quinta-feira, julho 24

JSD APLAUDE CRIAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA NA UALG

Foi com grande satisfação que a JSD/Faro assistiu hoje ao anúncio, por parte do Governo, do arranque do curso de Medicina na Universidade do Algarve em Setembro de 2009.

Recorde-se que esta juventude partidária, que defendia desde 1998 a criação deste curso no Algarve, apresentou em 2006, por parte da sua estrutura distrital, na altura liderada por Cristóvão Norte que foi o mentor da iniciativa, uma petição intitulada "Curso de Medicina já!" que foi entregue, discutida e debatida na Assembleia da Republica, e que recolheu quase 10.000 assinaturas por todo o Algarve. Constitui para nós motivo de regozijo esta decisão e um alento para aqueles, como nós, que acreditam que a democracia participativa tem um papel muito importante a desempenhar na nossa sociedade.

Para esta Comissão Política, esta decisão cobre-se de inteira justiça pois Portugal Continental dispõe de nove cursos de medicina e nenhum se encontra situado abaixo do Rio Tejo o que acarreta severos impactos na qualidade dos serviços de saúde prestados e condiciona a reformulação da precária rede hospitalar da região Algarvia.

Espera-se que os futuros técnicos de saúde formados pela Universidade do Algarve possam num curto espaço de tempo minimizar as carências de falta de médicos de família nos centros de saúde no Algarve.

A região fica mais apta, dotada desta valência estrutural, a assegurar a permanência de profissionais qualificados na área da saúde bem como de oferecer, quer aos residentes quer aos turistas, garantias de melhores cuidados médicos.

A Comissão Política de Secção da JSD/Faro

O Presidente

Bruno Lage

5 comentários:

Anónimo disse...

"Apesar da boa nova, entendemos que o Partido socialista sabendo das reais
necessidades do País, entende não resolver os problemas o quanto antes, esperando assim por períodos eleitorais para anunciar novas medidas com um objectivo puramente eleitoralista. Já é tempo de se deixar de "politiquices", e definir uma visão estratégica para o futuro de Portugal"

Anónimo disse...

É curioso, em tão pouco espaço de tempo, o Reitor da UAlg seja nomeado para Presidente da Assembleia Geral do Polis e agora leve também elogios pela criação do curso de medicina. Algo se passa!!!!!

Possivelmente o Reitor será o futuro candidato à Câmara Municipal de Faro!!!!!

Unknown disse...

Os moços não sabem fazer contas em portugal continental existem sete cursos de medicina, Lisboa(2); Coimbra; UBI/Cobilhã; Porto(2) e Braga. Uns prometem, os outros cumprem, os rapazes do PSD e o El Mirador deveriam ir à página do governo e verificar quem foi responsável pelos vergonhosos numerus clausus de Medicina, que atingiram 1986 190 vagas.

Anónimo disse...

Comparar a realidade do País em 1986 com a de 2008 (22 anos depois) só pode ser anedota, ou então é de alguém que está parado no tempo.

Mano, se queres ter opinião, ao menos faz por tê-la.

Anónimo disse...

E aos seus 7 cursos, pode juntar o 1º ciclo de medicina lecionado na Madeira e nos Açores.

Informe-se antes de arrotar postas de pescada.