quarta-feira, março 4

8 de Março, Dia Internacional da Mulher


São várias as iniciativas já programadas para comemorar o Dia Internacional da Mulher.

Dentre elas, destaca-se:

1- O Movimento das Mulheres Sociais Democratas do Algarve, vai levar a abo uma iniciativa no dia 07 de Março, em Lagoa, com o seguinte programa:

16:00 – “Conversas Com…” - no Convento de São José, em Lagoa, com as presenças:

- Professora Doutora Aurízia Anica, investigadora na UALg, (“O que nos ensinam as nossas avós feministas?”)

- Mestre Manuela Tavares, professora, escritora e investigadora, (presença a confirmar)

- Drª. Ana Zita Gomes, deputada, (“A mulher na Politica hoje”);

- Dr. José Mendes Bota, presidente do PSD/ Algarve, (“A igualdade de oportunidades entre Mulheres e Homens”)

- Dr. José Inácio, presidente da Câmara Municipal de Lagoa

- Drª. Lina Neto, coordenadora do Núcleo das Mulheres de Lagoa

20:00 – Jantar convívio - “Restaurante Antonino’s” Caramujeira – Lagoa (15 euros: entradas, Xarém com Berbigão e Pá de Porco no forno com ameixas, sobremesa, cafés, águas, sumos e vinho) - o bilhete para o jantar pode ser adquirido junto das coordenadoras de núcleo até ao dia 4 de Março, ou através do núcleo organizador pelo número: 917 576 920) – depois do jantar haverá intervenções, surpresas, muita música e animação

2 - Promovido pelo Núcleo de Faro das Mulheres Sociais Democratas do Algarve, sob o título

Uma homenagem a todas as mulheres:
que amam
que lutam,
que calam,
que choram,
que gritam,
que sofrem,

terá lugar o seguinte programa:

16:30 – Inauguração da Exposição de pintura de Natallia Yaskevich

17:00 – Oradoras – Homenagem as Mulheres

D. Maria de Jesus Bispo – A Mulher e o Trabalho
Drª Ilda Martins – A Mulher na Sociedade
D. Leontina de Sousa – A Mulher na Politica

Convidado – Eng.º Macário Correia

18:00 h Momento Musical

Canto – Prof. Brigit Wegeman
Piano – Prof. Irene Ainstein

3 - Com o apoio do Hospital de Faro, irá também realizar-se no dia 8 de Março, pelas 16:30h, uma palestra intitulada “O Poder do Feminino – Reflexões à volta do nascimento, das práticas actuais aos saberes ancestrais", no auditório do Instituto Português da Juventude, em Faro.

- Para o dia 9, está agendada uma sessão informativa sobre o tema “Auto-exame da mama”. A iniciativa é dirigida aos profissionais de saúde e decorre no auditório do Hospital de Faro pelas 14:15 horas.

- Durante esse dia vai ser projectada no átrio do Hospital de Faro uma apresentação multimédia sobre as recentes intervenções e obras de requalificação no Serviço de Urgência Obstétrica/Ginecológica e na Unidade de Grávidas, no âmbito do “Projecto Geramos Sorrisos”.

- No dia 10 de Março, pelas 11 horas, um grupo de enfermeiras e médicas do Hospital de Faro realiza no auditório da Escola EB 2/3 José Carlos da Maia, em Olhão, uma sessão informativa sob o tema “Gravidez na Adolescência”.

4 - Finalmente, uma nota de agenda, para todos e todas aquelas com um espírito desportivo:
A Associação Académica em coloboração com a UALG irá realizar, no dia 08 de Março, a 4ª Edição da Mini-Meia Maratona e a III Marcha AAUALG .
O evento terá início às 9h45 (marcha) e 10h15 (maratona), num percurso de 11 quilómetros, com partida do Campus de Gambelas e chegada ao Jardim Manuel Bivar, no centro da cidade de Faro.

Certamente, não faltarão motivos de interesse para participar!

4 comentários:

Anónimo disse...

Senhor,de cerca cnquenta anos, 1.5mts,cabelos cinza,com temperamentoque vai de um extremo ao outro...mas compreensiva(digo agressiva)procurahomem maduro e carinhoso. Qeum é quem.A unica verdade é que tem um temperamento do caraças e dá um tempero aquem com ela tem que resolver assuntos muito sociais.Srº.Macário., será você que vai pola na ordem....

Anónimo disse...

Aveiro. A Autoridade para as Condições do Trabalho (uma espécie de ASAE) fez uma incursão pelos bares de diversão nocturna na região de Aveiro, associados ao alterne, e detectou que quase todos violam as leis laborais. Empregados sem contrato e mulheres a residir ilegalmente no País é o cenário mais comum

Quase 100% dos bares de alterne violam leis laborais

A Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) detectou na região de Aveiro uma taxa de "quase cem por cento" de infracção das leis laborais em estabelecimentos de diversão nocturna associados ao alterne.

Pelo menos três dezenas de pessoas, das quais 19 portugueses, foram encontradas a exercer trabalho remunerado à margem da lei em seis boites fiscalizadas na madrugada de segunda para terça-feira nas localidades de Albergaria-a-Velha, Ílhavo e Ovar. Os casos identificados incluem as mais diversas funções, desde barman, porteiro, DJ, administrativo e dançarina.

Para além da ausência de qualquer vínculo laboral ou de descontos obrigatórios para a Segurança Social, foi detectado "um quadro generalizado de infracção às leis do trabalho", referiu fonte da ACT sem querer, para já, estimar o valor das coimas envolvidas. Na operação participaram também os serviços da Segurança Social, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e a GNR.

Doze mulheres estrangeiras, que se dedicavam ao alterne, foram fiscalizadas, existindo "situações que configuram objectivamente notificação para expulsão do País", referiu a fonte da ACT, explicando que a permanência ilegal implica a ausência de situação laboral regularizada. "O cenário encontrado de trabalho não declarado e ilegal confirma a necessidade de uma atenção contínua nesta área, até para efeitos de dissuasão", acrescentou.

A fiscalização permitiu detectar ainda uma menor portuguesa a trabalhar como alternadeira. A rapariga, de 17 anos, seria identificada pela GNR e o caso participado ao Ministério Público do Tribunal da respectiva comarca.

Do balanço final consta, entre outros, a notificação de duas brasileiras em situação irregular. O SEF iniciou para ambas um processo de expulsão. Cinco outras brasileiras foram notificadas para regularizar a sua situação.

No âmbito desta operação, 12 mulheres foram levadas para identificação - nove portuguesas, uma lituana, uma ucraniana e uma estoniana. A GNR levantou ainda autos por violação de direitos de autor e falta de licenciamento de actividade. |


SILÊNCIO DAS MULHERES DIFICULTA FISCALIZAÇÃO.



O Silêncio das pessoas que trabalham nos bares de diversão nocturna, associados ao alterne, é a maior dificuldade encontrada pela Autoridade para as Condições de Trabalho. Segundo o Inspector Geral quando se pergunta a uma mulher quantas horas trabalha e quanto ganha, geralmente responde que foi ali apenas beber um copo. Quem está atrás dos balcões geralmente diz que apenas foi ajudar um amigo.

Força GOVERNO - Força AUTORIDADES imponham ou reponham a legalidade de um Estado de Direito Democrático. Basta de hipocrisia.

Anónimo disse...

Aos jovens de Portugal.

A propósito de um blogue radical intitulado FERROADAS.

Dizia assim o articulista:


Tenho afirmado várias vezes que a auto-censura é mais tenebrosa que a censura imposta por um qualquer regime político ditatorial.

O insólito aconteceu na Biblioteca Municipal de Faro. A chefe de divisão da referida autarquia Sr.(a) Salomé Horta, deu indicações para “filtrarem” eu diria CENSURAREM alguns sites ditos incómodos.

Gostaria de perguntar à senhora o seguinte:
Quem a autorizou
Que critérios utilizou
Como define a forma de “filtragem”

Enfim toda uma série de questões que quer eu, quer de certeza os utilizadores do espaço PÚBLICO em causa, gostariam de ver esclarecidos.

Pensava eu (como sou ingénuo) que a maldita censura tinha acabado, que a bufaria tinha sido extinguida para sempre do meu país, que este tipo de gente não existia mais, que os caciques, os lambe botas e quejandos tinham sido postos na rua, mas afinal estou enganado.

Que merda de gente é esta.

De caciques e de bufos
Mandei fazer um sacrário
Para por no travesseiro
Dum cura reaccionário
-
Não sei quem seja de acordo
Como vamos terminar
Vinho velho vinho novo
Viva o Poder Popular
In-Zeca Afonso
Publicada por Ferroadas em 10.9.08


O meu comentário de cidadão consciente.



Concordo que a censura é intolerável mum regime democrático. Mas, a democracia também tem regras de cidadania ; de saber estar e de saber relacionar com as pessoas numa sociedade plural. Não sei qual foi a razão da atitude da Srª (se foi por indisciplina) para que houvesse um impedimento tão grande à livre expressão de um utente. Todos nós sabemos que num Mundo cada vez mais globalizado, sem fronteiras (e na Net com mais facilidade)violento e criminal é preciso defender a LIBERDADE em detrimento da libertinagem e da rasquice que infelizmente se vai instalando nas nossas sociedades. Porque a vida nos dá exemplos reais não virtuais de SITES INCÓMODOS e cada vez MAIS PROCURADOS (com mais tristeza por cidadãos em formação) que fomentam o terrorismo, a pedofilia, a pornografia, a violência doméstica, as chantagens e outras misérias de uma SOCIEDADE CONSUMISTA que já vai dando sinais de DECADÊNCIA.A razão da atitude da Srª provavelmente enquadrou-se nesta preocupação social que nós cidadãos conscientes devemos ter e ainda com mais veemência num SERVIÇO PÚBLICO como a BIBLIOTECA MUNICIPAL.
Parafraseando António Aleixo a vida só vai ser melhor do que até aqui - quando os comportamentos humanos também forem melhores.

Anónimo disse...

O Macário, não tem sorte com as mulheres,todas são seduzidas e perseguidas por ele. Em Faro, uma que ás "Cabeçadas" deu a entender,que ela( conhecida por vira casacas, pois pende para onde estão as sondagens)ter medo de virar a casaca, é que de socialista por muita que mude, ela nunca se "endereita".E mal seria se Macario, deixasse que a sua vitória começasse a entortar e a sua campanha se tornasse na celebre frase OLhanense - Com tal figura já o rego na vai direte.