terça-feira, junho 5

Comunicado PSD/Faro

O último paragrafo do comunicado deixa-me algumas dúvidas!

PSD/Faro quer Plano de ordenamento do PNRF menos restritivo

Ria Formosa
O PSD/Faro tornou pública, esta semana, a sua posição sobre o Plano de Ordenamento do Parque Natural da Ria Formosa.
A Comissão Política da secção farense do PSD lançou um comunicado onde levantava dúvidas em relação a alguns pontos da proposta de plano de ordenamento, cujo período de discussão pública termina amanhã.Os social-democratas criticaram, desde logo, o número de áreas de protecção total que irão ser criadas no concelho de Faro, por as considerarem «claramente exageradas».Em causa está o facto de toda a zona de Sapal do concelho ter esta denominação, que apenas permite a entrada nessas áreas de investigadores científicos e de agentes da protecção civil.«Será que nos concelhos de Loulé, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António não existem ecossistemas de sapal a preservar? E de idêntica importância, no que concerne à salvaguarda de recursos e valores naturais?», questionam.Outra questão levantada pelo PSD/Faro, que vai ao encontro da posição assumida pela autarquia farense, é a dos limites de velocidade nos canais secundários da Ria Formosa.Entre eles, referência especial para o Canal do Ramalhete, por onde passa a carreira entre a Faro e a Praia de Faro. O PSD quer ver este canal classificado como principal.No mesmo documento, o PSD refere-se à Praia de Faro. No que diz respeito a este núcleo, os social-democratas querem ver diversas questões esclarecidas.Além de vários reparos de ordem técnica, ligados a incompatibilidades que detectaram na articulação com outros instrumentos de ordenamento do Território, apelaram à preservação das habitações de pescadores ai existentes.Ainda no que diz respeito às ilhas, o PSD defende que deve ser «considerada toda a área edificada» do Núcleo do Farol e que «só deverá ser permitida a alteração do uso das edificações para a promoção de equipamentos turísticos».Na Culatra, os social-democratas querem ver «a ampliação do Núcleo edificado» e também desejam que o núcleo dos Hangares seja tratado da mesma forma que os seus vizinhos.Entre outras sugestões, o PSD/FARO quer ainda que sejam criadas condições para a expansão do Campus de Gambelas da Universidade do Algarve, bem como a criação de um Núcleo de Desenvolvimento turístico no Pontal.

In Barlavento

3 comentários:

Anónimo disse...

Mas nunca pondo em causa o terreno de 350 hectares proposto pela JSD para a criação de um Parque Ambiental.

Anónimo disse...

Será este núcleo de desenvolvimento turístico o Parque Ambiental? Pergunto!

Bruno Lage disse...

Não. A área do Parque Natural da Ria Formosa prolonga-se até à linha de Caminho de Ferro(Sumol) e é entre esta linha e o Campus de Gambelas que o PSD propoe colocar o núcleo de desenvolvimento turístico.

O Parque Ambiental proposto pela JSD vai entre o Campus de Gambelas e a estrada do Aeroporto para a praia de Faro.

O que não se sabe e que me parece importante para discutir, é o que se entende por Núcleo de Desenvolvimento Turístico. Será um campo de golfe? um hotel? um aparthotel? e com quantas camas?moradias de luxo?