terça-feira, outubro 9

AMEAÇA DE BOMBA EM FARO

Os escritórios do Jornal do Algarve receberam ontem de manhã uma chamada telefónica de um homem que anunciou que ia explodir uma bomba da ETA na cidade de Faro.

A ameaça surge num contexto de suspeita de que a ETA tenha uma base logística no Sul de Portugal. A descoberta de um carro de matrícula portuguesa com 130 quilos de explosivos em Ayamonte (21 de Junho) e o atentado em Durango com a fuga de etarras num carro português (24 de Agosto) adensaram essa suspeita.

De acordo com noticia avançada no jornal Correio da Manhã, a funcionária que recebeu o telefonema com a ameaça de bomba foi questionada ainda ontem de manhã nas instalações do Jornal do Algarve por agentes da PSP, por inspectores da PJ e por elementos do SIS.

A Directoria de Faro da PJ relatou, de acordo com a mesma fonte, a ocorrência à Direcção Central de Combate ao Banditismo, em Lisboa, a quem compete lidar com este tipo de ameaça e que pode mesmo já ter enviado inspectores para o Algarve. Os comandos da GNR em Faro e Portimão alertaram as patrulhas para estarem atentas a movimentações suspeitas e fizeram despistagem de potenciais alvos. Houve duas operações Stop na fronteira do Guadiana, uma de manhã e outra à tarde, mas já estavam programadas. A PSP admitiu reforço de controlo e vigilância mas não forneceu pormenores.

“O homem falava com voz serena, com a convicção de alguém que quer transmitir uma mensagem. Mas havia muito ruído de fundo e a funcionária não percebeu o local exacto, o dia e a hora”, disse ao CM Fernando Reis, director do Jornal do Algarve.

“Este telefonema não merece grande credibilidade, mas não podemos descurar. As forças de segurança colocaram no terreno os meios necessários e fizeram as diligências adequadas à situação”, disse ao CM a Governadora Civil. Isilda Gomes esclareceu que a reunião do Gabinete Coordenador de Segurança Distrital foi decidida após contacto telefónico com o ministro da Administração Interna e admitiu que “houve um aumento da vigilância”.

Sem comentários: