quinta-feira, julho 31

FAGAR – PROPOSTA DO PRESIDENTE DA CÂMARA É LESIVA PARA O MUNICIPIO E PARA OS FARENSES

Seguidamente é apresentado um Comunicado da responsabilidade do PSD/Faro que a JSD subscreve inteiramente.

O PSD votou contra a proposta do novo Modelo de Financiamento da FAGAR apresentada pelo executivo do P.S. na Assembleia Municipal de Faro (A.M.), uma vez que a referida proposta não serve os interesses do Município e terá consequências graves para os farenses a curto prazo.

Na génese da constituição da FAGAR esteve sempre o compromisso, já concretizado, de que o município entrava na sociedade com todo o património que á data era propriedade dos Serviços Municipalizados de Faro, avaliado em cerca de 13.000.000 de euros, e em contrapartida, os sócios de direito privado ficaram obrigados a prestações acessórias no montante de cerca de 18.000.000 euros, não concretizado.

Por força da aplicação da lei 53-F/2006, e do facto de os sócios de direito privado não terem efectuado as prestações acessórias acima referidas, tornou-se necessário alterar o modelo de financiamento da FAGAR, mas a proposta apresentada pelo P.S. impõe á FAGAR a obrigação de contrair um empréstimo de cerca de € 17,5 milhões, ficando os sócios de direito privado com o dever de entrar apenas com € 3,5 milhões, como prestações acessórias não remuneradas. O PSD rejeita a solução preconizada pelo PS, que desonera os sócios de direito privado das suas obrigações iniciais, e em contrapartida onera o município com um encargo demasiado elevado.

A proposta do PS terá uma consequência óbvia: O aumento das tarifas da água, a suportar pelos munícipes farenses.

O PSD rejeita que a discussão de um tema desta importância se faça à luz de mera demagogia politica e do calendário eleitoral socialista, denunciando a já habitual pressão exercida pelo PS com o único intuito de aprovar “à pressa” matérias que requerem reflexão e análise séria.

O PSD realça que proposta apresentada pelo PS na Assembleia Municipal de Faro, mereceu a rejeição unânime de toda a oposição, e desafia o Partido Socialista a apresentar aos farenses uma proposta que salvaguarde os seus interesses e a posição do Município na sociedade FAGAR e não aceita que o executivo socialista da Câmara Municipal de Faro venha agora culpar o PSD por eventuais atrasos nas obras de abastecimento de águas e saneamento básico ao Concelho de Faro, quando na verdade se trata tão somente da incapacidade que tem demonstrado em gerir a FAGAR.

A Comissão Política de Secção do PSD/Faro

Sem comentários: