quarta-feira, janeiro 30

PEDRO RODRIGUES EM FARO!

A JSD/Faro relembra que este sábado vai decorrer em Faro, no restaurante Pontinha, mais um Jantar/Conferência, desta vez com o líder nacional da JSD, Pedro Rodrigues, que apresentará uma comunicação subordinada ao tema "A História e as grandes Bandeiras da JSD ao longo dos anos"

Esperamos poder contar com a tua presença!

segunda-feira, janeiro 28

ISTO É UMA VERGONHA!

Estas imagens reflectem o estado miserável e deplorável em que se encontram muitos dos passeios da cidade de Faro.

Neste caso concreto, na Rua Reitor Teixeira Guedes, bem perto da Escola EB de Santo António, onde diariamente passam centenas de pessoas, têm-se assistido a diversos tropeções e quedas de maior ou menor gravidade, sem que nada tenha sido feito para corrigir ou minimizar este trilho, que "diz que é uma espécie de calçada".

Para a JSD/Faro, se não é possivel lançar novas obras e projectos para o desenvolvimento da cidade e do concelho, o actual executivo camarário, deverá encetar esforços para garantir que pelo menos exista uma manutenção efectiva das ruas da cidade.


Será que a cidade e os farenses não merecem ter um pouco mais de atenção? Será que é tão complicado garantir que estes casos sejam atempadamente identificados e corrigidos? Não haverá técnicos na câmara que possam proceder à reparação e normalização desta calçada?

Contudo, esta história não se fica pela calçada. As árvores desta rua também apresentam uma manifesta falta de manutenção, onde se podem identificar árvores partidas, tortas, doentes, ou ausência destas nos respectivos canteiros. Para além disso, muitas delas estão neste momento a tapar a iluminação dos lampiões, dando um aspecto sombrio e escuro à rua.

Sobre este assunto, a imagem seguinte mostra o trabalho dos técnicos responsáveis que após receberem uma reclamação de um morador cortaram as astes das árvores da "zona" da reclamação, deixando que o problema permanecesse junto dos restantes lampiões... Mas isto cabe na cabeça de alguém? Então não seria normal que toda a rua tivesse sido correctamente intervencionada?

Neste sentido, a JSD/Faro apela para que esta calçada seja recuperada e normalizada e que as árvores sejam correctamente podadas e tratadas.

quinta-feira, janeiro 24

JSD CHUMBA MINISTRA DA EDUCAÇÃO!

O Ministério da Educação apresentou aos meios de comunicação social uma avaliação positiva do seu desempenho ao longo do ano de 2007.

Uma análise que a JSD não pode deixar de repudiar vivamente, atendendo à realidade dos factos que retratam 2007 com um dos mais negativos em matéria de educação de que há memória.

Vamos aos factos:

- Em 2007, registou-se um significativo aumento da insegurança nas escolas portuguesas, como, aliás, apontou o Procurador-Geral da República, além de se ter verificado uma profunda e preocupante degradação da qualidade do ensino.

- O novo Estatuto do Aluno significa uma desresponsabilização dos alunos e dos professores e promove o abstencionismo. É o reflexo da política laxista do Governo que tem como único propósito mascarar as estatísticas e os indicadores relativos ao insucesso e abandono escolar.

- Cerca de 440 mil pessoas com menos de 35 anos estão sem emprego, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística referentes ao segundo trimestre de 2007, e 58 mil pessoas com menos de 35 anos perderam emprego nesse período. Sendo este um problema com contornos em toda a política do actual Governo, revela também o falhanço do sistema educação na sua ligação com o mercado de trabalho

Para o presidente da JSD, Pedro Rodrigues, “a melhoria da qualidade do ensino em Portugal não se promove com propaganda ou meras intenções, mas sim com a afirmação de políticas sérias, consistentes e coerentes que visem conferir aos jovens instrumentos efectivos que os preparem para o mercado de trabalho.

A qualidade do ensino não se mede, tal como parece entender este Governo, através da maquilhagem dos números e das estatísticas, mas sim através do aumento do rigor, da excelência e da qualidade. E, os níveis de rigor e a excelência que a ministra impõe ao sistema de educação em Portugal são os mesmos com que este Governo tem encarado os problemas do país. Só por isso não nos admiramos com a auto-avaliação positiva da Ministra.

Uma avaliação que não é de todo acompanhada pelos intervenientes no sector. Nem os alunos, nem os professores, que este Governo elegeu como inimigo, partilham da satisfação do Executivo”.

Mais uma vez, o Governo tenta iludir os portugueses através da propaganda.

Mas, os portugueses não se deixam enganar nem esquecem a realidade.

O Ministério da Educação chumbou o ano, sem hipótese de recurso a qualquer plano de recuperação. Chumbou na falta de estratégia. Chumbou na falta de visão. Chumbou na incapacidade de motivar os diferentes agentes educativos. Chumbou na falta de competência para dar um rumo às politicas de educação em Portugal.

A Coordenadora do Ensino Secundário da JSD Nacional

quarta-feira, janeiro 23

JSD/FARO APOSTA NA FORMAÇÃO

Líder Nacional da JSD em Faro!

No dia 2 de Fevereiro (Sábado) a JSD/Faro em parceria com a JSD Nacional vai levar a efeito mais uma Acção de Formação Política e cujo programa a seguir se descreve:

16H00 - Sessão de Abertura;
16H05 - Módulo I: Organização e Funcionamento da JSD;
16h45 - Módulo II: Organização e Funcionamento dos Órgãos Autárquicos;
17h45 - Intervalo;
18H00 - Módulo III: Falar Claro;
18H45 - Sessão de Encerramento

Por volta das 20H00 será realizado um Jantar Conferência no Restaurante Pontinha, em Faro, onde o líder da JSD Nacional, Pedro Rodrigues, apresentará uma comunicação subordinada ao tema "A História e as grandes bandeiras da JSD ao longo dos anos."

A JSD/Faro espera poder contar com a tua presença nesta importante actividade de formação política e para tal pedimos que faças a tua inscrição (junto dos nossos dirigentes ou para o e.mail da JSD/Faro) até 3ª feira (dia 29).

terça-feira, janeiro 22

ALBERTO JOÃO JARDIM NO ALGARVE

Este sábado, (dia 26), o presidente da Região Autónoma da Madeira, Alberto João Jardim, vai estar presente no jantar de Ano Novo promovido pela secção do PSD de Castro Marim.

segunda-feira, janeiro 21

PISTA DE ATLETISMO DE FARO

Afinal de contas, o que falta para a inauguração?

Como é possivel observar pelas imagens aqui colocadas, a Pista de Atletismo de Faro está pronta, faltando apenas o relvado central, que pelos vistos teima em não ser plantado.

Recorde-se que este equipamento desportivo é esperado já há mais de 20 anos, tendo sido lançado ainda no mandato do anterior executivo. Porém, a obra esteve parada cerca de um ano em virtude de não existir um estudo geotécnico dos terrenos em questão. Em Fevereiro de 2007, foi aprovado por unanimidade, ampliar a pista de 6 (projecto inicial) para 8 corredores de forma a ser possivel realizar provas oficiais de âmbito nacional e internacional.

Em Maio de 2007, o jornal Observatório do Algarve avança com uma noticia onde dá conta que a inauguração desta pista estaria prevista para o mês de Setembro, coisa que não aconteceu até porque o concurso público para a aquisição e montagem de material desportivo nesta pista de atletismo apenas foi lançado no passado mês de Novembro.

Ainda sobre esta matéria, de acordo com a Associação de Atletismo do Algarve, numa notícia avançada pelo jornal Região Sul, a pista de atletismo será inaugurada em Junho, com os campeonatos das I e II Divisões Nacionais. A confirmar-se esta data (quase um ano depois do previsto), a JSD/Faro não entende porque motivo vai ficar este equipamento desportivo "parado" mais 5 meses, quando este tem condições para abrir as suas portas ao público dentro de poucas semanas, permitindo que as centenas de atletas do concelho e até da região tenham acesso a um espaço condigno e adequado para os seus treinos.

