segunda-feira, fevereiro 5

ACÇÃO DE FORMAÇÃO EM FARO

A JSD organizou no passado sábado, em Faro, uma Acção de Formação em Fundamentos da Social Democracia e em Marketing Político, onde rapidamente preencheu as inscrições disponiveis para esta iniciativa.

Pedro Rodrigues, actual Vice-Presidente da Comissão Política Nacional da JSD, foi o orador dos dois módulos.

No primeiro módulo, Pedro Rodrigues referiu como nota introdutória, que o programa de um partido constitui uma plataforma de entendimento sobre matérias essenciais que se prendem com a nossa vida colectiva. Assim, o programa deverá ser claro e traduzir o posicionamento ideológico do partido face às questões centrais que se colocam na sociedade.


Neste sentido, um programa de partido deverá ser um documento prospectivo, antecipando problemas e consequentemente antecipando as suas soluções, devendo também responder a novos desafios e necessidades.


Foi referido que o PSD é um partido social democrata, reformista, personalista e interclassista, sendo um partido do centro político, onde numa escala de avaliação de 1 a 10, (onde o 1 representa a esquerda e o 10 a direita), o PSD está localizado entre o 5 e 6.


Os grandes pilares do PSD assentam-se sobretudo nos seguintes pontos:
. Defesa da Liberdade e da Democracia representativa;
. A liberdade individual e a igualdade de oportunidades;
. Solidariedade e a Justiça Social;
. A subordinação dos interesses particulares aos interesses colectivos;
. A predominância do poder político sobre outras formas de poderes, nomeadamente o económico;
. Um partido não confessional;
. Aposta no reconhecimento e no mérito.


No segundo módulo, Pedro Rodrigues, apresentou alguns exemplos de boas e más campanhas eleitorais e sugeriu algumas medidas que devem-se adoptar para cativar potenciais eleitores no decorrer das campanhas eleitorais.


Pedro Rodrigues mostrando alguns vídeos exemplificativos, mostrou que, muitas vezes, pior que perder uma oportunidade para comunicar só perder uma oportunidade de estar calado, sendo por isso essencial pensar no que vamos dizer, evitar utilizar vocabulário que não dominamos e que é muito importante sermos autenticos.


A JSD/Faro no final da Acção de Formação considerou que este tipo de actividades são fundamentais para a melhoria da formação política dos seus militantes e agradeceu a disponibilidade do Pedro Rodrigues em deslocar-se a Faro para partilhar com os presentes alguns dos seus conhecimentos nestas matérias.

5 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns Bruno Lage!

Há anos que não se via nesta sede tanta gente, sobretudo malta nova.

Anónimo disse...

até gajas boas la estavam!!! JSD Faro em grande...

Anónimo disse...

Grande iniciativa recheada de riqueza política. Parabéns ao trabalho pedagógico feito à juventude social Democrática do Algarve. Agora os putos já sabem o significado das cores e do simbolo do Partido. Cuidado com a Quimica de Acasalamento em Bruxelas...Bl....

Anónimo disse...

andaram a ofereçer preservativos a quem lá fosse??

Anónimo disse...

Preservativos para quê?

Agora faz-se o Aborto, que está mais na moda!

Não havia nexessidade...