sábado, julho 26

JSD/FARO CONTRA A PROIBIÇÃO DA PRÁTICA DE WINDSURF E KITESURF NA RIA FORMOSA

É com forte desagrado que JSD/Faro reage à decisão da Autoridade Marítima de interditar a prática de Windsurf e kitesurf na Ria Formosa.

Recorde-se que faz hoje precisamente um ano que a JSD farense colocou um post no blog "Pensar Faro", onde descrevia o Kitesurf como modalidade em franca expansão sobretudo em Faro, devido às excelentes condições que a Ria Formosa oferece para a sua pratica e não pode aceitar que devido à ocorrência de alguns acidentes, a melhor solução encontrada pela polícia marítima passe pela proibição da pratica destas modalidades, sendo uma delas, inclusivé, um desporto Olímpico.

Para esta Comissão Política esta medida tem tanta lógica, como proibir a circulação de veículos automóveis nas estradas portuguesas para terminar com os altos níveis de sinistralidade. Acresce o facto das autoridades já não considerarem perigoso a pratica destes desportos no lado da costa, onde a presença humana nas praias e no mar é muito mais significativo do que na Ria e que a circulação de embarcações não é negigenciavel.

Neste sentido, a JSD/Faro apela ao bom senso dos responsáveis por esta medida para que levantem esta interdição rapidamente e que definam zonas dentro da Ria Formosa para a pratica destas modalidades, pois no entender desta estrutura política o problema passa pela gestão "anárquica" da Ria, onde não existem zonas devidamente identificadas para a pratica de desporto, para banhos e para circulação de embarcações.

A Comissão Política de Secção da JSD/Faro

O Presidente

Bruno Lage

Sem comentários: