quinta-feira, julho 31

FAGAR – PROPOSTA DO PRESIDENTE DA CÂMARA É LESIVA PARA O MUNICIPIO E PARA OS FARENSES

Seguidamente é apresentado um Comunicado da responsabilidade do PSD/Faro que a JSD subscreve inteiramente.

O PSD votou contra a proposta do novo Modelo de Financiamento da FAGAR apresentada pelo executivo do P.S. na Assembleia Municipal de Faro (A.M.), uma vez que a referida proposta não serve os interesses do Município e terá consequências graves para os farenses a curto prazo.

Na génese da constituição da FAGAR esteve sempre o compromisso, já concretizado, de que o município entrava na sociedade com todo o património que á data era propriedade dos Serviços Municipalizados de Faro, avaliado em cerca de 13.000.000 de euros, e em contrapartida, os sócios de direito privado ficaram obrigados a prestações acessórias no montante de cerca de 18.000.000 euros, não concretizado.

Por força da aplicação da lei 53-F/2006, e do facto de os sócios de direito privado não terem efectuado as prestações acessórias acima referidas, tornou-se necessário alterar o modelo de financiamento da FAGAR, mas a proposta apresentada pelo P.S. impõe á FAGAR a obrigação de contrair um empréstimo de cerca de € 17,5 milhões, ficando os sócios de direito privado com o dever de entrar apenas com € 3,5 milhões, como prestações acessórias não remuneradas. O PSD rejeita a solução preconizada pelo PS, que desonera os sócios de direito privado das suas obrigações iniciais, e em contrapartida onera o município com um encargo demasiado elevado.

A proposta do PS terá uma consequência óbvia: O aumento das tarifas da água, a suportar pelos munícipes farenses.

O PSD rejeita que a discussão de um tema desta importância se faça à luz de mera demagogia politica e do calendário eleitoral socialista, denunciando a já habitual pressão exercida pelo PS com o único intuito de aprovar “à pressa” matérias que requerem reflexão e análise séria.

O PSD realça que proposta apresentada pelo PS na Assembleia Municipal de Faro, mereceu a rejeição unânime de toda a oposição, e desafia o Partido Socialista a apresentar aos farenses uma proposta que salvaguarde os seus interesses e a posição do Município na sociedade FAGAR e não aceita que o executivo socialista da Câmara Municipal de Faro venha agora culpar o PSD por eventuais atrasos nas obras de abastecimento de águas e saneamento básico ao Concelho de Faro, quando na verdade se trata tão somente da incapacidade que tem demonstrado em gerir a FAGAR.

A Comissão Política de Secção do PSD/Faro

CRUZEIRO PELAS ILHAS BARREIRA

A JSD/Faro vai organizar no dia 15 de Agosto (6ª feira - feriado) um "Cruzeiro pelas Ilhas Barreira do Concelho de Faro", passando pela ilha Deserta e pelos núcleos habitacionais do Farol, Hangares e Culatra.

Durante a travessia/passeio de barco, será dada pelo guia uma explicação e descrição do sistema de ilhas barreira da Ria Formosa e da biodiversidade que se pode encontrar neste sistema lagunar.


A partida está prevista para as 9h30 e a chegada para as 17h00.

Para te inscreveres contacta os dirigentes da JSD/Faro ou envia um e.mail para: jsd.faro@gmail.com

Não percas esta oportunidade! Vem conhecer a Ria Formosa e as ilhas do concelho de Faro.

quarta-feira, julho 30

NÃO DEIXEM DESTRUIR O LUDO

JSD/Faro e JSD/Loulé lançam alerta

Como é do conhecimento geral, a zona do Ludo (pertencente aos concelhos de Loulé e Faro) é uma zona bastante sensível em termos ambientais pois, para além de ter uma elevada biodiversidade, alberga espécies únicas a nível europeu. O Ludo é uma das poucas áreas litorais algarvias que ainda apresenta um ecossistema praticamente intocado pelo Homem, servindo também de protecção ao Parque Natural da Ria Formosa. A pressão urbanística nesta zona tem sido constante, devido à proximidade do mar e ás suas características, contudo, até agora, o local tem sido protegido graças à proibição de construção imposta à zona.

Tendo sido noticiado em diversos órgãos de comunicação social a compra de mais de 500 hectares de terreno no Ludo, com o objectivo de construção, nomeadamente através da obtenção de um projecto PIN (Projecto de Interesse Nacional), a JSD/Faro e a JSD/Loulé pedem a maior atenção por parte das autoridades competentes (Câmaras Municipais de Loulé e Faro; CCDR Algarve; ICN e Ministério da Economia) para esta situação, sendo de extrema importância salvaguardar o local de qualquer tipo de construção que não exija os mais elevados parâmetros de protecção ambiental.

Apesar da construção civil e o turismo serem mais valias importantes para a nossa região, não podem os mesmos serem desculpa para o atropelo das leis do nosso país, nomeadamente através da concessão de PIN`s. É de extrema importância que as autarquias, bem como os restantes interveninentes na zona, sejam ouvidos neste processo e que o seu parecer seja efectivamente tomado em consideração.

É igualmente importante que, de uma vez por todas, o Plano de Ordenamento do Parque Natural da Ria Formosa seja aprovado e implementado, para que se torne uma realidade e venha evitar conflitos e sobreposições de interesses e jurisdições como actualmente acontece.

A JSD/Faro e a JSD/Loulé irão continuar a acompanhar o desenvolvimento desta questão com atenção, intervindo na defesa do Ludo sempre que se verifique necessário, não deixando morrer um dos últimos redutos naturais do litoral algarvio.

O Presidente da JSD/Faro O Presidente da JSD/Loulé
Bruno Lage Bruno Inácio


sábado, julho 26

JSD/FARO CONTRA A PROIBIÇÃO DA PRÁTICA DE WINDSURF E KITESURF NA RIA FORMOSA

É com forte desagrado que JSD/Faro reage à decisão da Autoridade Marítima de interditar a prática de Windsurf e kitesurf na Ria Formosa.

Recorde-se que faz hoje precisamente um ano que a JSD farense colocou um post no blog "Pensar Faro", onde descrevia o Kitesurf como modalidade em franca expansão sobretudo em Faro, devido às excelentes condições que a Ria Formosa oferece para a sua pratica e não pode aceitar que devido à ocorrência de alguns acidentes, a melhor solução encontrada pela polícia marítima passe pela proibição da pratica destas modalidades, sendo uma delas, inclusivé, um desporto Olímpico.

Para esta Comissão Política esta medida tem tanta lógica, como proibir a circulação de veículos automóveis nas estradas portuguesas para terminar com os altos níveis de sinistralidade. Acresce o facto das autoridades já não considerarem perigoso a pratica destes desportos no lado da costa, onde a presença humana nas praias e no mar é muito mais significativo do que na Ria e que a circulação de embarcações não é negigenciavel.

Neste sentido, a JSD/Faro apela ao bom senso dos responsáveis por esta medida para que levantem esta interdição rapidamente e que definam zonas dentro da Ria Formosa para a pratica destas modalidades, pois no entender desta estrutura política o problema passa pela gestão "anárquica" da Ria, onde não existem zonas devidamente identificadas para a pratica de desporto, para banhos e para circulação de embarcações.

A Comissão Política de Secção da JSD/Faro

O Presidente

Bruno Lage

sexta-feira, julho 25

LIMPEZA ÉTNICA

Esta é a realidade que se vive em Loures e também um pouco por todo o País, mas são poucos que têm a coragem de colocar o dedo na ferida. Este artigo é a excepção.

Fica aqui, para reflexão, um artigo de opinião de Mário Crespo, com o título "Limpeza Étnica".


O homem, jovem, movimentava-se num desespero agitado entre um grupo de mulheres vestidas de negro que ululavam lamentos. "Perdi tudo!" "O que é que perdeu?" perguntou-lhe um repórter.

"Entraram-me em casa, espatifaram tudo. Levaram o plasma, o DVD a aparelhagem..." Esta foi uma das esclarecedoras declarações dos autodesalojados da Quinta da Fonte.

A imagem do absurdo em que a assistência social se tornou em Portugal fica clara quando é complementada com as informações do presidente da Câmara de Loures: uma elevadíssima percentagem da população do bairro recebe rendimento de inserção social e paga "quatro ou cinco euros de renda mensal" pelas habitações camarárias. Dias depois, noutra reportagem outro jovem adulto mostrava a sua casa vandalizada, apontando a sala de onde tinham levado a TV e os DVD. A seguir, transtornadíssimo, ia ao que tinha sido o quarto dos filhos dizendo que "até a TV e a playstation das crianças" lhe tinham roubado.

Neste país, tão cheio de dificuldades para quem tem rendimentos declarados, dinheiro público não pode continuar a ser desviado para sustentar predadores profissionais dos fundos constituídos em boa fé para atender a situações excepcionais de carência. A culpa não é só de quem usufrui desses dinheiros. A principal responsabilidade destes desvios cai sobre os oportunismos políticos que à custa destas bizarras benesses, compraram votos de Norte a Sul.

É inexplicável num país de economias domésticas esfrangalhadas por uma Euribor com freio nos dentes que há famílias que pagam "quatro ou cinco Euros de renda" à câmara de Loures e no fim do mês recebem o rendimento social de inserção que, se habilmente requerido por um grupo familiar de cinco ou seis pessoas, atinge quantias muito acima do ordenado mínimo. É inaceitável que estes beneficiários de tudo e mais alguma coisa ainda querem que os seus T2 e T3 a "quatro ou cinco euros mensais" lhes sejam dados em zonas "onde não haja pretos". Não é o sistema em Portugal que marginaliza comunidades. O sistema é que se tem vindo a alhear da realidade e da decência e agora é confrontado por elas em plena rua com manifestações de índole intoleravelmente racista e saraivadas de balas de grande calibre disparadas com impunidade.

O país inteiro viu uma dezena de homens armados a fazer fogo na via pública. Não foram detidos embora sejam facilmente identificáveis. Pelo contrário. Do silêncio cúmplice do grupo de marginais sai eloquente uma mensagem de ameaça de contorno criminoso - "ou nos dão uma zona etnicamente limpa ou matamos." A resposta do Estado veio numa patética distribuição de flores a cabecilhas de gangs de traficantes e auto denominados representantes comunitários, entre os sorrisos da resignação embaraçada dos responsáveis autárquicos e do governo civil. Cá fora, no terreno, o único elemento que ainda nos separa da barbárie e da anarquia mantém na Quinta da Fonte uma guarda de 24 horas por dia com metralhadoras e coletes à prova de bala. Provavelmente, enquanto arriscam a vida neste parque temático de incongruências socio-políticas, os defensores do que nos resta de ordem pensam que ganham menos que um desses agregados familiares de profissionais da extorsão e que o ordenado da PSP deste mês de Julho se vai ressentir outra vez da subida da Euribor.

quinta-feira, julho 24

JSD APLAUDE CRIAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA NA UALG

Foi com grande satisfação que a JSD/Faro assistiu hoje ao anúncio, por parte do Governo, do arranque do curso de Medicina na Universidade do Algarve em Setembro de 2009.

Recorde-se que esta juventude partidária, que defendia desde 1998 a criação deste curso no Algarve, apresentou em 2006, por parte da sua estrutura distrital, na altura liderada por Cristóvão Norte que foi o mentor da iniciativa, uma petição intitulada "Curso de Medicina já!" que foi entregue, discutida e debatida na Assembleia da Republica, e que recolheu quase 10.000 assinaturas por todo o Algarve. Constitui para nós motivo de regozijo esta decisão e um alento para aqueles, como nós, que acreditam que a democracia participativa tem um papel muito importante a desempenhar na nossa sociedade.

Para esta Comissão Política, esta decisão cobre-se de inteira justiça pois Portugal Continental dispõe de nove cursos de medicina e nenhum se encontra situado abaixo do Rio Tejo o que acarreta severos impactos na qualidade dos serviços de saúde prestados e condiciona a reformulação da precária rede hospitalar da região Algarvia.

Espera-se que os futuros técnicos de saúde formados pela Universidade do Algarve possam num curto espaço de tempo minimizar as carências de falta de médicos de família nos centros de saúde no Algarve.

A região fica mais apta, dotada desta valência estrutural, a assegurar a permanência de profissionais qualificados na área da saúde bem como de oferecer, quer aos residentes quer aos turistas, garantias de melhores cuidados médicos.

A Comissão Política de Secção da JSD/Faro

O Presidente

Bruno Lage

AGORA SIM: CURSO DE MEDICINA JÁ!

O Algarve rejubila. À Universidade do Algarve foi cometida, após milhares de dias de esforços incessantes, a espinhosa tarefa de erguer um Curso de Medicina que cumpra os minuciosos ditames de exigência que o ensino desta ciência encerra.

Cumpre, nesta hora de contentamento, enfatizar o papel crucial daqueles que impulsionaram a criação do Curso bem como celebrar o envolvimento das forças vivas que foram condimentando o caldo de cultura que propiciou a obtenção deste êxito. A Academia deve, neste plano, ser agraciada. Nela, pela mão do Prof. Adriano Pimpão, nasceu a ideia que temos alimentado ao longos destes anos, sem beneplácito ou complacência dos poderes públicos, mas que foi fazendo o seu caminho, caminhando. Foi a ideia sendo burilada, resistindo à inflexibilidade dos sucessivos governos convertidos ao corporativismo, aperfeicoando-se e oferecendo um novo paradigma do ensino da medicina que recria a figura do médico, para além de apetrechos meramente técnicos, dotado de uma dimensão pessoal que suscite a confiança do paciente. Fica claro que a região precisa que a Universidade puxe a carroça e que, quando ela é puxada com vigor, o Algarve transfigura-se.

Para mim e para aqueles que comigo participaram na petição " Curso de Medicina já" é hoje um dia épico. Dos que não se esquece e se relembra. Recordo que foram recolhidas 9500 assinaturas e que, por isso, a questão foi discutida em plenário da Assembleia da República, o governo e os partidos foram confrontados com os seus compromissos políticos, a região foi alvoraçada pela gestação de uma plataforma cívica que encarnava uma indómita vontade de, no plano político, contribuir para que os congestionamentos nos corredores de São Bento fossem superados. Lá estivemos, em audiência com o Presidente da assembleia, Dr. Jaime Gama, na Comissão de Educação e com as representações parlamentares das forças presentes no hemiciclo, carregando sobre os ombros os argumentos que presidiam a tão justa pretensão. Tudo isso hoje é muito reconfortante. Cultivamos a imodéstia, ainda que num grau ínfimo, de termos contribuido para tão afortunada decisão.

O Algarve vence hoje um severo constrangimento. Esta decisão oferece um mundo novo de oportunidades. Aos nossos jovens que para prosseguir o seu sonho tinham que rumar a remotas paragens. Ás populações que se encontravam despidas de auxilio e a que o número de médicos que a região "importava" não conseguia acudir às suas necessidades. Ao Algarve, do povo e turístico, que poderá aguentar a inclemência estival que resulta da inundação de turistas sem ter que se postrar em poses de indisfarçável vergonha pelos seus índices de saúde depauperados. Ao Algarve que quer progredir, vencer a globalização e a concorrência voraz de emergentes destinos turísticos, ao Algarve da iniciativa e da igualdade de oportunidades e tratamento por parte do Estado, ao Algarve que sabe se não anda fica para trás.

Foi o governo que tomou a decisão, e bem. Reconheça-se o mérito. Cumpriu. Mas foi o Algarve que a conquistou. Não foi o Algarve resignado, abúlico e conformado com a sua má sorte. Não, não foi esse. A não esquecer.

Cristóvão Norte
1º Subscritor da petição "Curso de Medicina já!"

FINALMENTE! CURSO DE MEDICINA NA UALG

De acordo com noticia avançada pela TSF, o ministro da Ciência e Ensino Superior quer que o novo curso de Medicina no Algarve comece a funcionar em Setembro de 2009. Mariano Gago adiantou ainda que a escolha deste curso foi «submetida a uma avaliação por parte de uma comissão internacional».

O Governo anunciou, esta quinta-feira, que pretende que o novo curso de Medicina da Universidade do Algarve comece a funcionar em Setembro de 2009 e que seja frequentado por 120 novos alunos anuais no espaço de três anos.

No final do Conselho de Ministros desta quinta-feira, o ministro da Ciência e Ensino Superior lembrou que o processo de criação deste novo curso «foi extremamente rigoroso».

Mariano Gago explicou que este processo foi «submetido a uma avaliação por parte de uma comissão internacional do Ensino Superior de Medicina, da qual fazem parte responsáveis das disciplinas médicas e de faculdades de medicina europeias e dos EUA».

O titular das pastas da Ciência e do Ensino Superior adiantou que esta comissão recomendou com «determinadas condições, a aprovação deste novo curso de medicina no Algarve, porque se trata de um curso inovador em Portugal face ao processo de selecção, já que permite apenas a entrada de alunos que já são licenciados em alguma ciência de saúde».

«Trata-se ainda de um ensino de medicina clínica iniciado no contexto da medicina geral e familiar praticada nos centros de saúde. Trata-se da primeira vez que um curso desta natureza, que é comum no Reino Unido e nos EUA, aparece em Portugal», explicou.

Mariano Gago assinalou ainda que se pretende agora ter «médicos com melhor formação em prática clínica e em ciências médicas» e que «Portugal estará perante um novo modelo de articulação entre universidades, centros de saúde e hospitais durante a própria formação dos médicos».

Fonte: TSF

domingo, julho 20

sábado, julho 19

2º TORNEIO DE TÉNIS DE MESA DA JSD/FARO

Decorreu este fim-de-semana o 2º Torneio de Ténis de Mesa da JSD/Faro, que contou com a presença de 16 atletas.

Após uma intensa e bastante competitiva fase de grupos, onde passaram os 2 primeiros classificados de cada agrupamento, iniciou-se uma segunda fase de eliminatórias, com jogos bastante equilibrados, que culminaram na final e no apuramento do 3º e 4º classificado.

A classificação este ano foi:

Mariana Viola
Hugo Francisco
Tiago Conceição

quarta-feira, julho 16

terça-feira, julho 15

APOLINÁRIO COMEÇOU CAMPANHA ELEITORAL

Como já é do conhecimento público, o Vale da Amoreira vai ter o maior jardim de Faro. Antes de mais nada, a JSD/Faro dá os parabéns ao senhor Presidente da Câmara Municipal pela aposta que fez na melhoria da Qualidade de Vida dos farenses ao apostar na criação deste espaço público que tanta falta faz à cidade.

Contudo, esta Comissão Política, analisou atentamente as afirmações do sr. presidente da Câmara onde no jornal Barlavento afirma que "…a área mais forte será a da saúde. Umas das apostas são as chamadas residências com assistência, cujos habitantes têm acesso rápido e privilegiado a apoio médico e social." Muito bem! Mas e o resto da população?!...Será que quem mora no Bom João, Alto Rodes, Penha, na Senhora da Saúde ou em outras zonas do concelho, como por exemplo Estói e Santa Bárbara, também não deve ter o mesmo privilegio?!...Ou é só para alguns?!...Que Política Social é esta?!...

Esta estrutura política considera que o que se trata aqui, não é pré-campanha mas efectivamente Campanha Eleitoral! Reparem que de acordo com a noticia colocada no referido jornal: "O plano ainda deverá demorar um ano a ser elaborado e será, antes da sua aprovação, sujeito a consulta pública. «Pensamos que, em Julho do próximo ano, estaremos em condições de o levar à A.M.""Apesar de já estarem a decorrer obras naquela zona, José Apolinário frisou que este plano «é uma proposta de planeamento, não é obra». Os loteamentos privados «que já estão em curso» vão ser, posteriormente, «integrados» no futuro plano." Afinal no que ficamos?!... Se o projecto ainda está em planeamento, que enquadramento terá as obras já executadas? Mais uma vez: e os outros?!...Porque razão também não se enquadra nesta parte do projecto a melhoria da qualidade de vida planeada?!

A JSD/Faro entende que uma grande melhoria na qualidade de vida em Faro, seria para já, a execução, com carácter de urgência, da 2º Fase da Variante a Faro. Entendemos que é fundamental tirar do centro da cidade, grande parte do tráfego rodoviário que obrigatoriamente tem de passar por dentro de Faro. Esta obra, permitirá, logo à partida, um significativo descongestionamento dos acessos a Faro.

Conclui-se que, apesar dos 3 anos e meio de mandato, o executivo municipal continua sem uma estratégia definida para Faro.

segunda-feira, julho 14

2º TORNEIO DE TÉNIS DE MESA DA JSD/FARO

A JSD/Faro vai realizar no próximo dia 18 o seu 2º Torneio de Ténis de Mesa.

Inscreve-te, junto dos dirigentes da JSD/Faro ou enviando um e.mail para: jsd.faro@gmail.com


Atenção: Inscrições limitadas

sábado, julho 12

MENDES BOTA VENCEU ELEIÇÕES PARA O PSD/ALGARVE

Mendes Bota venceu ontem à noite as eleições para a Comissão Política Distrital do PSD/Algarve alcançando praticamente 63% da vontade do eleitorado (724 votos) contra os 419 votos de Macário Correia (36,3%).

Dos 16 concelhos do Algarve, Mendes Bota venceu em 11 (Alzejur, Vila do Bispo, Lagos, Monchique, Portimão, Lagoa, Albufeira, Loulé, Faro, Olhão e VRSA), empatou em 1 (São Brás) e perdeu em 4 (Alcoutim, Castro Marim, Tavira, Silves).

Dos 2254 militantes com capacidade eleitoral votaram 1166, correspondendo uma abstenção de aproximadamente 48%.

Para a Mesa da Assembleia Distrital também venceu a Lista A, encabeçada por Elidérico Viegas com 735 votos contra os 406 alcançados por Carlos Martins.

Para o Conselho de Jurisdição Distrital, votação por método de Hondt, Vitor Silva, que encabeçava a Lista A foi o vencedor com 730 votos, obtendo 3 mandatos, tendo a lista liderada por Noronha Ferreira atingido os 410 votos, tendo por isso eleito 2 membros para o Conselho de Jurisdição.

Seguidamente apresenta-se os diferentes resultados das eleições de ontem à noite, nas 16 concelhias do Algarve.

Nota: Para se observar os quadros aumentados, basta clicar nos mesmos.

sexta-feira, julho 11

PSD/ALGARVE VAI HOJE A VOTOS

Hoje, entre as 20h e as 23h, os militantes do PSD/Algarve vão escolher, em cada uma das 16 sedes concelhias, a equipa que vai gerir os destinos do PSD regional no próximo biénio.

A Lista A, é liderada por Mendes Bota, enquanto que a Lista B é liderada por Macário Correia.

Constituição da Lista A - Mendes Bota

Comissão Política Distrital

Presidente - José Mendes Bota (Loulé)
Vice-presidente - Desidério Silva (Albufeira)
Vice-presidente - Marcos Guia (Faro)
Tesoureiro - Mário Botelho (Loulé)
Vogal - Antonieta Guerreiro (Portimão)
Vogal - Bruno Lage (Faro)
Vogal - Hernâni Correia (Portimão)
Vogal - Horácio Piedade (Loulé)
Vogal - Joaquim José Cabrita (Lagoa)
Vogal - Manuel Bento Serra (Faro)
Vogal - Maria do Carmo Conceição (Olhão)
Vogal - Nuno Marques (Lagos)
Suplentes: Gonçalo Mesquita (S. Brás de Alportel), Manuel Gonçalves (Faro), Miguel Guerreiro (Loulé), Nuno Correia (Loulé)

Mesa da Assembleia Distrital

Presidente - Elidérico Viegas (Faro)
Vice-presidente - José Graça (Loulé)
Secretário - João Gomes (Castro Marim)
Secretário - Maria de Deus Domingos (Loulé)
Suplente: José Armando Ramos (Monchique)

Conselho de Jurisdição Distrital

Presidente - José Vítor Silva (Faro)
Vice-presidente - Tomás Nunes (S. Brás de Alportel)
Vogal - Pedro Gonçalves (Loulé)
Vogal - Ana Carla Abreu (Portimão)
Vogal - Fernando Várzea (Monchique)
Suplentes: Hélder Cabrita (Aljezur), Vítor Duarte (Vila do Bispo

Constituição da Lista B - Macário Correia

Comissão Política Distrital

Presidente – José Macário Correia (Tavira)
Vice-presidente – Isabel Soares (Silves)
Vice-presidente – Francisco Amaral (Alcoutim)
Tesoureiro – Tiago Botelho da Silva (Faro)
Vogal – Ana Vidigal (Albufeira)
Vogal – David Assoreira (Faro)
Vogal – Sandra Amendoeira (Olhão)
Vogal – António Nascimento (Faro)
Vogal – Lina Sequeira (S. Brás de Alportel)
Vogal – Paulo Custódio (Faro)
Vogal – Ricardo Barros (Portimão)
Vogal – Nuno Cabrita (Loulé)
Suplentes: António Cabrita (VRSA), João Valentim (Castro Marim), Luís Dias (Lagoa), Eleutéria Viegas (Monchique) e Andreia Lourenço (Lagos).

Mesa da Assembleia Distrital

Presidente – Carlos Martins (Portimão)
Vice-presidente – Eduardo Cruz (Olhão)
Secretário – José Carlos Júnior (Faro)
Secretário – Maria Irene Teixeira (Loulé)
Suplentes: Severino Carreira (Faro)

Conselho de Jurisdição Distrital

Presidente – António Noronha Ferreira (Faro)
Membro – Álvaro Viegas (Olhão)
Membro – Hugo Leandro (Faro)
Membro – Francisco Dias das Neves (S. Brás de Alportel)
Membro – Fernando Tomé Carneiro (Faro)
Suplentes: Jorge Santos (Loulé), Luís Horta (Tavira)

quinta-feira, julho 10

PORTUGAL APOSTA EM CARROS ELECTRICOS

Portugal vai ser um dos primeiros mercados mundiais a ter veículos eléctricos, fruto da aliança das marcas Renault/Nissan. Depois de Israel e da Dinamarca, Portugal vai comercializar veículos eléctricos para os consumidores nacionais, a partir de 2010. Um dos principais objectivos desta aposta é reduzir as emissões de CO2 e responder às sucessivas subidas do petróleo. Prevê-se uma produção a larga escala, para que este carro, de índole familiar, possa ser usado massivamente.

quarta-feira, julho 9

JSD/FARO APOIA CANDIDATURA DE MENDES BOTA

A JSD/Faro deliberou ontem à noite, por unanimidade, apoiar a candidatura do Dr. Mendes Bota à liderança do PSD/Algarve, esperando que o novo mandato tenha a mesma qualidade, o mesmo empenho e o mesmo dinamismo que o cessante.

Esta Comissão Política, concluiu que o mandato desta estrutura política regional fica marcado de forma muito positiva, tendo inclusive sido a única força política que marcou vincadamente e de forma persistente e batalhadora a agenda política do Algarve, merecendo por isso todo o respeito, consideração e confiança para o futuro.

Para além disso, o PSD/Algarve executou inúmeras iniciativas, como o relançamento da Festa do Pontal, a realização de Acções de Formação, Conferências e Sessões de Esclarecimento, Jantares e eventos políticos diversos, devolvendo alegria, sustentabilidade técnica e combatividade ao PSD regional.

Acresce o facto, também importante, de o Dr. Mendes Bota ao longo do seu mandato ter mostrado grande interesse e entusiasmo pelas iniciativas da Juventude Social Democrata considerando a “Jota” como sendo um dos pilares da renovação e do inconformismo que dão força ao PSD. Para tal, sempre manteve uma forte colaboração e apoio nas iniciativas desenvolvidas pelos jovens sociais-democratas, que agora não podem ficar indiferentes, sendo com naturalidade que esta estrutura política decidiu tornar publico o seu apoio.

Faro, 9 de Julho de 2008

A Comissão Política de Secção da JSD/Faro

O Presidente

Bruno Lage

domingo, julho 6

sábado, julho 5

EMPATE TÉCNICO ENTRE PSD E PS

De acordo com a sondagem INTERCAMPUS para a TVI, se as eleições fossem hoje, o PS tinha razões de sobra para se preocupar. O PSD de Manuela Ferreira Leite está mesmo a apanhar o Partido Socialista de José Sócrates.

Os socialistas têm ainda de se preocupar seriamente com o Bloco de Esquerda, que surge com alguma surpresa como a terceira força política portuguesa.

Se as eleições fossem agora o PS ganharia com 36,3% dos votos, mas sem maioria absoluta. O Partido Socialista não garantia também uma grande vantagem sobre o PSD, já com Manuela Ferreira Leite na liderança, os sociais-democratas são a escolha de 34,9% dos portugueses.

A grande surpresa da sondagem TVI/Intercampus é o Bloco de Esquerda, que passa a terceira força política com 13,4% das intenções de voto. O PCP reúne 10,1%, o CDS-PP 4,2 e 1,1% faz outra escolha.

Na divisão por sexos, o PSD tem mais peso entre as mulheres, com 40,8% a escolher o PSD contra 37% que optam pelo PS. Já entre os homens a preferência é pelo PS, com 35,6% a dar o voto aos socialistas e 28,7% a escolher o PSD.

Na distribuição por idades verifica-se um equilíbrio entre PS e PSD. No escalão dos mais novos, entre os 35/54 anos, o PSD é favorito com 35,2% das intenções de voto contra 28,8% do PS. Os portugueses com mais de 55 anos preferem, contudo, os socialistas, entre 43,5% contra 34,4% do PSD.

Em Lisboa e Porto a vitória é também do PS, mas sem grande vantagem sobre o PSD. Curioso é verificar que, no Norte litoral, os dois partidos aparecem empatados. No centro litoral o PSD é o preferido com mais de 17% de vantagem sobre o PS. Já no interior e Sul, a escolha vai para o PS. No Sul, os socialistas levam mesmo uma vantagem de mais de 20%.

Fonte: Site da TVI

sexta-feira, julho 4

CORRIDA AO OURO VERDE

O investimento mundial nas energias renováveis aumentou cerca de 60%, chegando a 148 biliões de dólares em 2007, segundo um relatório do Programa das Nações Unidas para o Ambiente. No total, a energia limpa correspondeu a 23% de toda a nova capacidade instalada energética em 2007.

O chefe do Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUA), Achim Steiner, compara mesmo esta vaga de investimentos à energia verde, com a corrida ao ouro: “Assim como milhares de pessoas foram atraídas para a Califórnia e para o Alasca no fim do século 19, a corrida do ouro pela energia verde está a seduzir legiões de modernos exploradores em todas as partes do globo”.

Estimulado pelo preço elevado dos combustíveis fósseis e as preocupações com as emissões de dióxido de carbono que aumentam o aquecimento global, o investimento em energia limpa, de fontes como vento, sol e biocombustíveis cresceu no ano passado três vezes mais rápido do que o previsto pelo PNUA.

Segundo o relatório do PNUA, o investimento ocorrido em 2007, num total de 50, 2 biliões, foi para a energia eólica, representado desta forma um terço de todo o investimento em renováveis. Já em Março deste ano, a capacidade instalada de energia eólica no mundo excedeu 100 gigawatts, o suficiente para suprir cerca de 75 milhões de casas.

Por outro lado, o investimento em energia solar cresceu 254%, chegando a 28,6 biliões de dólares no ano passado, enquanto o sector de biocombustíveis teve uma queda de quase um terço, passando a 2,1 biliões de dólares.

O investimento público em energia renovável por meio do mercado mais que duplicou, passando de 10,6 biliões de dólares em 2006 para 23,4 biliões de dólares em 2007.

Fonte: APEA

quarta-feira, julho 2

NÉLSON: PROMETEU, CUMPRIU!!!

O nosso companheiro Nélson Faria, tinha prometido em Abril que viria a Faro na próxima actividade da JSD e cumpriu a sua palavra.

Aqui está o seu comentário deixado no nosso blog a 9 de Abril: "Mais uma vez a JSD/Faro a mostrar porque e como se deve estar em política."

"Na próxima iniciativa que tiverem levanto arraiais de Lisboa para vos fazer uma visita. Grande abraço"

Às 22 horas em ponto lá estava ele, juntamente com o Luís Nazaré, no bar Aparte a assistir ao vivo e a cores ao lançamento do livro Pensar Faro.



Ao Nélson e ao Nazaré (foto), o nosso muito obrigado pela vossa presença amiga!