terça-feira, junho 19

JSD/FARO COLOCA NOVAS FAIXAS EM FARO

Estas faixas foram acompanhadas pela distribuição dos comunicados de rua da JSD/Faro, com o título "VAMOS FAZER DO PONTAL, O NOSSO PARQUE AMBIENTAL", que seguidamente se transcreve.

A JSD/Faro nos últimos meses promoveu uma petição que visa a criação de um Parque Ambiental no Pontal, nos terrenos compreendidos entre o Campus de Gambelas e o Aeroporto.

Na passada semana, a JSD/Faro entregou junto do Presidente da Câmara Municipal de Faro a referida petição subscrita por 4.500 pessoas, sendo um dos maiores abaixos-assinados feitos neste Concelho, o que revela o interesse e a mobilização dos farenses em torno desta causa.

O Pontal, devido à grave carência de espaços verdes na cidade de Faro, (é a cidade que exibe um dos mais baixos índices de espaços verdes do país e da União Europeia), é considerado como o Grande Pulmão Verde de Faro, possuindo uma riqueza ambiental incalculável, na medida em que abriga diversas espécies únicas a nível mundial que se encontram em risco de extinção e que importa preservar.


Por outro lado, o Pontal tem um enorme potencial turístico que se impõe aproveitar, não pela ordem do betão que o ambiciona massificar e depreciar a sua riqueza natural, mas através de um conjunto de iniciativas que visem o turismo de natureza, cultural e ambientalmente responsável, e maximizem a sua utilidade para os farenses sem empenhar a sua vitalidade e sustentabilidade geracional.

Para além disso, esta zona é muito procurada para a prática desportiva e de lazer, como por exemplo para passeios pedestres, corrida, BTT, hipismo, entre outras, emergindo, assim, como um insubstituível pólo de lazer, saúde e desporto, símbolo da adopção de um estilo de vida sadio da população farense e da comunidade universitária.

Neste sentido, a JSD/Faro e os peticionários, solicitam que a Câmara Municipal de Faro transforme os terrenos anteriormente referidos num Parque Ambiental de forma a preservar e a proteger a sua elevada riqueza ambiental, patrimonial e paisagística e de modo a garantir uma melhor qualidade de vida para o cidadão.

Sem comentários: