfândega até 1995, tornou-se nesse ano presidente da Cooperativa de Habitação CHASFA, cargo que acumulou com a Presidência do Conselho de Administração da Fundação Algarvia para o Desenvolvimento Social e também da União das Cooperativas de Faro. José Cotim foi dirigente do Sporting Clube Farense e do Ginásio Clube Naval. É, desde 2004, Dirigente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Faro.

Câmara Municipal:

9 – Dr.ª Lília Carina Bispo Martins:
É advogada e estagiou em diversos organismos europeus, nomeadamente no Tribunal Europeu dos Direitos do Homem e no Parlamento Europeu.
8 – Dr. Cristóvão Duarte Nunes Guerreiro Norte:
Jurista de profissão, é licenciado em Direito e em Economia, detem ainda uma pós-graduação em Administração Autárquica e Desenvolvimento Regional e outra em Estudos Europeus. Tem 32 anos.
7 – Eng.ª Sandra Natacha Pereira da Luz Alentejano:
Licenciada em Eng.ª Alimentar desde 2000, ocupa hoje a função de chefe de secção na AIHSA.
6 – Dr. Francisco Paulino:
55 anos. É, desde 2008, o presidente da CPD de Faro do CDS/PP e membro eleito da CPN. É, desde 1985, DG de uma empresa de Viagens e Turismo.
5 – Paulo Jorge Neves dos Santos:
Com 33 anos, é Director Comercial de uma conhecida empresa em Faro de tecnologias de informação, área que lhe é particularmente cara. Entre 2002 e 2005 foi vereador com os pelouros do Desporto, Juventude, Acção Social, Habitação Social, Saúde, Informática entre outros. De 2005 até hoje é vereador eleito sem pelouros atribuídos. É vice-presidente da ACRAL e já esteve no Conselho de Administração da Farense Futebol SAD.
4 – Dr.ª Maria Alexandra Patrocínio Rodrigues Gonçalves:
Licenciou-se em Marketing e é bacharel em Turismo. Tornou-se mestre em Gestão Cultural na Sorbonne em 2002. Tem diversos trabalhos científicos já publicados.
É, desde 1997, docente da escola Superior de Gestão e Turismo da UAlg, onde dirigiu o Curso Superior de Turismo em 2005 e 2006.
3 – Arq.ª Teresa Alexandra Viegas Correia:
Licenciou-se em 1992 pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa. É actualmente sócia-gerente de um atelier de arquitectura e vem elaborando diversos projectos de arquitectura para edifícios habitacionais, planos de pormenor e loteamentos em muitos concelhos do País
2 – Prof. Rogério Bacalhau Coelho:
Com 47 anos, acumula as funções de Director, Presidente do Concelho Pedagógico e do Conselho Administrativo da Escola Secundária Pinheiro e Rosa em Faro, onde é, de resto, professor titular desde 2007. É membro do Conselho Municipal de Educação desde 2002, do Conselho Científico para a Avaliação de Professores desde 2008, e do Conselho das Escolas desde 2007.
Presidente da Assembleia Municipal | Dr. Jorge Manuel Raminhos Leitão:
Causídico na Região, tem o seu escritório aberto em Faro, há muitos anos. Tem 54 anos, nasceu em Lisboa mas residente, desde sempre no Algarve e em Faro desde 1978.
1 – Eng.º José Macário Correia:
Eng.º Agrónomo licenciado em 1982 e que obteve mestrado em Montpellier em Economia Rural.
Na Câmara de Tavira desde 1998, é também administrador da ALGAR SA, presidente do Conselho de Administração da Agência Regional de Desenvolvimento do Algarve, preside à mesa da Assembleia Geral da Globalgarve, da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Sotavento e da Federação de Bombeiros do Algarve. É ainda membro da Comissão de Cooperação Euromediterrânica e do Comité das Regiões da União Europeia.

Fonte: Algarvepress

segunda-feira, junho 29

Faro: carro arromba Casa do Povo

Na madrugada passada um veículo automóvel abalroou o portão da Casa do Povo da Conceição de Faro e entrou pelo edifício destruindo ainda a porta do salão principal, disse ao Região Sul o presidente daquele organismo, Vitorino Inácio.


O caso deu-se entre 4:00 e as 5:00 horas. A GNR esteve no local cerca das 6:00 horas. Ainda são desconhecidos os ocupantes do veículo, que fugiram após o embate, deixando para trás o pára-choques do carro e um farol. 

