sexta-feira, janeiro 11

ÁGUA AUMENTA MAIS UMA VEZ EM FARO!

Após os aumentos brutais da tarifa da água no ano transacto, eis que no presente ano a história repete-se...

Seguidamente apresenta-se um comunicado do PSD/Faro que a JSD farense subscreve integralmente.

A Comissão Politica de Secção do PSD/Faro denuncia o aumento de tarifários, para 2008, que a FAGAR aprovou no passado mês de Outubro, pela mão da Câmara Municipal de Faro.

A Câmara Municipal de Faro é a accionista maioritária da FAGAR (detém 51% do capital desta empresa de capitais públicos e privados), sendo o Presidente da Câmara também Presidente da Assembleia-Geral da FAGAR, e um dos vereadores socialistas o Presidente do Conselho de Administração da FAGAR, pelo que o PSD/Faro lamenta que este grave aumento do custo da água com repercussões danosas para os Farenses, já em vigor, tenha sido omitido deliberadamente aos Munícipes durante três meses, ficando apenas no conhecimento do próprio Presidente da Câmara, dos vereadores socialistas e da FAGAR.

Importa esclarecer os FARENSES de que neste ano de 2008 vão ter que suportar aumentos no consumo de água desde 5,3% até 18,2% (em função do escalão) o que perfaz um aumento médio superior a 13%.

Nas tarifas de saneamento os aumentos chegam aos 15,9% (para o Município e Juntas de Freguesias), 15,6% (para Instituição/Utilidade Pública) e nos restantes consumidores aumentos médios superiores a 3%.

Este aparente pequeno acréscimo será coberto pelo aumento que a FAGAR aprovou para o Município e Juntas de Freguesia (aumento de 15,9%).

Na verdade, todos os Farenses, por via indirecta, vão suportar do seu bolso o financiamento à FAGAR, através do orçamento da CMF e das Juntas de Freguesia.

Nas restantes tarifas os aumentos são na ordem dos 15%.

Num ano em que os salários dos portugueses (funcionários públicos) tiveram um pequeno aumento na casa dos 2% e que, em contrapartida, o custo do pão sofre um aumento na ordem dos 10%, a electricidade 4%, e em que a generalidade dos bens de primeira necessidade sofreram aumentos muito acima da inflação, o PS e o seu Executivo na Câmara de Faro prosseguem cegamente a sua politica de imposição de sacrifícios aos habitantes de Faro, mediante aumentos completamente absurdos e inaceitáveis, numa linha de actuação politica que tem continuamente praticado, como são exemplo os aumentos das taxas de IMI e derrama, aprovados pelo PS em reunião de Câmara, e cujos efeitos apenas não vingaram (IMI), ou foram atenuados (derrama), devido à oposição firme e responsável que o PSD tem exercido na Assembleia Municipal de Faro.

3 comentários:

Anónimo disse...

Afinal para que serve as ditas empresas municipais?! supostamente seria uma ferramenta para uma melhor gestão dos recursos. Afinal parece que a melhor gestão de recursos, é aumentos sucessivos de bem essenciais. Pois, a agua potavel ainda é um bem essencial e não um luxo.

O que andam estes senhores a fazer?!

Anónimo disse...

Apoiado!

E ainda por cima o serviço é terrível. A taxa de resíduos sólidos urbanos que constitui uma fatia importante da factura(5.99 euros - em 2007) e no entanto o concelho continua a ser um dos mais sujos da região. É uma vergonha! Como se justifica uma taxa destas se o serviço é manifestamente mau?

Ps. No caso dos lixos, a culpa é também dos munícipes, cujos comportamentos são vergonhosos. Talvez por isso elejam presidentes medíocres! Faro estagnou a todos os níveis.

Zé de Fare disse...

A posição do PSD é hipócrita, demagógica, panfletária e eleitoralista. Critíca sem apresentar uma única alternativa. Propõem-se únicamente trocar de lugar com a actual corte de incompetentes e aldrabões que governa os diversos orgãos do estado. PS, PSD, é tudo igual.

Se a Fagar é incompetente proponham a dissolução da empresa e encarreguem-se de apresentar um orçamento de um serviço camarário próprio que substitua a Fagar. E façam cumprir o regulamento municipal em relação a multas sobre o comportamento dos munícipes na preservação do meio ambiente e limpeza da cidade. Se a empresa pública é mal gerida façam queixa em tribunal sobre gestão danosa de fundos públicos.

O PS mais não faz do que atirar para os munícipes a factura de 20 anos de incompetência na administração da câmara (1987-2001/2005-2009). Infelizmente sem alternativa possível. As dívidas acumuladas na autarquia por projectos falhados, mal estudados e outros que entretanto se desviaram do seu objectivo final, a contento de meia dúzia, não permitem que o nosso concelho atinja metas mais condizentes com as nossas capacidades. Imaginam a dificuldade de votar perante a escolha entre a corte de aldrabões instalada e alternativa mentirosa?