Neste sentido, a JSD/Faro apela ao executivo camarário que tenha o bom senso de antecipar a inauguração deste importante equipamento desportivo, esperando que estes sucessivos atrasos em nada tenham a ver com a já gasta e cansativa estratégia política de "guardar" as grandes obras para datas o mais próximo possível das eleições autarquicas.

domingo, janeiro 20

quinta-feira, janeiro 17

DEBATE SOBRE REGIONALIZAÇÃO

O deputado Mendes Bota, em reacção ao debate de ontem sobre Regionalização, no programa Quadratura do Círculo da SIC Noticias, lamentou que “um homem com a estatura intelectual de José Pacheco Pereira, permaneça agarrado, em matéria de Regionalização, dez anos depois do referendo de 1998, a um anti-regionalismo cego e primário, sustentado em teses falsas e falaciosas, agitando fantasmas inexistentes.

De acordo com o deputado algarvio, é falso que a Regionalização signifique a criação de uma nova classe política. À luz da Lei de Bases da Regionalização em vigor, serão criadas 5 Juntas Regionais, de cinco elementos cada. Mas, em contrapartida, isso significará a extinção de 18 governos civis e cinco Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, cada qual com 3 ou 4 membros nas respectivas administrações, sem falar numa corte infindável de responsáveis distritais de diferentes serviços públicos.

"Lamento bastante, que José Pacheco Pereira continue a confundir propositadamente a autonomia regional com poderes administrativos e governo autónomo do regime em vigor na Madeira e nos Açores, com a regionalização administrativa que se pretende implantar no continente. Preocupa-se com os carros dos poucos e futuros dirigentes democraticamente eleitos pelas populações, e não se preocupa com as centenas de carros e de gabinetes de todos os comissários políticos actualmente existentes nos distritos, que não têm qualquer autonomia, e só respondem perante os ministros de Lisboa, e que têm todos eles também, uma corte de gabinetes, de secretárias e de assessores, com toda a despesa que isso implica."

"Regionalizar, significa reduzir despesas, racionalizar investimentos, agregar serviços. E as Assembleias Regionais, serão compostas por membros que não farão de si profissão de deputados regionais, mas funcionarão como as Assembleias Municipais, em simples regime de senhas de presença."

"Pacheco Pereira continua a ignorar que Portugal é o país mais centralizado da Europa, onde abundam bons exemplos de descentralização e democracia regionais, e nesta matéria, estranhamente, não vê as vantagens do princípio da subsidiariedade."

"Foi um péssimo depoimento, ao contrário das posições corajosas, justas e desassombradas de Jorge Coelho, Lobo Xavier e Fernando Ruas."

quarta-feira, janeiro 16

PSD VOLTA A SUBIR NAS INTENÇÕES DE VOTO

Numa sondagem encomendada pelo Correio da Manhã, os partidos da oposição, todos juntos, ultrapassam os 52% das intenções de voto, embora o PS continue na frente (mas já muito longe da maioria absoluta) com pouco mais de 35%.

O PSD continua na sua escalada e obtêm o melhor resultado dos últimos meses, com praticamente 32% das intenções de voto.

Quanto aos restantes partidos da oposição, o PCP sobe para 9,1%, o Bloco de Esquerda desce para 6,6% e o CDS sobe para 4,6%.

domingo, janeiro 13

MÚSICAS PARA RECORDAR

Hoje apresenta-se um grande sucesso das pistas de Dança no ano de 1995 - "Estou na Lua" da banda Os Lunáticos.

sexta-feira, janeiro 11

ÁGUA AUMENTA MAIS UMA VEZ EM FARO!

Após os aumentos brutais da tarifa da água no ano transacto, eis que no presente ano a história repete-se...

Seguidamente apresenta-se um comunicado do PSD/Faro que a JSD farense subscreve integralmente.

A Comissão Politica de Secção do PSD/Faro denuncia o aumento de tarifários, para 2008, que a FAGAR aprovou no passado mês de Outubro, pela mão da Câmara Municipal de Faro.

