terça-feira, outubro 16

MADEIRA, A ILHA PARADISÍACA

No seguimento do intercâmbio de experiências políticas a JSD/Faro e mais alguns companheiros da JSD/Algarve visitaram de 3 a 8 de Outubro o arquipélago da Madeira.

Nesta visita, para além das actividades de cariz político foi também possível testemunhar a riqueza da vegetação destas paragens através das luxuriantes paisagens visiveis ao longo de toda a ilha.

Também é de realçar a imponência do seu relevo e a constituição geológica da ilha, sendo possivel muitas vezes colocarmo-nos acima das nuvens.

O desenvolvimento e a sua vocação para o turismo estão bem patentes numa cosmopolita capital onde impera o moderno enquadrado de forma harmoniosa pelo ambiente rústico dos tempos passados sem descurar uma luxuria de cores e texturas imposta pelos cuidados jardins.

A deslocação aos vários pontos da ilha é possivel graças a um estruturado e bem desenvolvido sistema de túneis que permite um acesso mais rápido e seguro do que as antigas estradas.

Contudo, a paisagem por estas estradas regionais é bem mais deslumbrante, com as suas escarpas abruptas para o mar onde só um povo persistente e temoroso como o povo português insistiria em desafiar a gravidade desenvolvendo nelas as suas casas e campos de cultivo.

Não se pode tamb+em esquecer a magnifica sensação de ser contemplado com cascatas naturais que arqueiam sobre a estrada ou que nela caem oferecendo um subito banho aos automobilistas mais distraídos.

A conquistado mar pelo Homem é visivel pela criação de Marinas e de praias de areia fina como aconteceu no munícipio da Calheta, sendo possível continuar a testemunhar a ansestral ligação ao mar nas cuidadas Vilas piscatórias que se encontram por toda a ilha.

É ainda de salientar a variada gastronomia da ilha de onde se destaca o bolo de caco, o bolo e as broas de mel e as famosas espetadas madeirenses. A Poncha, uma bebida típica da Madeira pode ser desfrutada nas mais diversas variantes desde a poncha tradicional à poncha de maracuja.

No cruzeiro efectuado às Ilhas Desertas (Reserva Natural) foi possível recuar no tempo até à origem da Terra, sendo visivel na geologia da ilha as várias fases que levaram à sua formação, podendo-se testemunhar a rebelia das entranhas do planeta.

O cruzeiro permitiu ainda o contacto directo com várias espécies de mamiferos marinhos, nomeadamente golfinhos, as baleias piloto que acompanharam o barco brincando na espuma das ondas ao longo de um extenso percurso, e uma colónia de Leões Marinhos preguiçosamente relaxados sobre o cascalho rolado das ilhas.

2 comentários:

Dora disse...

Olá Bruno!!!
Só hoje decidi vir ver o teu blog, e apesar de não estar ligada à política tenho de reconhecer que o teu trabalho é espectacular. Como já te disse uma vez, vê.se mesmo que tens estima e paixão pelo que fazes. Mereces todo o mérito do mundo por isso!
Os meus sincerissímos parabéns,
Dora

P.S.:Estou muito, muito contente por ti! Por favor, continua!!

Anónimo disse...

Olá,
espero que tenham gostado da vossa estadia na Madeira e do encontro com a JSD/M na Ponta Delgada, Município de São Vicente, por ocasião da iniciativa "Universidade J".

Deixo-vos aqui um convite para participarem no nosso blog ATITUDE PRÓPRIA http://atitudejota.blogspot.com/
DEIXEM O VOSSO CONTRIBUTO, COMENTÁRIOS E IDEIAS...

Vânia Jesus
Secretária Geral JSD Madeira