sexta-feira, outubro 27

TAXA DE DERRAMA

Depois de há 15 dias atrás, a proposta de 10% para a taxa de derrama apresentada pelo executivo socialista ter sido chumbada na Assembleia Municipal por toda a oposição, a mesma foi aprovada ontem à noite com os votos favoráveis do PS e PSD, desta vez com uma percentagem de 9%.

Para a JSD/Faro, a questão da derrama é extremamente complexa. Existe aqui um indisfarçável foco de tensão, entre a importância de arrecadar receita suficiente para que o executivo possa fazer face aos compromissos assumidos e definir os seus objectivos estratégicos para o ano 2007 e a necessidade de aligeirar a carga fiscal que, penosamente, sobrecarrega os Farenses.

Reparem que, ao invés de se reformar profundamente o Estado, promovendo a sua eficiência, desburocratizando-o e atacando fontes de despesismo, optou-se por onerar de um modo significativo os contribuintes e as empresas, que já atingiram o patamar próximo de impostos suportável, empurrando-os para situações de pré-pobreza, no caso dos contribuintes individuais e na multiplicação de casos de insolvência, nos casos das empresas que provocam indesmentíveis reflexos em fenómenos como o desemprego, a escassez de investimento e a deterioração da coesão económica e social.

O Sr. Presidente da Câmara, numa recente entrevista, considerou que o chumbo da derrama na taxa máxima favorecia as grandes empresas do concelho. O Sr. Presidente sabe tão bem, como todos nós, que 95% do tecido empresarial Farense é composto por PMEs, muitas delas de rendimentos escassos, existindo a agravante dos concelhos vizinhos a Faro, não apresentarem este imposto. Aliás, em todo o Algarve apenas há 3 concelhos com este imposto: Faro (9%), Lagos (5%) e Tavira (2,5%). Assim, com esta taxa de derrama, como é possível incentivar a fixação de novas empresas, que geram riqueza, que geram trabalho e que geram investimento no nosso concelho?

O que o Sr. Presidente deveria dizer é que a finalidade de impor uma taxa de derrama de 9% resulta da Lei das Finanças Locais que lhe retira espaço de manobra orçamental porque Faro perde 5% das transferências dos fundos municipais atribuídos pelo Estado e o Sr. Presidente não sabe onde os vai buscar.

Neste sentido, a JSD/Faro apesar de reconhecer as dificuldades financeiras da Câmara, também considera que não é correcto, nem justo que seja o débil tecido empresarial farense a pagar pelos desmandos do Governo e a ser castigado pela má gestão e pelo desgoverno a que esta cidade tem sido submetida, considerando que é mais importante ter um tecido empresarial pujante, onde a taxa de investimento e de criação de emprego sejam uma realidade.

Assim, esta Comissão Política, considera que teria sido muito mais vantajoso ter aprovado uma taxa de derrama entre os 6 a 5%, como aliás foi sugerido pela oposição na penúltima Assembleia Municipal, aquando do chumbo da proposta de 10% (taxa máxima permitida por lei) apresentada pelo actual executivo.

6 comentários:

Anónimo disse...

Está tudo muito bem, mas isto é tudo uma mamagem. Acho que existe aqui, parceria entre o PSD e o PS.

Nuno Antunes disse...

Caro Amigo Bruno Lage


Está tudo muito bem, mas isto não parece nada bom. Mas afinal o que anda o PSD a fazer?!...Não foi capaz de (quando tem poder para isso) de travar esta palhaçada. Mas afinal qual é a diferença de 10% ou de 9%?!... Isto é só para dizer que o actual executivo socialista desceu a taxa de derrama. E o PSD ajuda!!!!.... Não entendo. Uma medida talvez influenciasse o cidadão e as empresas no concelho de Faro, seria uma mudança da taxa para metade, isto é, 5%. Seria uma medida justa, visto que até agora, e já lá vai um ano, este executivo ainda não fez nada. Rigorosamente nada. Mas afinal o que andam estes senhores a fazer?!...possivelmente a gastar o dinheiro dos Farenses. Mas em quê?!... Estamos aqui a falar de alguns milhões de euros, alguém me sabe explicar (“…como se eu fosse muito burro.”)?!!!...ser taxado a 10% ou a 9% praticamente é a mesma coisa. Estes políticos não prestam. Têm de ser corridos. Nesta questão acho que apesar de não estar na Assembleia Municipal só houve um elemento que ontem fez politica a sério…Parabéns Lage.

Nuno Antunes disse...

Só quero acrescentar essa questão que agora anda no ar, da nova lei das finanças locais, e á referência de que a taxa de derrama tinha de ser taxada devido ao corte de financiamento camarário; agora é que todos nós vamos ver quem são os bons gestores!!!....porque com dinheiro toda a gente sabe governar…se o dinheiro não chega basta chorar. Isto mais parece uma mesada. É o fim. Estes senhores da câmara não sabem é gerir. Já estou a ver o que se irá disser daqui a 3 anos: “não podemos cumprir as nossas promessas, porque o governo não ajudou”, ainda que tenha sido motivo de voto o facto de que o mesmo partido que está no governo também é o que está na câmara de Faro. O importante é culpar alguém. É uma vergonha. Não dá para entender. Esta é para o executivo camarário: como é que os senhores explicam que as maiores fortunas do mundo, tenham sido conseguidas por gente sem dinheiro?!...eu explicam: eles eram inteligente e visionários.

Anónimo disse...

O Ramos e o David Santos venderam o psd ...agora atenção vamos ver o k recebem em troca.

Anónimo disse...

lage és a unica opsicao em faro. tu e a cdu

Anónimo disse...

GRANDES XUPISTAS!