A Câmara Municipal de Faro é a accionista maioritária da FAGAR (detém 51% do capital desta empresa de capitais públicos e privados), sendo o Presidente da Câmara também Presidente da Assembleia-Geral da FAGAR, e um dos vereadores socialistas o Presidente do Conselho de Administração da FAGAR, pelo que o PSD/Faro lamenta que este grave aumento do custo da água com repercussões danosas para os Farenses, já em vigor, tenha sido omitido deliberadamente aos Munícipes durante três meses, ficando apenas no conhecimento do próprio Presidente da Câmara, dos vereadores socialistas e da FAGAR.

Importa esclarecer os FARENSES de que neste ano de 2008 vão ter que suportar aumentos no consumo de água desde 5,3% até 18,2% (em função do escalão) o que perfaz um aumento médio superior a 13%.

Nas tarifas de saneamento os aumentos chegam aos 15,9% (para o Município e Juntas de Freguesias), 15,6% (para Instituição/Utilidade Pública) e nos restantes consumidores aumentos médios superiores a 3%.

Este aparente pequeno acréscimo será coberto pelo aumento que a FAGAR aprovou para o Município e Juntas de Freguesia (aumento de 15,9%).

Na verdade, todos os Farenses, por via indirecta, vão suportar do seu bolso o financiamento à FAGAR, através do orçamento da CMF e das Juntas de Freguesia.

Nas restantes tarifas os aumentos são na ordem dos 15%.

Num ano em que os salários dos portugueses (funcionários públicos) tiveram um pequeno aumento na casa dos 2% e que, em contrapartida, o custo do pão sofre um aumento na ordem dos 10%, a electricidade 4%, e em que a generalidade dos bens de primeira necessidade sofreram aumentos muito acima da inflação, o PS e o seu Executivo na Câmara de Faro prosseguem cegamente a sua politica de imposição de sacrifícios aos habitantes de Faro, mediante aumentos completamente absurdos e inaceitáveis, numa linha de actuação politica que tem continuamente praticado, como são exemplo os aumentos das taxas de IMI e derrama, aprovados pelo PS em reunião de Câmara, e cujos efeitos apenas não vingaram (IMI), ou foram atenuados (derrama), devido à oposição firme e responsável que o PSD tem exercido na Assembleia Municipal de Faro.

quinta-feira, janeiro 10

ATINGIU-SE AS 18.000 VISITAS!

À beira de atingir um ano e meio de existência, o blog "Pensar Faro", alcançou hoje as 18.000 visitas, tendo batido o record de visitas mensais no último mês ao alcançar 1597 entradas.

É de realçar que este blog no último ano tem sempre ultrapassado as 1000 visitas mensais (excepção no mês de Agosto) e esse número tem vindo sempre a crescer, mantendo-se, de acordo com o Blogómetro Nacional, entre os 450 blogs mais lidos em Portugal, continuando a ser o blog mais visitado de uma Juventude Partidária.

Por outro lado, cada visitante, gasta em média 4 a 5 minutos a navegar pelo "Pensar Faro" demonstrado assim o interesse que os vários posts têm suscicitado junto dos cibernautas.

Assim, estes resultados dão-nos confiança e ânimo para o futuro, onde a JSD/Faro pretenderá fidelizar cada vez mais os seus visitantes e aumentar ainda mais o seu número de visitas.

Para já, só nos resta agradecer a vossa visita, esperando que continuem a ser leitores assíduos e interessados do PENSAR FARO.

quarta-feira, janeiro 9

NOVA POLÉMICA INSTALADA NO HOSPITAL CENTRAL DE FARO

Em declarações à Lusa, um médico das urgências do Hospital de Faro disse hoje que a assistência médica aos doentes está com falhas devido à falta de um coordenador da Unidade de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e de médicos neurologistas naquele serviço.

Segundo o Diário Online, o médico, que pediu para manter o anonimato, terá afirmado que a Unidade de AVC do Hospital Central de Faro «está sem coordenador e médicos neurologistas há mais de um mês, devido à transferência do então coordenador, o médico Luís Pereira, para o Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio (CHBA)», em Portimão, em meados do passado mês de Novembro.

A mesma fonte hospitalar revelou à Lusa que os serviços daquela Unidade «estão a ser assegurados pela equipa de enfermagem e, esporadicamente, pelos médicos neurologistas da urgência hospitalar».

Também à Lusa a presidente do Conselho de Administração do Hospital Central de Faro, Ana Paula Gonçalves, desmentiu tudo e assegurou a normalidade do serviço.

Segundo o Diário Online, a presidente do Conselho de Administração, depois de o médico e coordenador Luís Pereira ter ido trabalhar para o hospital do Barlavento algarvio, foi nomeada a 28 de Novembro uma nova coordenadora do serviço de AVC, a médica Fátima Firmino.

No entanto, de acordo com o Diário Online, fontes médicas do hospital ouvidas pela Lusa disseram que Fátima Firmino foi convidada para o cargo mas nem chegou a entrar em funções, uma vez que um projecto que apresentou para a coordenação da Unidade terá sido recusado pelo Conselho de Administração.

A JSD/Faro lamenta a existência de mais um caso polémico no Hospital Central de Faro, onde fica bem patenteado a falta de diálogo e de coordenação entre os técnicos de saúde e a administração hospitalar, sendo inaceitável que sobre esta matéria existam tantas informações contraditórias revelando que algo não está bem no seio desta unidade hospitalar.

Para esta Comissão Política, não é correcto que os farenses e os algarvios sejam confrontados com esta disparidade de informações, concluindo que alguém está a faltar à verdade sobre esta matéria, comportamento esse que se considera inaceitável, pois para além de dar a sensação de "brincarem" com a saúde das pessoas, apenas serve para lançar suspeitas e aumentar a falta de confiança no Hospital de Faro.

sábado, janeiro 5

MÚSICAS PARA RECORDAR

Hoje, a propósito do cancelamento do rally Lisboa-Dakar é aqui divulgada a música "oficial" desta mítica prova, que se chama Sama Amie e é cantada pelo senegalês Wock.

sexta-feira, janeiro 4

RALLY LISBOA – DAKAR FOI CANCELADO!

Na véspera do arranque para a 30ª prova do Dakar, a organização (A.S.O) decidiu de acordo com um comunicado, cancelá-la, afirmando que “após inúmeros contactos com o governo francês – em particular o Ministério dos Negócios Estrangeiros – e tendo em conta as suas fortes recomendações, os organizadores do Dakar tomaram a decisão de anular a edição 2008 da prova, que deveria decorrer entre 5 e 20 do corrente mês, ligando Lisboa à capital do Senegal”.

O mesmo comunicado refere que “tendo em conta as actuais situações de tensão política, a nível internacional, o assassinato de quatro turistas franceses, no passado dia 24 de Dezembro, atribuído a um ramo do Al-Qaida, no Magreb islâmico, e acima de tudo as ameaças, directas, lançadas contra a prova, por movimentos terroristas, a A.S.O. não pode tomar outra decisão que não seja a anulação da prova”.

Esta decisão é um rude golpe na promoção turística de Portugal e da região do Algarve, sendo avultadas as somas investidas para que esta edição conseguisse superar as expectativas que as duas últimas edições habituaram os espectadores e os amantes do todo-o-terreno, o que se traduz agora num forte prejuízo.

Lamenta-se que os pilotos, equipas e patrocinadores (que investiram meses de trabalho a que se alia um esforço financeiro enorme) não tenham sido auscultados na tomada desta polémica decisão, não se compreendendo porque motivo o Dakar não se realiza até ao final das suas etapas em Marrocos, guardando para aí a decisão final de cancelar ou não a edição 2008.

Recorda-se que a instabilidade política no Norte de África foi sempre uma constante existindo sempre algumas ameaças ao longo destes anos de Dakar, e do ponto de vista da JSD/Faro é inaceitável ceder à chantagem e às ameaças de um grupo terrorista, dando assim a este suposto braço da Al-Qaida uma vitória, pois através das suas hipotéticas ameaças terroristas conseguiram cancelar a maior prova de todo-o-terreno do mundo.

GOVERNO QUER ESCOLAS SEM NOMES DE SANTOS

De acordo com o jornal Correio da Manhã (dia 2) as escolas básicas e secundárias vão deixar de ter Santos ou Santas na denominação oficial. A indicação partiu do Ministério da Educação, no âmbito da aplicação do Decreto de Lei n.º 299/2007, da Lei de Bases do Sistema Educativo.

Segundo a mesma fonte, para redenominar as escolas públicas o Ministério entendeu encarregar da escolha as assembleias de escola, dando entretanto a indicação aos órgãos directivos de que devem ser evitadas alusões religiosas, como nomes de Santos ou Santas.

Assim, de acordo com o CM, o referido decreto fala que o patrono da escola deve ser "uma personalidade de reconhecido valor, que se tenha distinguido na região no âmbito da cultura, da ciência ou educação, podendo ainda ser alusivas à memória da expansão portuguesa, à antiga toponímia ou a características geográficas do local onde se situam os estabelecimentos de ensino".

No entanto, de acordo com o mesmo jornal (dia 4), o Ministério da Educação desmentiu ontem que tenham sido dadas indicações às assembleias de escola para que, na aplicação do Decreto-lei 299/2007, evitem a utilização de referências religiosas, mas o CM tem a confirmação de que tal situação se verificou em vários concelhos do Norte e Centro do País, entre os quais Viseu, Pombal, Figueira da Foz, Aveiro, Fafe, Braga e Viana do Castelo.

A confirmar-se esta noticia (que também foi divulgada em outros órgãos de comunicação social) a Comissão Política de Secção da JSD/Faro repudia veementemente esta intenção do Ministério da Educação, considerando que a mesma é portadora de um fundamentalismo laicista e que vai claramente contra a cultura e história de Portugal e do seu povo. Neste sentido, esta Comissão Política apela para que esta medida despropositada, ridicula e desajustada à realidade portuguesa, seja imediatamente considerada sem efeito, respeitando assim a história e a cultura de Portugal.

quinta-feira, janeiro 3

LISBOA-DAKAR COMEÇA SÁBADO!

Este sábado, às 6h00 dá-se o arranque para a 30ª edição do Rally Lisboa-Dakar, a maior e a mais mítica prova de todo-o-terreno do mundo, que terminará na capital senegalesa a 20 de Janeiro.

De acordo com o Observatório do Algarve, durante os dois dias em que a prova fica em Portugal vai haver um total de 1021 quilómetros de rally, nas ligações Lisboa-Portimão (dia 5) e Portimão-Málaga (dia 6). Esta edição do Rally vai ser uma das mais compridas de sempre com 9273 quilómetros (3537 quilómetros de Ligações e 5736 de Especiais), mais mil quilómetros que a edição de 2007, onde as dunas africanas voltam a ser os maiores desafios para os pilotos.

Tal como no ano transacto, no que diz respeito aos carros, as equipas oficiais da Mitsubishi e da Volkswagen são as favoritas para chegarem ao pódio, apostando também nos mesmos pilotos da prova de 2007. Contudo, os “buggys” do francês Jean Louis Schlesser, a BMW e o Volkswagen Touareg de Carlos Sousa (Lagos Team) seguramente terão algo a dizer ao longo destes 15 dias de prova.

Nas motas, o algarvio Ruben Faria da equipa Lagos Team já teve duas "provas de preparação" este ano. Venceu o Rally de Marrocos, em Setembro, e ficou em nono lugar no Rally do Dubai, o que dá a esperança de uma boa classificação neste Dakar, tal como Hélder Rodrigues, também da Lagos Team, que na edição passada ficou em quinto na geral, conseguindo a melhor classificação de sempre de um português nas motas.

Mais uma vez a RTP vai transmitir em directo as duas "especiais" portuguesas. Sábado a partir das 11h00 e Domingo a partir 10h00. Diariamente, ao final da noite, será transmitido neste mesmo canal o resumo da etapa.