O presidente da Casa do Povo da Conceição de Faro considera que o intuito deverá ter sido um assalto, mas que devido ao “excessivo barulho causado” pelo impacto, os autores do arrombamento terão fugido. Acabaram por não levar nada.


Vitorino Inácio diz que “são grandes os prejuízos causados”. Entretanto também já esteve na GNR para formalizar queixa do sucedido.

Fonte: Região Sul

http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=95654

Imagens:

http://g1.globo.com/VCnoG1/foto/0,,16138637-EX,00.jpg – Fotografia do exemplo de um arrombamento usando um automóvel

http://casadopovo-concfaro.blogspot.com/ - Fotografia da Casa do Povo da Conceição de Faro

Frente a frente Macário vs Apolinário



acompanha aqui: http://www.digitalmaistv.com

Ou pessoalmente no Anfiteatro da Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve no Campus da Penha às 21h30m.
A NÃO PERDER!

Fonte: A Defesa de Faro

http://adefesadefaro.blogspot.com/2009/06/hoje-as-2130.html

Imagens:

http://2.bp.blogspot.com/_DrXi-MpuS1c/SkizO4sIheI/AAAAAAAACwY/5tXyzbQDrM4/s1600-h/debate+macario.bmp – Capa do Cartaz informativo do frente a frente pela Digital Mais TV

Autárquicas/Faro: Macário apresenta listas

O candidato PSD à Autarquia de Faro, Macário Correia, apresenta esta segunda-feira as listas da candidatura "Faro com Macário" em cerimónia oficial a ter lugar na sala de conferências do Hotel Eva, pelas 18:00 horas.


Um comunicado da candidatura sublinha que se trata “de uma equipa forte e dinâmica que tudo fará para inverter a actual tendência de marasmo, que em nada se coaduna com o estatuto de capital regional que a cidade ainda ostenta”.

Fonte: Região Sul

http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=95654

Imagens:

Fotografia de Pedro Abrantes

domingo, junho 28

Cavaco marcou Eleições Legislativas para 27 de Setembro - Autárquicas dia 11 de Outubro

O Presidente da República justificou hoje a decisão de marcar as legislativas para 27 de Setembro, argumentando que não podia “deixar de atender aos argumentos apresentados pelos partidos”, já que apenas o PSD defendeu a simultaneidade com as autárquicas. 

“Entendo que, em matéria de marcação de eleições, a opinião dos partidos políticos deve ser especialmente considerada pelo Presidente da República. Não posso deixar de atender aos argumentos apresentados pelos partidos, pois são eles que irão disputar as eleições”, afirmou o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, numa declaração ao país. 

O Presidente da República sublinhou que a sua decisão de marcar as legislativas para 27 de Setembro foi tomada após a audição dos partidos com assento parlamentar, dos quais “cinco pronunciaram-se categoricamente contra a realização em simultâneo das eleições autárquicas e das eleições legislativas. 

“Apenas um partido sustentou que essas eleições deveriam ter lugar no mesmo dia”, lembrou, referindo-se ao PSD. 

Por outro lado, acrescentou o chefe de Estado, todos os partidos disseram que, caso as eleições não fossem simultâneas, “eram favoráveis a que as eleições legislativas se realizassem no dia 27 de Setembro”. 

“Decidi marcar a data de realização das eleições dos Deputados à Assembleia da República para o próximo dia 27 de Setembro”, anunciou Cavaco Silva. 

Na sua declaração, e tendo em conta a aproximação dos dois actos eleitorais (eleições legislativas a 27 de Setembro e autárquicas a 11 de Outubro), Cavaco Silva voltou a apelar a que as campanhas eleitorais decorram com “serenidade e com elevação”, fazendo votos para que “sejam discutidos os problemas reais que preocupam os Portugueses”. 

“A todos os cidadãos, apelo a que participem nas duas eleições que irão realizar-se depois do Verão, pois está em causa o seu futuro e o futuro de Portugal. Votar é um dever cívico e um acto de responsabilidade", enfatizou ainda o Presidente da República. 

O Governo anunciou na sexta-feira que decidiu marcar a data das próximas eleições autárquicas para o dia 11 de Outubro. 

