quinta-feira, janeiro 3

LISBOA-DAKAR COMEÇA SÁBADO!

Este sábado, às 6h00 dá-se o arranque para a 30ª edição do Rally Lisboa-Dakar, a maior e a mais mítica prova de todo-o-terreno do mundo, que terminará na capital senegalesa a 20 de Janeiro.

De acordo com o Observatório do Algarve, durante os dois dias em que a prova fica em Portugal vai haver um total de 1021 quilómetros de rally, nas ligações Lisboa-Portimão (dia 5) e Portimão-Málaga (dia 6). Esta edição do Rally vai ser uma das mais compridas de sempre com 9273 quilómetros (3537 quilómetros de Ligações e 5736 de Especiais), mais mil quilómetros que a edição de 2007, onde as dunas africanas voltam a ser os maiores desafios para os pilotos.

Tal como no ano transacto, no que diz respeito aos carros, as equipas oficiais da Mitsubishi e da Volkswagen são as favoritas para chegarem ao pódio, apostando também nos mesmos pilotos da prova de 2007. Contudo, os “buggys” do francês Jean Louis Schlesser, a BMW e o Volkswagen Touareg de Carlos Sousa (Lagos Team) seguramente terão algo a dizer ao longo destes 15 dias de prova.

Nas motas, o algarvio Ruben Faria da equipa Lagos Team já teve duas "provas de preparação" este ano. Venceu o Rally de Marrocos, em Setembro, e ficou em nono lugar no Rally do Dubai, o que dá a esperança de uma boa classificação neste Dakar, tal como Hélder Rodrigues, também da Lagos Team, que na edição passada ficou em quinto na geral, conseguindo a melhor classificação de sempre de um português nas motas.

Mais uma vez a RTP vai transmitir em directo as duas "especiais" portuguesas. Sábado a partir das 11h00 e Domingo a partir 10h00. Diariamente, ao final da noite, será transmitido neste mesmo canal o resumo da etapa.

Sem comentários: