sexta-feira, junho 15

JSD/FARO REUNIDA COM A GOVERNADORA CIVIL DO DISTRITO DE FARO

Depois da Câmara Municipal de Faro, onde a petição foi formalmente entregue, a JSD/Faro reuniu-se ontem de manhã com a Sr.ª Governadora Civil do Distrito de Faro, Dr.ª Isilda Gomes, afim de entregar uma cópia da petição "Criação do Parque Ambiental do Pontal" , que atingiu as 4500 assinaturas.

Nestas duas audiências discutiu-se a necessidade da preservação da área do Pontal e do interesse que esta zona tem em termos ambientais e paisagisticos, contabilizando, de igual modo, o forte potencial da referida área em actividades ligadas ao turismo de natureza e a actividades de recreio e lazer, sendo referido que são centenas, as pessoas, que diariamente usufruem desta mata para a prática de actividades desportivas ou de simples descontração e convívio com a natureza.

Recorde-se que, ao longo das diversas acções de recolha de assinaturas, foram inúmeras as pessoas que consideraram que a zona do Pontal é o Grande Pulmão Verde de Faro tanto mais que a capital algarvia exibe um dos mais baixos índices de espaços verdes do país e da União Europeia, que se cifra em cerca de 1 m2 por habitante.

Para a JSD/Faro, a área do Pontal acomoda um enorme potencial turístico que se impõe aproveitar, não pela ordem do betão que o ambiciona massificar e depreciar a sua riqueza natural, mas através de um conjunto de iniciativas que visem o turismo de natureza, cultural e ambientalmente responsável, e maximizem a sua utilidade para os farenses sem empenhar a sua vitalidade e sustentabilidade geracional.

Ficou assim reforçado o objectivo da petição, que consistia em sensibilizar o executivo camarário para a criação de uma área, compreendida entre o Campus de Gambelas da Universidade do Algarve e o Aeroporto de Faro, para um Parque Ambiental.

Contudo, a JSD/Faro tem a noção que para que este projecto se torne uma realidade será fundamental a ajuda do Governo nomeadamente na aquisição de diversos terrenos privados deste local de forma a garantir uma real e eficiente gestão, preservação e protecção da elevada riqueza ambiental, patrimonial e paisagística do Pontal. Daí, a JSD/Faro ter tido a preocupação de dar conhecimento oficial desta vontade dos farenses ao Governo Civil.

3 comentários:

Nuno Antunes disse...

Curioso desta mini-tornée, foi o facto de que a reunião com o Bloco de Esquerda foi a mais encrispada. Ainda esta malta é toda "ambientalista" mas quando aparece uma proposta concreta...sem comentarios. Vamos ver se é desta que a questão do Pontal fica arrumada.

Anónimo disse...

Mais uma vez estão de parabéns!

Contudo, não deixa de ser curioso verificar o "silêncio" de alguns jornais regionais sobre estes mesmos temas (e outros), sobretudo quando jornais nacionais publicam noticias sobre esta petição e sobre a moção da Regionalização apresentada no Congresso da JSD.

Anónimo disse...

Enquanto municipe de Faro congratulo-me por esta iniciativa que poderá ser importante para o inicio de um dificil combate em nome do Pontal.
É de lamentar que o acttual executico autarquico esteja mais uma vez do lado dos interesses imobiliarios, esqueçendo que a zona do Pontal é essencial á qualidade de vida dos farenses que cada vez menos tem poucos espaçõs verdes onde praticar desporto. Alías seria bem mais interessante que este executivo em vez de abrir as portas aos negocios dos Boys do costume tivesse a vontade e capacidade para desenvolver um projecto no Pontal que beneficiasse todos os municipes e nao apenas uns quantos!