O Governo justificou a escolha dizendo que aquela data “foi referida nas preferências de todos os partidos políticos que, nos termos da lei, foram previamente ouvidos sobre esta matéria”. (Lusa)

Fonte: Região Sul

http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=95633

Imagens:

http://jpn.icicom.up.pt/imagens/pais/nuvem_rentree_PSD.jpg - Imagem sobre várias palavras-chave na política

Convocatória

Convocatória para o Plenário de Secção de Faro

Ao abrigo dos Estatutos Nacionais da JSD, e demais regulamentos aplicáveis, convoca-se o Plenário de Secção de Faro, para reunir no próximo dia 24 de Julho de 2009 (6.ª feira), pelas 21h30, na Sede do PSD/Faro, Rua Vasco da Gama, 54, 1º dto, com a seguinte ordem de trabalhos:

1- Balanço do trabalho político realizado
2- Preparação para época eleitoral
• Planificação de Actividades de Campanha
3- Outros Assuntos

A Presidente da Mesa do Plenário
_________________________
(Filipa Correia da Silva)

Autocaravanismo: projecto-lei de Bota encalha no PS e no PCP

O deputado do PSD eleito pelo Algarve, Mendes Bota, é co-autor de um projecto-lei que visa dar resposta àquilo que chama de “larga omissão legislativa” no autocaravanismo. O projecto-lei já foi defendido na Assembleia da República (AR). Mas PS e PCP têm posições desfavoráveis.



Elaborado em conjunto com o também deputado Nuno da Câmara Pereira, o projecto-lei pretende criar, diz Bota, “um justo equilíbrio entre a criação de condições de acolhimento e estacionamento para os autocaravanistas e o evitar de uma situação caótica e desregulada onde cada um faz o que lhe apetece”.

“Não existe legislação que permita o estacionamento e pernoita de autocaravanas nos parques de estacionamento previstos nos POOC’s. Não existe legislação que obrigue os postos de abastecimento de combustíveis de maior dimensão, ou os parques para autocaravanistas, a dispor de estações de serviço de autocaravanas”, disse o deputado, esta quinta-feira na AR. 

Bota salientou ainda outras razões: “Não estão previstos no Código da Estrada os pictogramas de autocaravanas e das áreas e estações de apoio a autocaravanas, à semelhança dos outros Estados membros da União Europeia. Não estão definidos com força de lei, os deveres dos autocaravanistas”.



No entanto, de acordo com o próprio Mendes Bota, PS e PCP mostram-se desfavoráveis à aprovação do projecto-lei, que tem votação agendada para a próxima sexta-feira, dia 3 de Julho, às 18:00 horas. 

O deputado diz que o PS considera que o Código da Estrada e o Decreto-Lei dos Empreendimentos Turísticos “já resolveram os problemas todos”, e que o PCP quer “estacionamentos ilimitados de tempo das autocaravanas, em todos os lugares públicos”. 

Mendes Bota diz que responsabilizou os socialistas “pelos problemas que irão subsistir” e recusou “a demagogia de soluções irrealistas”. “Se vão inviabilizar este projecto de lei, estarão a deitar fora uma oportunidade única de resolver estas questões, e serão responsabilizados por isso”, rematou.


Esta questão vai mais longe visto nestas condições as autocaravanas serem uma ameaça Ambiental, muitas vezes os seus condutores querem coabitar em espaços naturais, estar próximos da natureza junto a ribeiras, lagoas, linhas de água, por exemplo no Algarve junto a zonas verdes protegidas, perto de praias (como na ilha de Faro, Mantarrota ou praia dos Salgados). Mas isso significa que vão despejar a sua fossa e lixo junto de ribeiras, em parques de estacionamento junto a praias, no campo em qualquer sítio sem qualquer tipo de tratamento, agora se multiplicarmos isso pelos milhares de autocaravanas que visitam o Algarve todos os anos temos em mãos um grave problema a nível ambiental! Mas estou certo que não será por mal, analisando bem esta questão deparamo-nos com um problema que passa pela inexistência de pequenos reservatórios ou instalações que permitam recolher esses resíduos (águas negras) de modo a armazenar e acumular para posterior recolha de um camião cisterna que as reencaminhar para uma ETAR, bem como haverem mais contentores de resíduos sólidos de modo a precaver este tipo de poluição. Facilmente se poderiam implementar estas medidas em parques de estacionamento perto de praias, um dos locais predilectos para os caravanistas. Autocaravanistas sim, mas com condições! – escreveu Pedro Abrantes.

Fonte: Região Sul

http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=95608

Imagens:

http://outminder.blogspot.com/2007_04_01_archive.html - Fotografia de uma mega autocaravana com um Mercedes SLK de cor vermelha

http://1.bp.blogspot.com/_WItqFXt0k6Q/SYeyzcp6onI/AAAAAAAAFNI/gDPeCEQSL1A/s400/M+Bota_2.JPG – Fotografia de Mendes Bota do PSD Algarve

http://www.linternaute.com/humour/diaporama/galerie1/images/12cabane.jpg - Fotografia de uma carroça com uma habitação acoplada, o que a transforma numa autocaravana

sexta-feira, junho 26

Mesa Redonda para debater o futuro do Pontal

No passado dia 24 de Junho, 4ª feira, teve lugar uma mesa redonda para debater o futuro do Pontal. O evento decorreu na Universidade do Algarve (UAlg), Campus de Gambelas. A sessão foi antecedida de uma breve mas completa apresentação do projecto proposto para aquela zona da autoria do Professor Universitário Patricio Serendero, após a qual se seguiu uma discussão aberta a todas as entidades, organizações, empresas e cidadãos interessados. O porta-voz nomeado foi o Fernando Grade da Almargem.



As alterações propostas para o Pontal passam por delimitar a zona coberta pela Mata do Ludo; proceder ao isolamento e limpeza de algumas áreas mais problemáticas; criação de dois trilhos pedestres; limpeza e reflorestação de algumas áreas que o justifiquem; definir áreas de protecção de espécies de plantas em sérios riscos de extinção; construção de dois parques de merendas cada um com lotação para 200 pessoas; apostar na vigilância do Pontal recorrendo a guardas florestais permanentes; criação de um plano de desenvolvimento para o parque Ambiental são alguns dos pontos em que se baseia o projecto em questão.

A gestão e coordenação dos trabalhos deveria ficar a cargo da administração do actual Parque da Ria Formosa, com os devidos poderes e recursos necessários de modo a poder desempenhar esta tarefa.



No final do debate foi eleita a Comissão Coordenadora do Movimento de Defesa do Pontal com algumas das entidades que ainda estavam presentes. Por exemplo, Fernando Canteiro pela Megasport; Pedro Abrantes pelo Núcleo de Ambiente da UAlg; João Louzeiro pela Juventude Social Democrata de Faro; Luís Brás pela Almargem; Gonçalo Gomes pela Liga da Protecção da Natureza; Bruno Lage pela Associação Faro 1540 entre outras.

Até hoje já aderiram ao MDP as seguintes organizações Almargem; Associação Faro 1540; Bloco de Esquerda - Núcleo de Faro; Juventude Social Democrata / Faro; Moto Clube de Faro; Movimento de Defesa do Pontal; Associação de Protecção a Ecossistemas Costeiros; Núcleo de Ambiente da Universidade do Algarve, mas no decorrer da Mesa redonda juntaram-se ainda a este Movimento a Liga da Protecção da Natureza e a Megasport assim como alguns cidadãos.



As opiniões mais relevantes sobre o Movimento e o Projecto foram as seguintes, foi chamada a atenção para as questões legais que ainda se tinham de atravessar; sensibilização das Câmaras Municipais de Faro e Loulé, bem como da população passando pela mobilização das escolas levando as crianças ao Pontal organizando jogos de cariz ambiental; criação de um circuito para bicicletas mais extenso que os propostos no Projecto; a fim de manter a mobilidade sustentável criar trilhos pedestres e ciclovias para as linhas de ligação ao Pontal (evita que os utilizadores se desloquem de automóvel ao local) a partir da Estação dos Comboios e do Aeroporto; pelo sucesso que foi o passeio do dia 20 de Junho propôs-se fazer vários passeios com moldes semelhantes mas diferentes, de bicicleta, a pé e a cavalo foram algumas das sugestões; apostar na revisão constitucional devido ao problema dos terrenos serem privados enquanto outra solução poderá passar pela criação legal de uma paisagem protegida.

O Projecto poderá ser consultado em http://sites.google.com/site/defesadopontal/


Para novidades e informações sobre actividades http://defesadopontal.blogspot.com/

Contacto: defesapontal@gmail.com



As ideias e entusiasmo foram de tal ordem que ficou já marcada a próxima reunião para quarta-feira, no Pátio@bar em Faro pelas 18h no dia 1 de Julho. Todas as pessoas, entidades e empresas estão convidadas a participar no Movimento e a estarem presentes na reunião!

