quinta-feira, junho 28

::FARO DJ 2007:: JÁ TEM VENCEDORES!

A JSD/Faro já deliberou sobre os grandes vencedores do 1º concurso de DJ´s ::FARO DJ 2007::, tendo chegado ao seguinte resultado:


1º - SPIRITUAL FINGERS (Tavira)
2º - DJ ZARRA (Quarteira)
3º - DJ (E)X (Faro)

Menções Honrosas: DJ MOTA (Faro)

Aos premiados a JSD/Faro dá as suas felicitações. De realçar os excelentes trabalhos enviados para este concurso cuja qualidade técnica ultrapassou em muito as expectativas do Júri.

terça-feira, junho 26

JSD ALERTOU E A CÂMARA LIMPOU!

Após o alerta lançado pela JSD/Faro, onde fazia referência ao estado deplorável que algumas artérias da cidade se encontravam, a Câmara Municipal de Faro prontamente iniciou o processo de remoção das ervas e limpeza das ruas referidas por esta Comissão Política (mas atenção: quase toda a cidade está assim!!!)


Para apreciação, ficam aqui as fotos após a "desmatação" para se poderem comparar com as fotos publicadas na passada semana (3 posts mais abaixo). Como se pode observar, rapidamente estas artérias perderam a sua imagem abandonada e 3º mundista para tornarem-se urbanisticamente agradáveis e transitáveis.

A JSD/Faro apesar de ver com grande satisfação esta operação de limpeza e a sua celeridade, lamenta contudo, que só após os alertas lançados por esta estrutura política, é que estas situações deploráveis são corrigidas. Sobre esta matéria, recorda-se o alerta também lançado pela JSD/Faro sobre a lixeira a céu aberto localizada a escassos metros do bairro da Horta da Areia, onde 2 dias depois, a FAGAR iniciou o processo de limpeza.

Ficou mais uma vez provado, até pela celeridade da operação de limpeza destes 2 casos, que há meios humanos e técnicos para manter a cidade limpa e asseada, falta só dinamismo e uma coordenação eficaz.

Felizmente existe a JSD/Faro!

segunda-feira, junho 25

ASSEMBLEIA MUNICIPAL

Vai realizar-se no próximo dia 28 de Junho, (5ª feira), pelas 21H30, no Salão Nobre dos Paços do Município, uma sessão ordinária da Assembleia Municipal de Faro, com a seguinte ordem de trabalhos:

1 - Período de Intervenção destinado ao Público;
2 - Período antes da Ordem do Dia;
3 - 1ª Revisão Orçamental/2007;
4 - Discussão da situação financeira da FAGAR, EM;
5 - Pedido de reconhecimento de interesse local, para a construção de equipamento de saúde destinado à 3ª Idade, na Galvana - conceição de Faro;
6 - Fundo de Equilíbrio Financeiro (FEF) - estipulação da percentagem da transferência corrente;
7 - Informação do Sr. Presidente da Câmara sobre a actividade municipal.

sábado, junho 23

PENSAR FARO FAZ HOJE 1 ANO!

Com 213 posts e 502 comentários publicados e com 10.326 visitas registadas, o blog Pensar Faro completa hoje um ano de existência!

Nasceu com o objectivo de transmitir de uma forma simples e rápida a todos os militantes da JSD/Faro as actividades e os comunicados da sua Comissão Política.

Começou timidamente, com 8 visitas diárias, mas rapidamente foi crescendo, atingindo um ano depois uma média de quase 70 entradas diárias sendo hoje já uma referência no panorama da blogosfera farense e mesmo nacional, uma vez que é, de acordo com o blogómetro nacional, o blog de juventudes partidárias mais visto em Portugal.

Com este rápido crescimento, também os objectivos deste blog tornaram-se mais ambiciosos, procurando neste momento, ser um bom veículo da análise e da discussão da política do concelho farense (e não só), passando por vários quadrantes com especial destaque, como não poderia deixar de ser, para a gestão da autarquia.

Apesar de ser o blog da JSD/Faro, os seus administradores sempre procuraram ter uma atitude o mais isenta possível e a prova é que criticou-se sempre de forma construtiva e aplaudiu-se e elogiou-se sem qualquer tipo de reservas quando os nossos adversários políticos o mereceram. E a prova está à vista! Neste momento são muitos os cibernautas que sem estarem ligados à JSD ou ao PSD e mesmo às suas ideologias, reconhecem essa qualidade neste blog e nos seus administradores, e que visitam regularmente o Pensar Faro, procurando connosco um Concelho melhor!

Desejamos uma vida cheia de sucessos ao Pensar Faro!

sexta-feira, junho 22

FARO - A CAPITAL DO DESLEIXO!

Ao estado a que isto chegou...

Independentemente da cor partidária de cada um, a JSD/Faro acredita que os farenses não podem gostar de ver a sua cidade assim.


Todos sabemos que Faro tem carência de espaços verdes, mas tentar colmatar esta falha deixando os passeios neste estado herbáceo, não nos parece que seja a melhor política.

Porque motivo o Sr. Vereador responsável por este pelouro não toma as diligências necessárias para proceder a uma correcta e eficiente limpeza das ruas da cidade? Não é, afinal de contas, uma das suas competências?

terça-feira, junho 19

JSD/FARO COLOCA NOVAS FAIXAS EM FARO

Estas faixas foram acompanhadas pela distribuição dos comunicados de rua da JSD/Faro, com o título "VAMOS FAZER DO PONTAL, O NOSSO PARQUE AMBIENTAL", que seguidamente se transcreve.

A JSD/Faro nos últimos meses promoveu uma petição que visa a criação de um Parque Ambiental no Pontal, nos terrenos compreendidos entre o Campus de Gambelas e o Aeroporto.

Na passada semana, a JSD/Faro entregou junto do Presidente da Câmara Municipal de Faro a referida petição subscrita por 4.500 pessoas, sendo um dos maiores abaixos-assinados feitos neste Concelho, o que revela o interesse e a mobilização dos farenses em torno desta causa.

O Pontal, devido à grave carência de espaços verdes na cidade de Faro, (é a cidade que exibe um dos mais baixos índices de espaços verdes do país e da União Europeia), é considerado como o Grande Pulmão Verde de Faro, possuindo uma riqueza ambiental incalculável, na medida em que abriga diversas espécies únicas a nível mundial que se encontram em risco de extinção e que importa preservar.


Por outro lado, o Pontal tem um enorme potencial turístico que se impõe aproveitar, não pela ordem do betão que o ambiciona massificar e depreciar a sua riqueza natural, mas através de um conjunto de iniciativas que visem o turismo de natureza, cultural e ambientalmente responsável, e maximizem a sua utilidade para os farenses sem empenhar a sua vitalidade e sustentabilidade geracional.

Para além disso, esta zona é muito procurada para a prática desportiva e de lazer, como por exemplo para passeios pedestres, corrida, BTT, hipismo, entre outras, emergindo, assim, como um insubstituível pólo de lazer, saúde e desporto, símbolo da adopção de um estilo de vida sadio da população farense e da comunidade universitária.

Neste sentido, a JSD/Faro e os peticionários, solicitam que a Câmara Municipal de Faro transforme os terrenos anteriormente referidos num Parque Ambiental de forma a preservar e a proteger a sua elevada riqueza ambiental, patrimonial e paisagística e de modo a garantir uma melhor qualidade de vida para o cidadão.

segunda-feira, junho 18

10.000 VISITAS!

O blog Pensar Faro, com quase um ano de existência, atingiu hoje as 10.000 visitas estando, de acordo com o blogómetro nacional, entre os 400 blogs mais vistos diariamente, continuando a ser o blog de juventudes partidárias mais lido em Portugal.

É de realçar que este blog, desde a sua fundação, tem aumentado todos os meses o número de visitantes, estando neste momento com um número bastante superior a 1000 visitas mensais.

A JSD/Faro agradece a vossa visita, esperando que continuem a ser leitores assíduos e interessados do PENSAR FARO.

Muito obrigado!

domingo, junho 17

JSD FARO A INOVAR...


...MAIS UMA VEZ!!!

A JSD FARO disponibiliza a partir de hoje uma barra de tarefas para o teu browser. Assim deste modo, podes ficar a saber as Ultimas da tua JSD ou os proximos eventos ou o estado do tempo na tua região ou ouvir musica, enquanto navegas pelas Internet. Esperamos que te divirtas, como nós. Sujestões, como já é normal, são bem vindas. Podes instalar a partir daqui ( e clica no Download Toolbar ) ou então na secção MULTIMEDIA.

sexta-feira, junho 15

JSD/FARO REUNIDA COM A GOVERNADORA CIVIL DO DISTRITO DE FARO

Depois da Câmara Municipal de Faro, onde a petição foi formalmente entregue, a JSD/Faro reuniu-se ontem de manhã com a Sr.ª Governadora Civil do Distrito de Faro, Dr.ª Isilda Gomes, afim de entregar uma cópia da petição "Criação do Parque Ambiental do Pontal" , que atingiu as 4500 assinaturas.

Nestas duas audiências discutiu-se a necessidade da preservação da área do Pontal e do interesse que esta zona tem em termos ambientais e paisagisticos, contabilizando, de igual modo, o forte potencial da referida área em actividades ligadas ao turismo de natureza e a actividades de recreio e lazer, sendo referido que são centenas, as pessoas, que diariamente usufruem desta mata para a prática de actividades desportivas ou de simples descontração e convívio com a natureza.

Recorde-se que, ao longo das diversas acções de recolha de assinaturas, foram inúmeras as pessoas que consideraram que a zona do Pontal é o Grande Pulmão Verde de Faro tanto mais que a capital algarvia exibe um dos mais baixos índices de espaços verdes do país e da União Europeia, que se cifra em cerca de 1 m2 por habitante.

Para a JSD/Faro, a área do Pontal acomoda um enorme potencial turístico que se impõe aproveitar, não pela ordem do betão que o ambiciona massificar e depreciar a sua riqueza natural, mas através de um conjunto de iniciativas que visem o turismo de natureza, cultural e ambientalmente responsável, e maximizem a sua utilidade para os farenses sem empenhar a sua vitalidade e sustentabilidade geracional.

Ficou assim reforçado o objectivo da petição, que consistia em sensibilizar o executivo camarário para a criação de uma área, compreendida entre o Campus de Gambelas da Universidade do Algarve e o Aeroporto de Faro, para um Parque Ambiental.

Contudo, a JSD/Faro tem a noção que para que este projecto se torne uma realidade será fundamental a ajuda do Governo nomeadamente na aquisição de diversos terrenos privados deste local de forma a garantir uma real e eficiente gestão, preservação e protecção da elevada riqueza ambiental, patrimonial e paisagística do Pontal. Daí, a JSD/Faro ter tido a preocupação de dar conhecimento oficial desta vontade dos farenses ao Governo Civil.

quinta-feira, junho 14

FINALMENTE FOI ENTREGUE!

Depois de na passada semana a audiência da JSD/Faro com o presidente da Câmara de Faro ter sido cancelada por motivos de agenda deste último, ontem, por volta das 19 horas, uma delegação da JSD/Faro dirigiu-se às instalações da Câmara Municipal de Faro, onde teve a oportunidade de reunir-se com o presidente da Câmara Municipal, Dr. José Apolinário, e com o Vereador João Marques, entregando formalmente a petição "Criação do Parque Ambiental do Pontal", subscrita por 4500 pessoas.

Nesta reunião de aproximadamente 1 hora, discutiu-se a necessidade da preservação da área do Pontal e do interesse que esta zona tem em termos ambientais e paisagisticos, contabilizando de igual modo, o forte potencial da referida área, em actividades ligadas ao turismo de natureza e a actividades de recreio e lazer, sendo referido que são centenas, as pessoas que diariamente usufruem desta mata para a prática de actividades desportivas ou de simples descontração e convívio com a natureza.

Ficou assim oficializada o objectivo da petição, que consistia em sensibilizar o executivo camarário para a criação de uma área onde a riqueza natural do Pontal tivesse uma gestão ambiental efectiva, possibilitanto assim, que a população farense possa dela usufruir e que as gerações vindouras possam ter acesso a este património natural.

Esperemos agora que a vontade dos farenses, expressa nesta petição (uma das maiores de sempre no concelho de Faro), para que o Grande Pulmão Verde de Faro seja preservado, seja atendida.

Mediante a adesão maciça da população a esta petição e aos apelos de inúmeros cidadãos para que esta ideia do Parque Ambiental fosse tornado realidade, a JSD/Faro informa que não vai baixar os braços e que pretende continuar a desenvolver acções de sensibilização sobre esta matéria, de forma a que a mesma não caia em esquecimento e que se torne em realidade no mais curto espaço de tempo.

sábado, junho 9

JSD/FARO IMPOSSIBILITADA DE COMEMORAR O DIA DE PORTUGAL!

O executivo camarário, pela 3ª vez num espaço inferior a um ano, ignorou por completo um ofício da JSD/Faro.

Recorde-se que já tinha acontecido ao ignorarem o pedido da JSD/Faro em ter um stand na exposição das associações farenses que decorreu no Jardim Manuel Bívar e com o torneio de futebol de praia em Setembro, onde, anedoticamente, só no próprio dia do inicio do torneio é que confirmaram a disponibilidade do campo e autorizaram a cedência do mesmo.

E agora, a história repete-se! A 5 de Março do presente ano, a JSD/Faro enviou um oficio à Câmara Municipal de Faro, endereçado ao vereador responsável pelo pelouro da juventude, onde era solicitado que nos fosse cedido para o dia 9 e 10 de Junho, o recinto de festas da Antiga Fábrica da Cerveja, também denominada por Casa Amarela, uma vez que a Comissão Política da Secção de Faro da Juventude Social Democrata (JSD/Faro), pretendia levar a efeito no dia 9 de Junho (Sábado) uma actividade, aberta a toda a comunidade, que visava comemorar o Dia de Portugal.

O programa proposto era o seguinte:

15H30 – Mostra Fotográfica “Património e Tradições de Portugal”

21H00 – Tertúlia: “Portugal e a sua juventude – Perspectivas de Futuro”

23H00 – Festa Comemorativa do Dia de Portugal com diversos DJ´s convidados.

No final do referido documento, a JSD/Faro pedia que, de modo a ser possível preparar este conjunto de actividades e efectivar os convites aos possíveis oradores da tertúlia, com um razoável intervalo de tempo, ficava esta estrutura política a aguardar as notícias da CMF com a maior brevidade possível, e onde a JSD/Faro ainda se manifestou disponivel para uma reunião de forma a debater este assunto com mais pormenor.

Resultado: Até hoje, 3 meses depois, nem resposta nem reunião.
Agora pergunta-se: É crime ou éticamente reprovável uma juventude partidária comemorar o Dia de Portugal? Será correcto um executivo camarário, não responder (quer positivamente ou negativamente) aos pedidos formulados por uma juventude partidária? Serão estes os principios democráticos que os políticos responsáveis por este Concelho vêm apregoar nos discursos pomposos do 25 de Abril?

quarta-feira, junho 6

MAS QUE BELO EXEMPLO

Depois da caricata e triste cena de um professor na Direcção Regional de Educação do Norte ter sido "despedido" e sujeito a processo disciplinar, a Ministra da Educação, reconduziu hoje no seu cargo, a Directora da DREN.

É um sinal evidente que o Governo compactua com situações de perseguição política.

terça-feira, junho 5

Comunicado PSD/Faro

O último paragrafo do comunicado deixa-me algumas dúvidas!

PSD/Faro quer Plano de ordenamento do PNRF menos restritivo

Ria Formosa
O PSD/Faro tornou pública, esta semana, a sua posição sobre o Plano de Ordenamento do Parque Natural da Ria Formosa.
A Comissão Política da secção farense do PSD lançou um comunicado onde levantava dúvidas em relação a alguns pontos da proposta de plano de ordenamento, cujo período de discussão pública termina amanhã.Os social-democratas criticaram, desde logo, o número de áreas de protecção total que irão ser criadas no concelho de Faro, por as considerarem «claramente exageradas».Em causa está o facto de toda a zona de Sapal do concelho ter esta denominação, que apenas permite a entrada nessas áreas de investigadores científicos e de agentes da protecção civil.«Será que nos concelhos de Loulé, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António não existem ecossistemas de sapal a preservar? E de idêntica importância, no que concerne à salvaguarda de recursos e valores naturais?», questionam.Outra questão levantada pelo PSD/Faro, que vai ao encontro da posição assumida pela autarquia farense, é a dos limites de velocidade nos canais secundários da Ria Formosa.Entre eles, referência especial para o Canal do Ramalhete, por onde passa a carreira entre a Faro e a Praia de Faro. O PSD quer ver este canal classificado como principal.No mesmo documento, o PSD refere-se à Praia de Faro. No que diz respeito a este núcleo, os social-democratas querem ver diversas questões esclarecidas.Além de vários reparos de ordem técnica, ligados a incompatibilidades que detectaram na articulação com outros instrumentos de ordenamento do Território, apelaram à preservação das habitações de pescadores ai existentes.Ainda no que diz respeito às ilhas, o PSD defende que deve ser «considerada toda a área edificada» do Núcleo do Farol e que «só deverá ser permitida a alteração do uso das edificações para a promoção de equipamentos turísticos».Na Culatra, os social-democratas querem ver «a ampliação do Núcleo edificado» e também desejam que o núcleo dos Hangares seja tratado da mesma forma que os seus vizinhos.Entre outras sugestões, o PSD/FARO quer ainda que sejam criadas condições para a expansão do Campus de Gambelas da Universidade do Algarve, bem como a criação de um Núcleo de Desenvolvimento turístico no Pontal.

In Barlavento

domingo, junho 3

BANDEIRAS AZUIS EM FARO

O município de Faro alcançou o pleno, este ano, no que diz respeito à entrega de Bandeiras Azuis.

Assim, foi distinguido, este ano, com a atribuição de 4 Bandeiras Azuis, a Praia de Faro, a Ilha Deserta, a Praia do Farol e a Ilha da Culatra.

sexta-feira, junho 1