segunda-feira, setembro 4

Faro - “Lixeira a Céu Aberto”

Antes demais queria tocar num assunto que a todos nos toca: Limpeza Pública. Este tipo de serviço que deveria ser uma das prioridades da Câmara Municipal anda esquecido. A limpeza e lavagem de ruas, e claro, a colocação de caixotes de lixo e ecopontos. Neste artigo irei só focalizar casos caricatos de depósitos de lixo.

Vou começar com esta pergunta: O que é o lixo?...Lixo é todo e qualquer resíduo proveniente das actividades humanas ou gerado pela natureza em aglomerações urbanas. Normalmente, é definido como aquilo que ninguém quer. Porém, precisamos reciclar este conceito, deixando de vêr como uma coisa suja e inútil em sua totalidade. Grande parte dos materiais que vão para o lixo podem (e deveriam) ser reciclados.

A produção de lixo vem aumentando assustadoramente. Visando uma melhoria da qualidade de vida actual e para que haja condições ambientais favoráveis à vida das futuras gerações, faz-se necessário o desenvolvimento de uma consciência ambientalista. Ora isto é um conceito muito bonito. Olhando para a realidade da nossa cidade de Faro, nos deparamos com autenticos desfiles de “caixotes de lixo”, dispostos sem qualquer ordenamento e limpeza. A limpeza de uma cidade pode ser feita de diversas maneiras: lavagem de ruas, aspiração de ruas, limpezas de jardins e claro os nossos caixotes de lixo. Numa altura em que cada vez mais se produz mais lixo é de lamentar que o actual executivo da Câmara ainda não se tenha debruçado sobre esta polémica. Basta dar uma voltinha pelas ruas da cidade para se observar a autêntica lixeira em que nos encontramos.

Desfile

É de notar também que em alguns muitos casos se encontre desfiles de caixotes de lixo, sitios onde existem 5, 6 ou mesmo mais unidades destas. Mas afinal que imagem que esta cidade tem? É ilusão de nossa parte de que esta cidade não tenha por onde crescer mais. Isto é pura mentira. Esta cidade irá continuar a crescer; agora é importante que cresça preservando a qualidade de vida dos cidadãos. Coisa que parece que anda esquecida. A única preocupação é a habitação, só interessa construir e construir mais prédios sem qualquer planeamento de espaços verdes e estacionamento e arruamentos. Mas isto é para outro artigo. Os locais onde se coloca o lixo, para posterior recolha, devem ser dignos de limpeza e ordenamento.

Desfile

Um bom exemplo desta requalificação seria retirar os actuais caixotes e colocar os caixotes subterrâneos, como já existe em alguns poucos casos. É necessário mais e mais e mais caixotes subterrâneos. O mesmo posso dizer dos ecopontos, que também deveriam ser subterrâneos.
Deparando-nos com exemplos como o seguinte,

Desfile

vemos que não existem qualquer ordenamento. É uma autêntica política da “bandalheira”. Neste ultimo caso ficamos confusos com a situação, os passeios servem para a circulação de pessoas e não a colocação de caixotes de lixo. O sinal de STOP também tem o seu lugar improvisado.

Neste exemplo a seguir

Desfile

temos outra situação caricata. Um local que é ao mesmo tempo um deposito de lixo, uma W.C. publico e um dormitório. Não é que a ideia esteja errada, já que neste momento de crise quase que vale tudo para poupar. Deixemo-nos de absurdos, com é possível num local da cidade fortemente frequentada quer por cidadãos quer por turistas possa existir uma situação destas?! Não está só em causa o lixo mas o potencial propagação de doenças…

Desfile

Neste ultimo exemplo não é só a aspecto mas tambem o intenso cheiro numa das ruas muito conhecidas da noite farense.
Poderia continuar a encher este tópico com mais e mais exemplos mas para quem ainda não viu ou não tem conhecimento, estou convidando todos a “dar uma voltinha” pela cidade.
Senhor Presidente da Câmara, não acha que já chega de Lixo?!

6 comentários:

Bruno Lage disse...

Muito bem!

Nuno Rio disse...

gostei!

Anónimo disse...

porcos

Anónimo disse...

O WC público foi ontem selado, com uma parede de tijolo e cimento.

Lá fizeram alguma coisa...

Anónimo disse...

nao esqueçer que os caixotes permaneçem e o LIXO permanece ha muitos anos, só este ano se lembraram dele??

Anónimo disse...

o maior lixo é aquele que esta a apodrecer na Camara de Faro!

... a limpeza deve começar já!