segunda-feira, outubro 16

BALANÇO DO 1º ANO DE MANDATO DO EXECUTIVO SOCIALISTA

A poucos dias de se completar o primeiro ano de mandato do executivo socialista, liderado pelo Dr. José Apolinário, na Câmara Municipal de Faro, efectuou-se um balanço do trabalho e gestão do autarca e sua equipa.

O Dr. José Apolinário durante a campanha eleitoral referia-se com frequência à necessidade de Faro “assumir a dimensão nacional e europeia adequada à capital da região do Algarve” considerando que o seu programa eleitoral constituía “um contrato de confiança com os cidadãos de todo o concelho”, apresentando “a sufrágio um projecto de Futuro com mais Justiça e Solidariedade Social, Progresso e Inovação Económica e a afirmação da nossa capital no contexto ibérico” e que Faro ia “de novo liderar na Cultura, no Ambiente e Qualidade de Vida, no Desenvolvimento Económico, nas Políticas Sociais, no Desporto”.

Perante o que foi afirmado durante a campanha eleitoral, contrapondo com este primeiro ano de mandato, temos de olhar com bastante apreensão para o futuro de Faro, pois para além de verificar que a Câmara está parada, não se vislumbra novos projectos, ideias, nem acções para a modernização e desenvolvimento da capital do Algarve, vendo o Sr. Presidente da Câmara a refugiar-se em entrevistas e comunicados lamentando a herança financeira que “herdou” e afirmando que não pode lançar novas obras nem projectos uma vez que a Câmara Municipal está asfixiada com o seu endividamento.

Mas afinal de contas o Sr. Presidente e sua equipa não tinham conhecimento da situação financeira da Câmara Municipal? Então andou a apresentar um rol de promessas junto da população farense sem saber se tinha a capacidade ou não de as cumprir? Mais caricata se torna esta situação quando todos sabem que os problemas financeiros vêm já do anterior executivo socialista liderado na altura pelo Sr. Luís Coelho, sendo inclusive publico desde o mandato do Dr. José Vitorino as graves condições financeiras com que a Câmara se deparava.

Esperando que estas afirmações do Sr. Presidente da Câmara não sejam desculpas de “mau pagador” e atento ao “esquecimento” a que as promessas eleitorais foram votadas, relembro para o facto do Mercado Municipal permanecer ainda em obras, quando foi prometido que o mesmo estaria pronto passado 2 meses após as eleições. Passado um ano e após sucessivos anúncios para datas de inauguração, o Mercado continua por abrir as portas, sem se saber ao certo qual a data prevista para o seu inicio de actividade.

No seu Manifesto Eleitoral, o partido socialista pretendia criar factores de atracção para quem pretendia trazer empresas, riqueza e emprego para Faro. Até agora não se vislumbrou medidas concretas para que isso acontecesse, como o caso da prometida Feira anual do emprego, a criação do gabinete de apoio ao empresário e investidor, a preparação real e efectiva de projectos de parques empresariais próximos da cidade e o desenvolvimento do sector do turismo. De qualquer forma, como é possível cumprir este desiderato quando o executivo socialista tentou lançar para o ano 2006, mas que felizmente foi travada por toda a oposição na última Assembleia Municipal, a taxa de derrama sobre as empresas do concelho no valor de 10% do seu IRC? É assim que se pretende revitalizar o débil tecido empresarial farense? Esta missão ainda se torna mais difícil, quando os concelhos limítrofes mais próximos como Olhão, Loulé, São Brás e Albufeira não cobram este tipo de taxa, sendo notória a fixação de empresas nestes concelhos por vários empresários farenses.

Também questiono o executivo socialista, sobre algumas promessas eleitorais consideradas de prioridade máxima, como por exemplo a implementação da Agenda Local XXI, a execução do Plano Municipal de Ambiente e o lançamento dos estudos para que Faro tenha um Parque de Lazer. É depois do Plano Director Municipal de Faro (PDM) aprovado que estes projectos vão ser formulados?

Mas infelizmente, o rol de promessas por cumprir de prioridade máxima continua. Destas há que destacar a não retoma das Farensíadas que foram tão amplamente divulgadas no programa eleitoral e o prometido reforço e melhoramento da limpeza urbana na cidade, que para além de não se ter concretizado, hoje em dia assiste-se a uma degradação do estado de higiene e limpeza das artérias da cidade e dos contentores de recolha do lixo, para além de se verificar o total abandono dos WC´s caninos espalhados um pouco por toda a cidade.

Muito mais se poderia escrever, mas vou ficar por aqui. Vamos ver, para o bem de Faro, se o 2º ano corre melhor...

1 comentário:

Nuno Antunes disse...

Muito Bem...Muito Bem...Muito Bem...Muito Bem...Muito Bem...Muito Bem...Muito Bem...Muito Bem...Muito Bem...Muito Bem...Muito Bem...