quarta-feira, fevereiro 28

PETIÇÃO DA JSD/FARO ULTRAPASSOU AS 2500 ASSINATURAS

A petição lançada pela JSD/Faro "Criação do Parque Ambiental do Pontal", ultrapassou hoje a barreira das 2500 assinaturas, onde 1000 são da petição disponibilizada na internet.

Esta iniciativa está a ter grande aceitação junto da população, como pode averiguar-se pela taxa de sucesso nas acções de recolha de assinaturas.

Recorde-se que Faro é a cidade do país com o menor número de espaços verdes por habitante e o Pontal é uma área situada no Parque Natural da Ria Formosa com uma das maiores taxas de Biodiversidade a nível Europeu.

Assim, para a JSD/Faro, faz todo o sentido que este espaço para além de preservado e protegido, seja disponibilizado para a população farense e seus visitantes, permitindo que estes possam desfrutar de bons momentos de recreio e lazer em contacto directo com a natureza, em detrimento do betão que ambiciona massificar esta área também designada por "Pulmão Verde de Faro".

Esta Comissão Política vai durante as próximas semanas realizar mais algumas acções de recolha de assinaturas, onde posteriormente pretenderá entregar a referida petição para apreciação junto do executivo camarário.

segunda-feira, fevereiro 26

SITE DO EURODEPUTADO CARLOS COELHO

Visita o site do Eurodeputado Carlos Coelho.

Para além de diversa informação sobre a União Europeia, podes encontrar diversos jogos que te vão ajudar a conhecer melhor a nossa Europa dos 27.


Clica em: http://www.carloscoelho.eu

sexta-feira, fevereiro 23

JSD ALERTOU E A CÂMARA LIMPOU!

Após a JSD ter alertado para e existência de uma Lixeira a Céu Aberto junto ao Bairro da Horta da Areia, várias equipas da empresa municipal FAGAR deram ontem inicio às operações de limpeza do local.

A JSD/Faro regozija-se com a celeridade do inicio das operações de remoção do lixo e entulho existente no local, lamentando contudo, que só após o alerta lançado por esta estrutura política, é que esta situação que durava há largos meses, começou a ser resolvida.

Recorde-se que, infelizmente, este, não foi um caso isolado, tendo sido removida após denúncia da Agência Lusa, à cerca de um mês atrás, uma outra lixeira junto ao Aeroporto Internacional de Faro, o que leva a questionar a forma como a política de Ambiente e Resíduos Sólidos deste Concelho está a ser aplicada.

Desta forma, a Comissão Política da JSD/Faro vai averiguar se a limpeza do local terá uma intervenção de fundo ou se vai ficar por um mero "show off" de forma a disfarçar a inoperância destes serviços.

segunda-feira, fevereiro 19

ESCÂNDALO EM FARO!

JSD alerta para Atentado Ambiental e Caso de Saúde Pública em Faro.

A Comissão Política de Secção da JSD/Faro está perplexa e indignada com o estado de desleixo, de imundice e de falta de higiene existente nos terrenos entre as casas do bairro da Horta da Areia e a estrada de acesso directo ao Caís Comercial de Faro, onde ironicamente existe uma ciclovia para que os utentes possam desfrutar de um convívio mais próximo com a Ria Formosa.


É escandaloso, que a poucas centenas de metros da baixa da capital Algarvia e em pleno século XXI, possam existir, com conhecimento das autoridades competentes (pois está à vista de todos), este estado de degradação urbanística e ambiental (que se tem agravado nos últimos meses), podendo inclusivamente considerar-se esta situação como um caso de saúde pública.

É incrível como se pode permitir numa cidade que se quer moderna e onde se pretende reforçar a sua capitalidade, a existência desta lixeira a céu aberto, digna de uma cidade terceiro mundista, a que se juntam águas paradas que misturadas com matéria putrefacta, exalam um odor pestilento e onde se pode observar inúmeras ratazanas e mosquitos.

Para agravar este cenário, e como as fotos podem facilmente comprovar, esta “estrumeira” composta por lixo e águas paradas está a escassos metros de dezenas de casas, onde para além do evidente atentado ambiental e paisagístico, coloca em risco a saúde dos seus moradores.


A JSD/Faro não se pode conformar com esta situação lastimável e exige que a Câmara Municipal de Faro e FAGAR executem medidas concretas para por fim a esta vergonhosa situação.


Fica mais uma vez registado a falta de rigor com que determinados projectos são planeados e executados, pois ao construirem a estrada foi executado um aterro nas margens da Ria Formosa, que deixou junto às casas um "vale" ligado por algumas condutas à ria, que contribui directamente para a existência das águas paradas observadas.


Ao permitir que uma situação como esta esteja à vista de todos junto das margens da laguna, a que se junta o caso denunciado há pouco mais de um mês, sobre a existência de uma Mega lixeira clandestina junto ao Aeroporto e Ria Formosa, pode-se depreender o evidente desinteresse que o actual executivo autárquico tem tido em relação ao estado do ambiente no concelho e em relação ao enorme potencial lúdico, recreativo e turístico que a Ria Formosa representa para Faro.

Será esta a cidade que foi prometida aos farenses na campanha eleitoral?




quinta-feira, fevereiro 15

ILHA DE VALE DO LOBO CHUMBADA!

De acordo com noticia avançada no jornal Correio da Manhã, a ilha Nautilus que estava projectada para ser construída a cerca de 500 metros da praia de Vale do Lobo, teve parecer negativo por parte do Ministério do Ambiente. Este investimento estava avaliado em 1,5 mil milhões de euros e incluía 700 a 1000 apartamentos e moradias, um campo de golfe e um hotel subaquático.

O projecto foi anunciado em Novembro do ano passado, por Sander Van Gelder, o homem que criou Vale do Lobo há 30 anos e o vendeu em 2006, mantendo funções não executivas na Administração.

Um dos novos administradores disse ao CM, em Janeiro, que a Ilha Nautilus era para avançar e tinha sido anunciada como útil para travar a erosão costeira.

O ministro Nunes Correia teve opinião contrária, considerando que o projecto iria agravar os problemas de erosão costeira a nascente e poente do areal em frente à ilha. Recorde-se que o Presidente da Câmara de Faro mostrou há algumas semanas fortes reservas sobre este projecto e pediu esclarecimentos ao Ministro do Ambiente.

quarta-feira, fevereiro 14

TRIBUNAL DECRETA INSOLVÊNCIA DA SAD DO FARENSE

Segundo noticia avançada no Observatório do algarve, o tribunal da Comarca de Faro decretou a insolvência da Farense Futebol SAD, decorrendo agora o prazo de 15 dias para a reclamação de créditos, embora, esta, encontre-se praticamente esvaziada, sem um único bem susceptível de ser vendido.


Já as dívidas, essas são mais que muitas. A começar pelo Fisco e pela Segurança Social. No primeiro caso, a dívida ascende a 578 mil euros, a que há ainda que somar juros de mora. No que toca ao Instituto da Segurança social, as contribuições em atraso e os juros estão contabilizados em 376 mil euros.

terça-feira, fevereiro 13

FUNDOS

O Algarve vai receber 617,8 milhões de euros em fundos comunitários no Quadro de Referência Estratégica Nacional(QREN), 2007/2013, uma perda de 736 milhões - 55 por cento - relativamente ao III Quadro Comunitário de Apoio (2000/2006), que atingiu os 1354 milhões.

O anúncio foi ontem feito por Rui Baleiras, secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, numa sessão pública que decorreu em Faro, na sede da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento do Algarve (CCDR-A).

segunda-feira, fevereiro 12

RESULTADOS DO REFERENDO

Nacional
Sim: 59,25%
Não: 40,75%
Brancos: 1,25%
Nulos: 0,68%
Abstenção: 56,39%

Algarve
Sim: 73,64%
Não: 26,36%
Brancos: 1,37%
Nulos: 0,66%
Abstenção: 61,19%

Faro
Sim: 75,71%
Não: 24,29%
Brancos: 1,32%
Nulos: 0,60%
Abstenção: 57,32%

quinta-feira, fevereiro 8

LAMENTÁVEL


De acordo com o jornal Barlavento e jornal Região Sul, o material de campanha do movimento "Algarve pela Vida", tem sido sistematicamente vandalizado e retirado.

Tal situação, em concreto, sucedeu em vários pontos de Faro, nomeadamente Gambelas, na zona da "noite farense", na rotunda do Fórum Algarve, rotunda do Liceu e rotunda do Hospital e ainda em Olhão, Quarteira, Portimão e Lagos, garante o movimento cívico.

Em Faro, inclusive, alguns dos elementos do Movimento "Algarve pela Vida", no momento em que se encontravam a colocar faixas e cartazes, foram alvo de injúrias e ameaças físicas por parte de pessoas não identificadas.

Ainda em Faro, vários cartazes que exibem um feto com 10 semanas de vida têm sido alvo de vandalização, tendo escrito por cima da imagem, a frase "Fetos estúpidos devem morrer".

A JSD/Faro perante estes actos de falta de cívismo, onde infelizmente, fica bem patenteado o total desrespeito pelas mais elementares regras e direitos democraticos, lamenta profundamente esta situação, apelando às autoridades competentes que investigem estes casos até às suas últimas consequências.

No entender desta estrutura política, que optou por não participar na campanha, é vergonhosa a forma como algumas pessoas ainda se comportam após 33 anos de democracia em Portugal, revelando um total desrespeito pelo trabalho de diversos movimentos cívicos e impedindo assim o esclarecimento de um vasto leque de eleitores, que a poucas horas do referendo ainda estão indecisos!

terça-feira, fevereiro 6

JSD/FARO CONSEGUE MAIS 12 CONJUNTOS DE ECOPONTOS PARA FARO


Como tinha sido referido no blog “Pensar Faro”, a JSD/Faro no último mês de Outubro teve a oportunidade de reivindicar através de uma moção apresentada na Assembleia Municipal de Faro (ver aqui), mais ecopontos para o concelho de Faro.

De acordo com o documento apresentado na altura, e que foi aprovado por todas as forças políticas com assento na Assembleia Municipal de Faro, considerava-se imprescindível para o interesse dos munícipes farenses e para a qualidade ambiental do concelho de Faro e da própria região, que o número de ecopontos fosse aumentado no concelho de Faro, de forma a que fosse possível alargar o número de habitantes abrangidos pela recolha selectiva, contribuindo assim para que a taxa de resíduos enviados para reciclagem aumentasse, contribuindo também para um real e efectivo desenvolvimento sustentável do concelho e da região.

Em ofício enviado pela ALGAR S.A. (empresa responsável pela Recolha Selectiva em todo o Algarve), esta empresa refere que teve em consideração a deliberação da Assembleia Municipal e que vai colocar mais 12 conjuntos de ecopontos em Faro, em locais a acordar entre a ALGAR e a FAGAR.


segunda-feira, fevereiro 5

ACÇÃO DE FORMAÇÃO EM FARO

A JSD organizou no passado sábado, em Faro, uma Acção de Formação em Fundamentos da Social Democracia e em Marketing Político, onde rapidamente preencheu as inscrições disponiveis para esta iniciativa.

Pedro Rodrigues, actual Vice-Presidente da Comissão Política Nacional da JSD, foi o orador dos dois módulos.

No primeiro módulo, Pedro Rodrigues referiu como nota introdutória, que o programa de um partido constitui uma plataforma de entendimento sobre matérias essenciais que se prendem com a nossa vida colectiva. Assim, o programa deverá ser claro e traduzir o posicionamento ideológico do partido face às questões centrais que se colocam na sociedade.


Neste sentido, um programa de partido deverá ser um documento prospectivo, antecipando problemas e consequentemente antecipando as suas soluções, devendo também responder a novos desafios e necessidades.


Foi referido que o PSD é um partido social democrata, reformista, personalista e interclassista, sendo um partido do centro político, onde numa escala de avaliação de 1 a 10, (onde o 1 representa a esquerda e o 10 a direita), o PSD está localizado entre o 5 e 6.


Os grandes pilares do PSD assentam-se sobretudo nos seguintes pontos:
. Defesa da Liberdade e da Democracia representativa;
. A liberdade individual e a igualdade de oportunidades;
. Solidariedade e a Justiça Social;
. A subordinação dos interesses particulares aos interesses colectivos;
. A predominância do poder político sobre outras formas de poderes, nomeadamente o económico;
. Um partido não confessional;
. Aposta no reconhecimento e no mérito.


No segundo módulo, Pedro Rodrigues, apresentou alguns exemplos de boas e más campanhas eleitorais e sugeriu algumas medidas que devem-se adoptar para cativar potenciais eleitores no decorrer das campanhas eleitorais.


Pedro Rodrigues mostrando alguns vídeos exemplificativos, mostrou que, muitas vezes, pior que perder uma oportunidade para comunicar só perder uma oportunidade de estar calado, sendo por isso essencial pensar no que vamos dizer, evitar utilizar vocabulário que não dominamos e que é muito importante sermos autenticos.


A JSD/Faro no final da Acção de Formação considerou que este tipo de actividades são fundamentais para a melhoria da formação política dos seus militantes e agradeceu a disponibilidade do Pedro Rodrigues em deslocar-se a Faro para partilhar com os presentes alguns dos seus conhecimentos nestas matérias.

sexta-feira, fevereiro 2

O PORTUGAL CHINÊS

Numa altura que se fala muito de globalização, economia global, não nos podemos esquecer que fomos nós os portugueses os primeiros embaixadores do fenómeno globalização, aquando da descoberta do caminho marítino para as Indias. Foi o primeiro passo para a realização de trocas comerciais com paises não vizinhos e separados por uma distância impensável na altura. Entendo tambem que somos um país sem rumo. Ninguem sabe como sera o Portugal dos portugueses daqui a 10 anos.

Já pela segunda vez, que me recorde, que se tenta negociar com a China. É verdade que este país está a tornar se uma grande potência mundial. Mas......, será que não estamos a comungar da mesma política da China. Ordenados baixos, os mais baixos da Europa, Segurança Social, o que é isso?!....horário laboral, também uns dos mais altos da Europa.

Isto é todo o que vai contra o estilo de vida de um pais francamente evoluido. Ao invés de se apostar mais e mais na formação de quadros qualificados, na restruturação de empresas, de produtos cuja a procura mundial seja elevada e de um país cada vez mais auto-sustêntavel, anda o novo governo a fazer não sei o quê!!!!...uma coisa é certa anda a promover Portugal na China com o argumento que o nosso país tem dos mais baixos ordenados da UE. Sendo nós os primeiros a contribuir para o fenomeno globalização, é triste ver Portugal ser promovido desta maneira....Não pela sua competência técnica, não pela sua produtividade, não pela sua mão de obra especializada, não pelo clima, não por um povo trabalhador, mas.......porque tem ordenados baixos!!!


Será que é este tipo de Portugal que o Governo pretende?
Nós não nos conforma-mos com este tipo de políticas! Hoje o Portugal dos portugueses é mais exigênte e tambem quemos ser rotulados como os mais produtivos e mais competitivos...assim pergunto:


Que Portugal pretende?!

quinta-feira, fevereiro 1

Será o referendo ao Aborto uma questão partidária?!

Penso que não. Já referi neste blog que o referendo ao Aborto é uma questão únicamente pessoal e indivídual. Mas o que é de lamentar, agora que começou a campanha do referendo, que o Professor Marcelo Rebelo de Sousa esteja a usar este tema para uma luta partidária.
É já conhecida a posição política do PSD sobre esta questão e entendo que o Professor, como sendo uma pessoa com bastante influência na opinião pública esteja a favor de um dos muitos movimento. Como antigo Presidente do PSD, e uma vez presidente é sempre presidente apesar de não exercer funções, deveria tomar a mesma posição do PSD. Passo a sitar "...é a favor ou contra a despenalização?...quando o que se pergunta é: é a favor ou contra a lei do PS?!...se a resposta for sim a lei passa...".
Sei que não tenho a mesma experiência de vida, nem a experiência política para confrontar o Professor, mas porque razão converter esta questão numa luta partidária e mesmo pessoal? Atendendo à já referida influência na opinião pública, não seria mais construtivo elucidar os portugueses nos mais variados pontos de vista, ao invés de influência-los para uma posição?!

Fonte: click aqui