Imagens:

- Fotografia do Professor Universitário Patrício Serendero (Bloco de Esquerda)
- Logótipo da JSD  de Faro - Juventude Social Democrata de Faro
- Fotografia da plateia aquando da apresentação do projecto para o Pontal
- Fotografia do Fernando Grade (Almargem)
.
Redacção e Fotografia de Pedro Abrantes

quinta-feira, junho 25

Testes do VIH em escolas

O Instituto Português da juventude vai dispôr de 5 novas unidades móveis para poder efectuar mais rastreios do VIH.

Esta medida é importante, mas a polémica é a vontade de realizar testes a menores a partir dos 12 anos, garantindo a confidencialidade e sem autorização dos país, o que é uma falta ao poder paternal.

Em questão está o VIH e a sua propagação na juventude em particular, esta medida não é a melhor resposta ao problema, que em principio começa com a falta de educação sexual para a juventude, passa pela educação e relação entre pais e filhos que deve ser de confiança e por fim pelo sistema nacional de saúde.

O controlo do VIH e outras possíveis doenças na juventude podiam ser melhor conhecidos e tratados se o acompanhamento médico dos jovens fosse um ponto assente na nossa política de saúde, funcionando para todos os jovens com acompanhamento e consultas anuais junto do médico de familia e com os respectivos exames. Investia-se na prevenção e poupava-se muito em detectar precocemente possiveis problemas na saude dos jovens.

E caso seja real interesse do governo e saúde pública em dispôr de dados sobre o VIH, pode ser colocado como obrigatório o teste para ingresso nas escolas assim como é a vacinação.

O Virus da Imunodeficiencia Humana assim como outros probemas de saúde quando conhecidos têm tratamento que melhora a qualidade de vida, e embora ainda não haja cura para o VIH os tratamentos melhoram muito a vida das pessoas infectadas, além de que conhecimento seja muito importante para evitar o contagio a outras pessoas.

Mais informação sobre as novas unidades móveis:
http://saude.sapo.pt/artigos/noticias_actualidade/ver.html?id=1000756

quarta-feira, junho 24

Estado das Estradas

A JSD/FARO vem por este meio denunciar o mau estado das estradas na cidade de Faro.

Naturalmente que o problema não é de agora. O problema existe e subsiste há 4 anos, altura das últimas eleições. Depois disso, apenas foram feitos pequenos arranjos e remendos que só contribuiram para aumentar o estado degradante e calamitoso das estradas do concelho.

Com efeito, nem sequer se vislumbra necessário percorrer as estradas fora do perímetro urbano, que se encontram ainda em pior estado, para se ter uma visão da triste e negra realidade.

As imagens que se seguem mostram o panorama existente no próprio centro da cidade de Faro.



Buracos e mais buracos...







Remendos e mais remendos...





Em duas das principais artérias e entradas da cidade...




A conservação das estradas devia ser um desígnio e uma preocupação constante dos autarcas, especialmente, no tocante às estradas municipais que são da sua directa e exclusiva responsabilidade.

Quanto às estradas municipais, pese embora sejam da responsabilidade do Governo, nem assim a cor revelou ser elemento suficiente para que este promovesse a requalificação das EN'S de Faro.

Contudo, parece que o nosso ilustre autarca tem outro tipo de preocupações, como sejam a atribuição de subsídios "prementes" a diversas entidades, que legitimamente contribuem para reduzir o passivo da autarquia e promovem a boa gestão camarária...

Esperemos que com tão boa gestão, ainda sobrem uns "trocos" para retocar a imagem destas e das restantes estradas do concelho de Faro.

Isto, antes das eleições, claro está!!! Caso contrário e a bem da verdade, impor-se-á a colocação de um outdoor com a epígrafe "Não Fizemos".

Festa de Início da Pré-campanha




Um Mandato já passado e Faro continua Parado!!

A Juventude Social Democrata de Faro encontra-se indignada pelo inexistente desenvolvimento do concelho de Faro nos últimos anos.



Estamos aqui para chamar a atenção para este problema que tem assolado o concelho.



Viemos portanto colocar cartazes que demonstram isso mesmo, o descontentamento da JSD-Faro, bem como dos Farenses.

As faixas informativas da nossa indignação poderão ser visualizadas na cidade de Faro, mais propriamente na ponte pedonal por cima da Avenida Calouste Gulbenkian, perto da Escola D. Afonso III, não obstante na rotunda do Hospital, na vedação do Hospital de Faro.


Porque queremos mudar é agora a altura certa de voltar a por Faro na estrada do desenvolvimento, é altura de evolução, por estas razões vamos todos apoiar o Eng.º Macário Correia - “Faro com Macário”!!.

Imagens:

Redacção e Fotografia de Pedro Abrantes

http://jsd-faro.blogspot.com/ - Logótipo da JSD – Juventude Social Democrata de Faro

terça-feira, junho 23

Há 2000 anos...

Mesa Redonda para debater o futuro do Pontal

Esta quarta-feira, 24 de Junho, 4ª feira, terá lugar uma mesa redonda para debater o futuro do Pontal. O evento vai ser na Universidade do Algarve (UALG), no Anfiteatro 3.24, Edifício 8, FERN, Campus Gambelas, pelas 18 horas. A sessão será antecedida de uma breve apresentação do projecto (15 min.), à qual se seguirá a discussão aberta.



No final do debate será eleita a Comissão Coordenadora do Movimento de Defesa do Pontal, até hoje já aderiram ao MDP as seguintes organizações:
Almargem 
Associação Faro 1540
Bloco de Esquerda - Núcleo de Faro
Juventude Social Democrata / Faro
Moto Clube de Faro
Movimento de Defesa do Pontal

O MDP está aberto a todos os cidadãos e organizações de todos os carizes que comunguem dos seus princípios fundadores:



O Movimento de Defesa do Pontal é aberto a todos e todas os cidadãos e cidadãs, a todas as associações e organizações, partidos políticos que assumam o compromisso da defesa intransigente de valores naturais e sociais do Parque Natural da Ria Formosa, e o seu usufruto de forma aberta, regulada e sustentável.

Tendo como fim último a defesa do PNRF e dos seus valores, o MDP propõe que o Pontal constitua um exemplo a seguir no modelo de gestão do PNRF a saber; defesa do ecossistema lagunar lutar conta a situação de abandono a que o PNRF tem vindo a sofrer criar áreas compatíveis com a fruição pelas populações dos espaços naturais, sempre que tal seja ambientalmente sustentável. Criar um espaço digno para usufruto e educação ambiental das populações, associações e movimentos dos concelhos de Faro e Loulé, bem como de todos os que nos visitam.

A plataforma considera que a melhor maneira de defender o parque é pela via de propostas concretas que representem benefício para as populações da região, especialmente de Faro e Loulé.



Pelo que renovamos o nosso apelo à participação de todas e todos cidadãs e cidadãos dos concelhos de Faro e Loulé, e a todas as organizações que comunguem destes princípios a aderirem e trabalharem no MDP.

Fontes MDP – Movimento de Defesa do Pontal

http://defesadopontal.blogspot.com/

Imagens:

Fotografia de Pedro Abrantes

http://jsd-faro.blogspot.com/ - Logótipo da JSD - Juventude Social Democrata

Macário apresentou coligação de cinco partidos e movimentos

O cabeça de lista do PSD à Câmara de Faro apresentou a coligação à direita com vários partidos na corrida autárquica que se avizinha. PSD/CDS/MPT/PPM e uma novidade, ainda o Movimento Independente do Montenegro (MIM).



Macário Correia fez apresentação oficial da coligação esta segunda-feira, no Hotel EVA em Faro, com a presença de responsáveis dos vários partidos e movimentos. Já era conhecida a coligação, à excepção da entrada de última hora do MIM.

O CDS foi representado na ocasião por Adriano Guerra. O Movimento Partido da Terra por Paulo Dias. O Partido Popular Monárquico por Mário Lázaro. E o MIM, movimento oriundo da freguesia farense do Montenegro, por João Amaro. Na cerimónia não foram ainda adiantados os nomes que compõem a lista. Macário Correia disse que a lista será conhecida no próximo dia 29 de Junho.



A candidatura tinha um nome para as acções de pré campanha que era: “Refazer de Faro uma Capital”. Agora, no quadro da nova coligação foi já escolhido o nome para constar nos boletins de voto, e que é: “Faro com Macário”.

Na declaração da tarde o candidato salientou que quando em Fevereiro último declarou a sua candidatura, não estava prevista a coligação, mas que disse na altura “que seriam bem-vindos todos aqueles que comungando dos mesmos objectivos e ideias similares se juntassem a nós”.

Disse de seguida que o PSD dialogou nos últimos meses com CSD/PP, com o MPT e com o PPM, “sendo considerado conveniente para todos, mas sobretudo para Faro, congregar vontades com vista a tirar a cidade e o concelho do marasmo sentido pela população”. Mais tarde apareceu o MIM a apoiar a candidatura.



“Identificámos em Faro os mesmos problemas e desejamos as mesmas soluções, por isso, juntos queremos ter mais força para este combate com vista a fazer de Faro uma dinâmica capital regional”, declarou.

O candidato salientou que a coligação deseja “resolver os graves problemas a quem a Câmara Municipal e as suas empresas, de modo irresponsável, devem cerca de 40 milhões de euros em facturação vencida, em alguns casos com 3-4 anos de atraso”.

“Estamos unidos com uma única determinação: devolver a credibilidade à gestão da Câmara Municipal, garantir infra-estruturas no concelho e restituir aos farenses orgulho e ânimo”, rematou.



O Eng.º Macário Correia referiu ainda por diversas vezes a sua vontade e disponibilidade de um frente a frente com o actual Presidente da Câmara de Faro José Apolinário, mas tal tem sido impossibilitado por parte da oposição. A JSD esteve presente a apoiar com entusiasmo mais uma iniciativa do novo candidato do PSD à Câmara Municipal de Faro - escreveu Pedro Abrantes.

Fontes: Região Sul

http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=95497

Imagens:

Fotografia de Pedro Abrantes

Visita guiada à Mata do Pontal relança o MDP

O MDP - Movimento de Defesa do Pontal composto por entidades directamente relacionadas tanto com o Ambiente como com a Política, organizou na manhã do dia 20 de Junho uma visita guiada à Mata do Pontal, relançando este Movimento, assumindo “o compromisso de defesa intransigente dos valores naturais e sociais do Parque Natural da Ria Formosa” com o intuito de chamar a atenção para o Pontal que se encontra em risco devido a “uma legislação permissiva, baseada em Projectos de Interesse Nacional (PIN)”.


Tratou-se inicialmente duma iniciativa do Bloco de Esquerda – Núcleo de Faro, à qual se juntaram a Almargem, Juventude Social Democrata / Faro, Moto Clube de Faro, o Núcleo de Ambiente da Universidade do Algarve e a Associação Faro 1540 recentemente criada.



Contando com um dia quente, o grupo de cerca de 50 pessoas não se fez rogado e deu por bem empregue o esforço necessário para vencer um belíssimo e rico percurso congeminado pelo Pontal, sempre com boa disposição e especial interesse nos discursos do orador Eng.º Luís Brás da Almargem, entendido na matéria.



O passeio contou com a presença do Eng.º Macário Correia candidato à Câmara Municipal de Faro, bem como João Santos Presidente da Almargem, os professores da Universidade do Algarve Patrício Serendero, João Brandão e José Moreira em representação do Bloco de Esquerda - Faro, um militante do Partido Comunista contando também com a presença do Namb e Juventude Social Democrata – Faro, não obstante os jornalistas Vítor Ruivo e Bruno Pires dos jornais algarvios Região Sul e Algarve123 respectivamente.



Foram avistados diversos camaleões, uma espécie protegida e em vias de extinção sendo um crime a sua recolha, trata-se de animais que não se adaptam em cativeiro e acabam por morrer. Outra espécie nas mesmas condições e observada neste passeio é a Tuberaria major também sofrendo um elevado risco de extinção, com um área de ocorrência muito limitada e descontínua. Poderá ser encontrada numa área actualmente reduzida a pequenos núcleos. A nível mundial 90% desta população encontra-se no Pontal. Uma árvore típica é o Sobreiro, verificando-se a presença de alguns indivíduos com várias centenas de anos. Observou-se obras como uma ponte com aproximadamente 100 anos e um forno de cal.



O lixo foi uma constante acompanhando-nos ao longo de todo o trajecto, por este motivo a organização tratou de “armar” os participantes com sacos de plástico para recolha dos resíduos.


Esta visita marcou o início da recolha de assinaturas para o abaixo-assinado apelando à defesa do PNRF e a sua devolução à população, recuperando-se o espaço natural do Pontal. Recolhidas as assinaturas, o documento será entregue nas Câmaras Municipais de Faro e Loulé, sendo o orador do passeio o primeiro a dar o exemplo prontificando-se a assinar o abaixo assinado.

Para mais informações sobre o Movimento:

http://defesadopontal.blogspot.com/

Redacção e Fotografia de Pedro Abrantes

quarta-feira, junho 17

Visita Guiada à Mata do Pontal


No próximo sábado dia 20 de Junho, terá lugar uma visita guiada à Mata do Pontal.
A visita sairá da porta norte do Campus de Gambelas da Universidade do Algarve às 9h30.

Durante a visita iremos não apenas observar o estado de degradação em que a mata se encontra, mas guiados por especialistas em Geologia e em Ciências do Ambiente, vamos também poder conhecer os valores naturais que a Mata guarda. Tais como formações geológicas, povoamentos vegetais e espécies endémicas, bem como a Avifauna se a sorte nos ajudar.

Para participar na visita apenas é necessário:
Calçado cómodo para caminhar.
Chapéu e protetor solar
Água
Podes ainda trazer:
Um saco de plástico forte para recolher algum do lixo com que nos iremos cruzar.
Máquina Fotográfica e Binóculos.

Com as fotos tiradas iremos fazer um albúm on-line, e será concedido um prémio simbólico à melhor foto.

O trajeto e duração do passeio é adequado para participantes dos 7 aos 77 anos.

A JSD/faro apoia esta actividade e o movimento de defesa do Pontal.

Fontes Gulbenkian

Gostaria de deixar aqui um artigo de opinião que evidencia a expressão: "Quando a realidade ultrapassa qualquer tipo teoria ou ficcção".



A Urbanização Calouste Gulbenkian é sem dúvida um projecto urbano moderno e bem realizado.



Os prédios são facilmente acessíveis a pessoas com problemas de mobilidade, têm áreas verdes à volta, um campo de jogos comunitário e até um parque infantil.



Por outro lado, as minorias étnicas da vizinhança também gostam muito de algumas das características da nova urbanização.



Uma valência que tem atraído bastante as atenções dos vizinhos de etnia cigana (esta palavra deve ser lida sem conotações pejurativas, pois não é um adjectivo, mas sim um substantivo comum) são os bebedouros/ fontes/ ou simplesmente torneiras colocadas ao redor da urbanização.


É que o sucesso é tal, que estes vizinhos trazem consigo os seus simpáticos animais de estimação.


Infelizmente, estes nem sempre estão domesticados. E às vezes deixam umas prendas desagradáveis no passeio...

Mas se esquecermos o mau-cheiro e o aspecto inerente, tudo isto é natural, biodegradável e acaba por desaparecer com o tempo, portanto.



Por outro lado, os vizinhos étnicos, para além do livre e gratuito uso dos bebedouros, também reclamam para si outro direito - ESTACIONAR as carroças onde bem quiserem e entenderem, nomeadamente em cima da relva.



E não gostam de ser incomodados enquanto se abastecem livremente de água.

É o que se chama um "choque cultural" - que deve ser evitado sempre que uma das partes envolvidas é conhecida por ser violenta e faz-se acompanhar de armas brancas e de fogo

(nesta fotos apanhámos uma senhora armada com um carrinho de bebé de grosso calibre semi-automático com mira telescópica e lança-rockets, a ameaçar arremessá-lo à cabeça de um dos vizinhos étnicos)...



Por outro lado, esta comunidade tem fortes laços familiares.

Aqui vemos a matriarca, acompanhada pela família, a dirigir-se às operações de abastecimento de água.



Cerca de 500 litros de água, cortesia da FAGAR, com os cumprimentos da Câmara Municipal de Faro (um grande bem-haja).




Nesta imagem vemos um excelente exemplo de utilização ecológica da iluminação pública.

O poste também serve para amarrar burros e cavalos, que aqui podem até, comer a relva.



Ora venham daí mais animais, há água e relva em abundância para todos!



E se por acaso os animais estiverem distantes, os vizinhos étnicos dispõem de tecnologia à medida (literalmente) das necessidades - uma carroça cisterna pronta para levar água fresca e potável para os bichos, onde quer que eles estejam.



É um trabalho pesado, mas alguém tem que o fazer.



Aqui em casa, somos dois adultos e um bebé. Pagamos cerca de 17€ mensais de água à FAGAR. Hum, acho que vou arranjar uma dessas cisternas para o meu carro (que não é tão amigo do ambiente mas tem a vantagem de não comer a relva).



E assim acabamos a visita à Fonte Gulbenkian.

Se por acaso você for um cavalo, mula ou burro, se tiver um em casa, qualquer que seja a sua etnia, e hábitos alimentares, seja sempre bem-vindo e sirva-se à vontade nas Fontes Gulbenkian!