domingo, outubro 7

REQUALIFICAÇÃO DE ESPAÇOS DIGNOS

Muitas vezes, olha-se para o termo requalificação como sendo um termo muito complicado.

Na realidade requalificação entende-se como sendo uma reestruturação de um espaço ou de vários espaços. Quando se olha para o urbanismo de uma cidade a tendência é a criação de novos espaços, mais apartamentos, mais praças, pracetas e arruamentos. Definitavamente não se olha para o que já existe e não se efetiva planos de requalificação.

Em Faro, o que mais existe são espaços muito frequentados por pessoas e não se implementam medidas concretas de requalificação. É o marasmo que se vive nos Paços do Concelho. Reparem por exemplo no Largo de S.Pedro e a praça em frente ao Seu Café: um completo desajustamento do transito e estacionamento desenquadrado. Porque não devolver estes espaços ao cidadão?! Porque não acabar com as estradas e estradinhas desta zona, que ninguém as entende, e transformar este local numa única praça. Não será um sítio nobre?! Claro que sim.

É de realçar que o Largo do "Seu Café", sítio de referência em Faro, é um espaço que durante o dia é frequentado por pessoas mais idosas e à noite é o local de eleição para o encontro das camadas mais jovens da nossa cidade para uma noite bem passada.

Uma profunda reestruturação dos arruamentos, fechando-os ao transito e colocar os veículos a circular pelas ruas laterais a contornar este largo e com estacionamento em espinha, permitiria um espaço onde se oferece segurança e bons momentos de lazer ao cidadão. Apartir deste novo largo, poderia apostar-se na criação de mais restaurantes e cafés com grandes esplanadas aliadas a teatros ou concertos de rua, tal como se sucede em Madrid, Barcelona, Bruxelas ou Amesterdão. Garantidamente o comercio local agradece, o cidadão agradece e o visitante também.

Falta só a vontade política e o querer fazer!

Nuno Antunes

Sem comentários: