domingo, dezembro 30

MÚSICAS PARA RECORDAR

Hoje recorda-se a música da famosa série televisiva "Era uma vez o Espaço", cantada por Paulo de Carvalho (1984).


sábado, dezembro 29

EIA DA VARIANTE A FARO ESTÁ EM CONSULTA PÚBLICA ATÉ DIA 25 DE JANEIRO


O Estudo de Impacte Ambiental do projecto "Variante a Faro - 2ª Fase (Alteração) e Regularização do Rio Seco", está em consulta pública.

Assim, os interessados poderão consultar o Resumo Não Técnico e o referido estudo até ao dia 25 de Janeiro na Agência Portuguesa do Ambiente (Lisboa), na CCDR Algarve ou na Câmara Municipal de Faro. Nas Juntas de Freguesia da Conceição e da Sé poderá ser consultado o Resumo Não Técnico.

quarta-feira, dezembro 26

DISTRITO DE FARO TEM CONSUMO DE PEQUENAS QUANTIDADES DE DROGA “LIBERALIZADO” POR FALTA DE PESSOAL!

Ao estado a que isto chegou…

De acordo com noticia avançada no jornal Público, se alguém for apanhado a fumar um charro ou a inalar cocaína em pequenas quantidades no distrito de Santarém pode ter que pagar uma coima ou ser mandado para tratamento, se o mesmo acontecer no distrito de Lisboa, Bragança, Guarda, Viseu, Coimbra e Faro nada acontece. Neste momento há seis distritos do país onde a compra, posse e consumo de droga em pequenas quantidades não tem consequências porque as comissões de dissuasão da toxicodependência (CDT) destes distritos estão sem poder decisório por falta de pessoal.

O problema é que nos CDTs as decisões têm que ser tomadas por pelo menos dois dos três técnicos que compõem a comissão e há seis CDT, onde o distrito de Faro se insere, em que ou não existe quórum ou não há qualquer membro.

Segundo a mesma fonte, em 2001, a lei que descriminalizou a posse, compra e consumo de droga até um máximo de "consumo médio individual para dez dias" (no caso da cannabis ronda as 25 gramas) veio tirar estes casos dos tribunais, transferindo-os para as então criadas CDT.

"Nesses seis distritos a droga não está descriminalizada, está liberalizada", sublinha o deputado social-democrata Emídio Guerreiro, notando que as CDT foram criadas "como garantia da não liberalização das drogas", com "a preocupação social de tentar que os consumidores deixem de o ser".

Este deputado diz que este problema já é conhecido desde há muito, mas tem-se agravado, e o próprio actual director do IDT, em 2004, fez parte de uma comissão técnica para tentar resolver o problema. O PSD entretanto, apresentou em Fevereiro deste ano um projecto de lei para tentar resolver este problema, mas foi chumbada.

O Partido Comunista também apresentou um projecto de lei (igualmente chumbado), nota o deputado Bruno Dias. "Há muitos meses que andamos a alertar para o problema. O consumidor deixou de ser tratado como criminoso, mas o consumo não poder ser visto como algo irrelevante", afirma.

Conclusão: Vai ser mais grave fumar tabaco a partir do dia 1 de Janeiro do que andar a consumir drogas no distrito de Faro! Tudo porque as comissões de serviço do pessoal dos CDT, que têm a duração de três anos não foram renovadas.

segunda-feira, dezembro 24

A ORIGEM DO NATAL

O Natal é a solenidade cristã que celebra o nascimento de Jesus Cristo. A data para sua celebração é o dia 25 de Dezembro, pela Igreja Cristã, o dia 7 de Janeiro, pela Igreja Ortodoxa.

Após a celebração anual da Páscoa, a comemoração mais venerável para a Igreja é o Natal do Senhor e suas primeiras manifestações. Ainda sendo uma festa cristã, é encarado universalmente por pessoas dos diversos credos como o dia consagrado à reunião da família, à paz, à fraternidade e à solidariedade entre os homens.

Origem do Termo

Do latim 'natális', derivada do verbo 'nascor, nascéris, natus sum, nasci', significando nascer, ser posto no mundo. Como adjectivo, significa também o local onde ocorreu o nascimento de alguém ou de alguma coisa. Como festa religiosa, o Natal, comemorado no dia 25 de Dezembro desde o Século IV pela Igreja ocidental e desde o século V pela Igreja oriental, celebra o nascimento de Jesus e assim é o seu significado nas línguas românicas - italiano 'natale', francês 'noël', catalão 'nadal', espanhol 'natal'( navidad de J.C), português 'natal'.

Em inglês, a palavra que designa o Natal - 'Christmas' - provém das palavras latinas 'Cristes maesse', significando em inglês 'Christ's Mass", missa de Cristo. Muitos historiadores localizam a primeira celebração em Roma, no ano 336 D.C.

De 'natális' deriva também “natureza”, o somatório das forças activas em todo o universo.

Aspectos Históricos

No ano 245 d.C., o teólogo Orígenes repudiava a ideia de se festejar o nascimento de Jesus "como se fosse um Faraó". Há inúmeros testemunhos de como os primeiros cristãos valorizavam cada momento da vida de Jesus Cristo, especialmente sua Paixão e Morte na Cruz. No entanto, não era costume na época comemorar o aniversário e portanto não sabiam que dia havia nascido o seu Senhor. Os primeiros testemunhos indicam datas muito variadas, e o primeiro testemunho directo que afirma que Jesus Cristo nasceu no dia 25 de Dezembro é de Sexto Júlio Africano, no ano 221.

De acordo com o almanaque romano, a festa já era celebrada em Roma no ano 336 d.C.. Na parte Oriental do Império Romano, comemorava-se em 7 de janeiro o seu nascimento, ocasião do seu baptismo, em virtude da não-aceitação do Calendário Gregoriano. No século IV, as igrejas ocidentais passaram a adoptar o dia 25 de Dezembro para o Natal e o dia 6 de Janeiro para Epifania (que significa "manifestação"). Nesse dia comemora-se a visita dos Magos.

A celebração do Natal de Jesus foi instituída oficialmente pelo Papa Libério, no ano 354 d.c..

Segundo estudos, a data de 25 de Dezembro não é a data real do nascimento de Jesus. A Igreja entendeu que devia cristianizar as festividades pagãs que os vários povos celebravam por altura do solstício de Inverno.

Portanto, segundo certos eruditos, o dia 25 de Dezembro foi adoptado para que a data coincidisse com a festividade romana dedicada ao "nascimento do deus sol invencível", que comemorava o solstício do Inverno. No mundo romano, a Saturnália, festividade em honra ao deus Saturno, era comemorada de 17 a 22 de Dezembro; era um período de alegria e troca de presentes. O dia 25 de Dezembro era tido também como o do nascimento do misterioso deus persa Mitra, o Sol da Virtude.

Assim, em vez de proibir as festividades pagãs, forneceu-lhes um novo significado, e uma linguagem cristã. As alusões dos padres da igreja ao simbolismo de Cristo como "o sol de justiça" (Malaquias 4:2) e a "luz do mundo" (João 8:12) revelam a fé da Igreja n'Aquele que é Deus feito homem para nossa salvação.

As evidências confirmam que, num esforço de converter pagãos, os líderes religiosos adoptaram a festa que era celebrada pelos romanos, o "nascimento do deus sol invencível" (Natalis Invistis Solis), e tentaram fazê-la parecer “cristã”. Para certas correntes místicas como o Gnosticismo, a data é perfeitamente adequada para simbolizar o Natal, por considerarem que o sol é a morada do Cristo Cósmico. Segundo esse princípio, em tese, o Natal do hemisfério sul deveria ser celebrado em junho.

Há muito tempo se sabe que o Natal tem raízes pagãs. Por causa de sua origem não-bíblica, no século 17 essa festividade foi proibida na Inglaterra e em algumas colónias americanas. Quem ficasse em casa e não fosse trabalhar no dia de Natal era multado. Mas os velhos costumes logo voltaram, e alguns novos foram acrescentados. O Natal voltou a ser um grande feriado religioso, e ainda é em muitos países.

O Ponto de Vista da Bíblia

A Bíblia diz que os pastores estavam nos campos cuidando das ovelhas na noite em que Jesus nasceu. O mês judaico de Kislev, correspondente aproximadamente à segunda metade de Novembro e primeira metade de Dezembro no calendário gregoriano era um mês frio e chuvoso. O mês seguinte é Tevet, em que ocorrem as temperaturas mais baixas do ano, com nevões ocasionais nos planaltos. Isto é confirmado pelos profetas Esdras e Jeremias, que afirmavam não ser possível ficar de pé do lado de fora devido ao frio.

Entretanto, o evangelista Lucas afirmava que havia pastores vivendo ao ar livre e mantendo vigias sobre os rebanhos à noite perto do local onde Jesus nasceu. Como estes fatos seriam impossíveis para um período em que seria impossível ficar de pé ao lado de fora em função do frio, logo Jesus não poderia ter nascido no dia em que o Natal é celebrado, e sim na primavera ou no verão. Por isso, a maioria dos estudiosos consideram que Jesus não nasceu dia 25 de Dezembro, a menos que a passagem que narra o nascimento de Jesus tenha sido escrita em linguagem alegórica. Diga-se de passagem que visto que Jesus viveu trinta e três anos e meio e morreu entre 22 de Março e 25 de Abril, ele não poderia realmente ter nascido em 25 de Dezembro.

Fonte: Wikipédia

domingo, dezembro 23

MÚSICAS PARA RECORDAR

A propósito das comemorações de origem celta do Solstício de Inverno, hoje é recordada a canção "No Trilho do Sol" (1996) do grupo português Quinta do Bill.

FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO

A Comissão Política de Secção da JSD/Faro deseja a todos os seus militantes e amigos um FELIZ E SANTO NATAL e um novo ANO carregado de sucessos.

sábado, dezembro 22

O SOLSTÍCIO DE INVERNO É HOJE!

O Solstício de Inverno, que este ano acontece a 22 de Dezembro, marca a noite mais longa do ano, onde o Sol apenas demorará nove horas e 28 minutos entre o nascer e o pôr.

De acordo com o jornal Observatório do Algarve, ancestralmente, festejava-se o solstício para apaziguar o deus Sol, levá-lo a mostrar-se, para tornar o Inverno mais suave. Ansiava-se pelo fim do ciclo invernoso, e como após o solstício surgiam dias maiores e mais claros, reacendia-se a esperança de boas colheitas, enraizava-se a crença de as oferendas terem sido bem recebidas.
É o apogeu do Inverno, o ponto culminante da escuridão e do frio que afasta a vida. Apartir desta data, gradualmente, a noite começa a encolher, começa a durar menos, até que, no solstício de verão, os papéis se invertam na eterna gangorra que determina o equilíbrio da natureza.

Para muitos neo-pagãos (wiccanos, neo-druidas e outros), é chegado o momento de celebrar YULE – um termo amplamente usado para designar o Solstício de Inverno.

Mas esse termo traz em si um problema: Yule é um vocábulo de origem germânica absorvido pelo idioma inglês. Em dicionários modernos desse idioma, Yule é descrito como uma palavra antiga (e portanto não mais utilizada) para designar... o Natal.

O Yule ou Solstício de Inverno é um período que marca um ciclo da Terra Viva e da sua relação com o Sol.

As culturas européias do neolítico atribuíam grande importância a este período, como atestam as muitas construções megalíticas a ele relacionadas. Dentre estas, a mais conhecida é Stonehenge – um verdadeiro computador para o cálculo de solstícios e equinócios. Mas seguramente a mais impressionante é BRÚ NA BÓINNE, na Irlanda – também conhecida como Newgrange.

Essa enorme estrutura, erguida pelos habitantes da Irlanda neolítica há mais de 4500 anos, é uma obra prima da engenharia pré-histórica. Trata-se de um monte artificial erguido sobre uma câmara em forma de cruz que penetra mais de 24 metros no interior do monte. Lá dentro, escuridão total e silêncio. A não ser durante três dias por ano: o Solstício de Inverno e os dias imediatamente antes e depois dele.

Atualmente, com o auxílio de computadores e cálculos de precessão, é possível determinar com exatidão o ponto exato do horizonte oriental em que o sol nasce num determinado dia. Mas naquela época, em 2500 a.e.c. (antes da era comum, ou antes de Cristo), seriam necessários muitos anos de observação e conhecimento da movimentação da terra e dos astros para definir com precisão esse momento celeste.

Isto por si só já mostra claramente que o Solstício de Inverno é uma data importante para a humanidade desde há muito tempo.

Mas não se fica por aqui... Nenhum povo dedicaria tanto esforço físico e mental para construir tamanha estrutura se não fosse por um motivo muito forte. Mas qual seria esse motivo?

As pesquisas arqueológicas indicam que, no interior da câmara subterrânea de Newgrange, eram depositados os corpos e as cinzas dos mortos daquela cultura ancestral. Ali permaneciam, intocados, durante a escuridão que ali reinava durante praticamente todo o ano. Mas nos três dias próximos ao Solstício de Inverno, um milagre: entram na câmara os primeiros raios do sol nascente, o Novo Sol que volta a crescer depois do Inverno, trazendo consigo a certeza de que, após o frio invernal, sem dúvida virá o brilho e o colorido da primavera e da vida que renasce. Pois esse parece ser o tema de Brú na Bóinne. A entrada dos raios solares somente no Solstício de Inverno – o Novo Sol – ilumina todo o interior da câmara interna, num espetáculo disputado a peso de ouro pelos neo-pagãos da Europa e de todo o mundo. Só quem já entrou em Brú na Bóinne é capaz de descrever o maravilhamento causado por esse fenômeno. Ao iluminar o interior da câmara, os raios do sol, penetram no útero da Terra, onde as cinzas dos mortos haviam sido depositadas, fecundando-as novamente, e assim garantindo a continuidade da vida após a morte.

Esse é o tema do Solstício de Inverno. A união do sol (masculino) com a Terra (feminina) é o milagre do renascimento e a preservação da vida. É essa união em EQUILÍBRIO que traz a certeza de que a Primavera retornará, e com ela a alegria, a fertilidade e o amor da Terra e de suas criaturas.

Desenvolvendo seus mitos através dos tempos, a humanidade sempre fez do Solstício de Inverno o momento de nascimento de deuses e heróis: Arthur, Dioniso, Mithras, Átis, Osiris, entre outros.

Fonte: Cláudio Quintino - site Hera Mágica Cultural

sexta-feira, dezembro 21

ILUMINAÇÃO DE NATAL EM FARO

Conforme o prometido, a JSD/Faro deixa aqui algumas imagens da iluminação de Natal da cidade de Faro, que sem margem para dúvidas é das mais bonitas dos últimos anos.


quinta-feira, dezembro 20

CHUVA FORTE PROVOCA INUNDAÇÕES EM FARO

Uma forte chuvada abateu-se hoje sobre Faro inundando algumas das principais ruas da cidade, obrigando à intervenção dos bombeiros.

De acordo com o Observatório do Algarve, partes da cidade ficaram temporariamente sem luz e sem semáforos, e algumas pessoas ficaram mesmo isoladas, com água pela cintura, na Rua Infante D. Henrique, à espera dos bombeiros.



quarta-feira, dezembro 19

MUNICIPIO DE FARO PLANTA 300 ÁRVORES

De acordo com o jornal Região Sul online, cerca de 300 árvores vão ser plantadas em vários pontos da cidade de Faro, com vista a melhorar a qualidade do ambiente e a tornar a cidade mais verde. A colocação das árvores tem início esta semana.

Trata-se de uma intervenção avaliada em 50 mil euros e cujo objectivo é reforçar o “coberto vegetal em várias zonas urbanas da cidade, substituindo algumas árvores mortas ou degradadas, preenchendo espaços que se encontram actualmente sem árvores” explica a autarquia.

Por outro lado, pretende-se também, segundo a mesma fonte, uma melhor adaptação das espécies ao lugar em que estão instaladas, através da substituição por espécies que se adaptem melhor ao espaço livre e às características do local.

A JSD/Faro apesar de ver com bons olhos esta medida não pode deixar de comentar a crónica falta de espaços verdes na cidade e o estado de abandono em que as árvores plantadas se encontram, sendo urgente que os responsáveis por este sector, para além desta "vaga" de plantações, tomem medidas efectivas no tratamento das mesmas, como o combate a doenças, podar, adubar e regar.

terça-feira, dezembro 18

IMIGRANTES ILEGAIS CHEGAM AO ALGARVE DE BARCO

Vinte e três imigrantes ilegais, entre os quais cinco mulheres, com idades compreendidas entre os 16 e os 30 anos, foram ontem detidos no Algarve, junto à Ilha da Culatra, pela Autoridade Marítima e Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), após o pequeno barco que os transportava ter dado à costa. É o primeiro caso conhecido de chegada de um navio de imigrantes ilegais à costa portuguesa. Os africanos andaram quatro dias à deriva. Chegaram esfomeados, desidratados, alguns evidenciando sintomas de hipotermia e outros com queimaduras.

Os imigrantes, de origem marroquina e subsariana, embarcaram no Norte de África com destino a Espanha numa embarcação de madeira com oito metros de comprimento e um motor de vinte e seis cavalos. O mau tempo empurrou o barco para junto da Ilha da Culatra, entre Faro e Olhão, onde encalhou. Foram avistados, cerca das 13h45, por populares, que deram o alarme às autoridades.

Num primeiro momento, ainda tentaram o diálogo em espanhol com as autoridades mas, quando perceberam que estavam em território português, começaram a discutir entre si. Quatro elementos tentaram a fuga a nado, mas foram detidos e transportados, tal como os restantes, para o Porto de Olhão, onde um grande aparato de segurança e assistência médica os aguardava.

Nos bolsos traziam apenas alguns figos e sandes, único alimento que sobrou dos poucos víveres que transportaram para uma viagem que pensaram ser de poucos dias.

“Perdemo-nos, íamos para Espanha, mas o motor avariou e demos à costa algarvia”, confessou, à chegada, um dos imigrantes.

Silvestre Correia, comandante da Marinha Portuguesa, confessou à Lusa que “Portugal pode passar a ser um destino de fluxos migratórios ilegais por via marítima se as primeiras vagas de imigração não forem detectadas”. O reforço do controlo da fronteira marítima espanhola “pode tornar Portugal destino desses imigrantes”, acrescentou o oficial da Marinha.

Noticia retirada do jornal Correio da Manhã online


segunda-feira, dezembro 17

ASSEMBLEIA MUNICIPAL ESTA 5ª FEIRA

Esta 5ª feira (dia 20), pelas 21h30, vai decorrer nos Paços do Município uma sessão ordinária da Assembleia Municipal de Faro, com a seguinte ordem de trabalhos:

1- Período de intervenção destinado ao público;
2- Período Antes da Ordem do Dia;
3- Orçamento da Câmara Municipal de Faro para 2008;
4- Grandes Opções do Plano, da Câmara Municipal de Faro, para 2008;
5- Regulamento da actividade de transporte público de aluguer em veículos automóveis ligeiros de passageiros - transporte em táxis - município de Faro;
6- Autorização para o Município de Faro aderir à Associação das Cidades e Regiões da Europa para a Cultura "Les Rencontres";
7- Autorização para a adesão à Rede CIUMED - Rede para a promoção de cidades médias;
8- Contracção de empréstimo a curto prazo (de acordo com o n.º 7 do artº 38º da lei nº 2/2007, de 15 de Janeiro), de montante que não exceda 800.000,00 Euros
9- Informação do Sr. Presidente da Câmara Municipal sobre a actividade municipal.

domingo, dezembro 16

MÚSICAS PARA RECORDAR

A JSD/Faro apartir de hoje vai colocar semanalmente no blog Pensar Faro, músicas que fizeram furor num dado momento da década de 80 e 90.

Assim, fica aqui para ser recordada a canção "Só gosto de ti" dos Heróis do Mar (1985).

sábado, dezembro 15

HÁ TUBARÕES POTENCIALMENTE PERIGOSOS NA COSTA PORTUGUESA

De acordo com um artigo publicado no jornal Barlavento Online, em Portugal existem espécies potencialmente perigosas para as pessoas, como o tubarão branco, o tubarão anequim e o tubarão martelo, mas não existem relatos de ataques em águas portuguesas, nem há registo de nenhuma vítima mortal.

Segundo a mesma fonte, na Europa registaram-se nos últimos 50 anos cerca de 40 ataques de tubarões, quase todos no Mar Mediterrânico, nomeadamente em França, Grécia e Itália, e o último ataque mortal foi registado em Itália, em 1989.

Nas últimas duas décadas foi registada uma média de 60 ataques de tubarões por ano a nível mundial, que provocaram seis vítimas mortais, adiantou Rui Coelho, especialista em biologia pesqueira.

Três em cada quatro ataques (75 por cento), especificou, em todo o mundo ocorrem nos Estados Unidos, África do Sul, Austrália e Brasil.

"Apesar da fama dos ataques de tubarão, a probabilidade de uma pessoa ser atacada e morta por um tubarão é realmente baixa", principalmente ser for na costa portuguesa, realça Rui Coelho.

quinta-feira, dezembro 13

CARROS ABANDONADOS - UMA PRAGA EM FARO!

Numa cidade em que é cada vez mais difícil encontrar um local para estacionar o carro, é de lamentar que alguns carros, permaneçam "eternamente" abandonados na via pública sem que sejam retirados.

Além de ocuparem os lugares de estacionamento, dão também um aspecto de falta de interesse e desleixo pelo espaço urbano (poluição visual), para além de serem perigosos com os seus vidros partidos, óleos derramados e peças soltas.

Neste sentido, a Comissão Política da JSD/Faro, apesar de consciente do processo burocrático e moroso que o reboque destas viaturas implica, apela ao executivo camarário que tome as medidas necessárias para que este problema, que está espalhado um pouco por toda a cidade e concelho, seja minimizado.

Seguidamente pública-se algumas imagens de viaturas abandonadas em Faro


quarta-feira, dezembro 12

ATÉ SEMPRE GINJEIRA!

A JSD/Faro lamenta a morte de Rui Ginjeira, que decorreu na madrugada do passado Domingo, num aparatoso acidente de viação à saída da cidade de Faro causado, aparentemente, pelo rebentamento de um pneu da sua carrinha Audi RS2.

O Rui Ginjeira, aos 32 anos, era já o presidente da concelhia de Faro do CDS/PP sendo sem margem para dúvidas um político promissor, com personalidade e de grande carácter. Era ainda possuidor de um enorme espírito crítico e empreendedor, e de um grau de cultura geral bem acima da média.

Apesar de “centrista”, essa qualidade (tal como bom democrata que era) não o impedia de conviver e de ter laços de grande amizade com diversos dirigentes da nossa “jota” que frequentemente se encontravam, nos Artistas, no Colombus e no Aparte. Nestes bares, as noites eram passadas sempre com a contagiante boa disposição do Ginjeira. Contudo, não eram raras as tertúlias e as discussões da actualidade política nacional, regional e local, sempre acompanhadas pela tradicional imperial, sem dúvida a bebida favorita do Rui.

Para além da política, o Ginjeira tinha uma grande paixão por motores (motas, barcos, carros), sendo um talentoso piloto de ralis e de velocidade, onde tinha a oportunidade de mostrar o seu jeito natural para a condução. Mais recentemente, estava a dedicar-se em exclusivo às corridas de velocidade PTCC, participando este ano, em jeito de pré-época, no prémio dos circuitos da Boavista e do Estoril, onde obteve bons resultados, preparando assim a temporada 2008, onde eram altas, as expectativas por uma grande época.

Seguidamente, ficam aqui registadas algumas imagens do nosso amigo Ginjeira, na viagem à Madeira em Outubro do presente ano.

segunda-feira, dezembro 10

APARATOSO ACIDENTE EM FARO TIRA A VIDA A PILOTO DE CARROS!




A vítima mortal do acidente é Rui Ginjeira, de 32 anos, presidente da concelhia de Faro do CDS/PP e um amante dos automóveis. Participava com regularidade em corridas de velocidade e ralis.

O carro, uma carrinha Audi Station azul (RS2), de alta cilindrada, incendiou-se após o embate, que terá causado a morte imediata de Rui Ginjeira. O óbito foi confirmado no local pelo médico do INEM e o corpo transportado pelos bombeiros para a morgue do Instituto de Medicina Legal de Faro.

O carro da vítima mortal que seguia numa recta, atravessou as duas faixas de rodagem, embatendo em voo na casa do lado contrário da via em que seguia, destruindo por completo a parede lateral da referida moradia.

PORMENORES

NÚMEROS

Desde o início do ano e até 2 de Dezembro registaram-se 68 acidentes mortais nas estradas algarvias, um aumento de 50 por cento em relação a igual período do ano passado, quando o número de mortes foi de 46.

PERIGO

Em Pontes Marchil, à entrada de Faro, os acidentes mortais ou com feridos graves são uma constante, referem os moradores, que reclamam a construção de uma rotunda para que os condutores reduzam a velocidade.

INVESTIGAÇÃO


A PSP de Faro tomou conta da ocorrência e está a proceder a investigações que permitam esclarecer as condições em que aconteceu o despiste que causou a morte a Rui Ginjeira. Marcas de travagem são visíveis na estrada.

A JSD/Faro lamenta a morte deste jovem piloto na EN 125, à entrada de Faro, onde dezenas de pessoas já perderam a vida em acidentes de viação (mas que nada é feito para inverter esta tendência) e deixa aqui expressas as condolências aos familiares do Rui.

O funeral decorrerá amanhã em Faro, às 15H00, na igreja do Pé da Cruz e será antecedida pela missa de corpo presente às 14h30.

Fonte: Jornal Correio da Manhã

terça-feira, dezembro 4

4 DE DEZEMBRO - FRANCISCO SÁ CARNEIRO


Faz hoje 27 anos que ocorreu o atentado de Camarate que vitimou o primeiro-ministro, Sá Carneiro e o Ministro da Defesa, Adelino Amaro da Costa.

segunda-feira, dezembro 3

FAIXAS DA JSD

A JSD/Faro na passada semana afixou no concelho de Faro algumas faixas alusivas à passagem de meio mandato do executivo socialista na Câmara Municipal de Faro.