sábado, dezembro 15

HÁ TUBARÕES POTENCIALMENTE PERIGOSOS NA COSTA PORTUGUESA

De acordo com um artigo publicado no jornal Barlavento Online, em Portugal existem espécies potencialmente perigosas para as pessoas, como o tubarão branco, o tubarão anequim e o tubarão martelo, mas não existem relatos de ataques em águas portuguesas, nem há registo de nenhuma vítima mortal.

Segundo a mesma fonte, na Europa registaram-se nos últimos 50 anos cerca de 40 ataques de tubarões, quase todos no Mar Mediterrânico, nomeadamente em França, Grécia e Itália, e o último ataque mortal foi registado em Itália, em 1989.

Nas últimas duas décadas foi registada uma média de 60 ataques de tubarões por ano a nível mundial, que provocaram seis vítimas mortais, adiantou Rui Coelho, especialista em biologia pesqueira.

Três em cada quatro ataques (75 por cento), especificou, em todo o mundo ocorrem nos Estados Unidos, África do Sul, Austrália e Brasil.

"Apesar da fama dos ataques de tubarão, a probabilidade de uma pessoa ser atacada e morta por um tubarão é realmente baixa", principalmente ser for na costa portuguesa, realça Rui Coelho.

Sem comentários: