terça-feira, março 10

Onde está o canil/gatil?


Em finais de 2005, o executivo da Câmara Municipal de Faro previu no seu orçamento para esse ano, a realização do estudo de um canil/gatil, prevendo avançar com a obra em 2006.


Por essa altura, já estava concluído o estudo prévio de Arquitectura, que tinha sido elaborado pelo GAT (Gabinete de Apoio Técnico de Faro).

Baseado nos estudos feitos pelos Médicos Veterinários de Faro e Loulé, o canil/gatil teria uma capacidade estimada para 352 animais.

As instalações seriam repartidas por três volumes, numa área de cerca de 7,5 Ha, localizada em Faro.

A estimativa total do custo era de cerca de 800.000 euros.

Ora, estamos em 2009 e escusado será dizer que passados 4 anos, o projecto não só se tornou obsoleto e desadequado, como não saiu da gaveta.

Efectivamente, caso se pretenda realmente avançar com o tão almejado projecto do canil/gatil, não só será necessário a realização de outros estudos mais recentes, como também a capacidadde inicial do espaço terá que ser ajustada à nova realidade, sendo 352 lugares um número manifestamente escasso face ao número de animais que nós vemos, todos os dias, deambulando, desgraçadamente, quer pela cidade, quer pelas freguesias do concelho.

Aliada a este facto, está a questão de saber qual seria a zona de implementação das instalações do canil/gatil, com 7,5 Ha, localizada em Faro.

Por fim, revela especial importância saber para onde foram canalizados esses 800.000 euros que estavam previstos no orçamento para este projecto.

Era caso para colocar na cidade mais um outdoor a dizer: "Não Fazemos". Ao menos, seria mais honesto e os animais agradeciam.

5 comentários:

Anónimo disse...

Em tempo de crise total dos Humanos, o mais importante é tratar das Pessoas.

Há quem viva abaixo de cão ou de gato e ande muito preocupado com a vida de um cão ou de um gato.

Anónimo disse...

Está nas assembleias municipais da câmara municipal de faro.
Tanto no P.S. como no P.S.D.exitem bastantes cães e gatos.

Anónimo disse...

Camaradas acho que e necessario um canil/gatil. porque se nem dos nossos caes e gatos conseguimos cuidar ,quanto mais das nossas pessoas.

Anónimo disse...

E se pensarem também num POMBIL.

Parece-me que o melhor para o problema se resolver de uma vez por todas é extreminar por completo os POMBOS.É uma praga que suja e provoca doenças.

No Faro Antigo só as figuras típicas tipo ZÉZINHO BEIRÃO, MENINA MARIA ou os malucos é que tinham a tara de ter muitos cães e gatos (e andavam a passeá-los na rua). Agora é moda ter um ou mais cães e gatos nos apartamentos. Será que está quase tudo MALUCO?

Anónimo disse...

como faro também tens esgotos sem tratamento e ETARS que funcionam mal.
aqui fica o aviso do que vai acontecer em olhão 5ª feira dia 12 de Março.o movimento de cidadania "Somos Olhão" vai apresntar uma queixa crime,à União Europeia contra o estado português pelo incumprimento das normas comunitárias em matéria de esgotos sem tratamento e de ETARS a funcionarem péssimamemte.
tal queixa é apresentada à comunicação social em Olhão no cais de embarque para as ilhas.
Após a queixa esse movimento vai fazer uma recolha de assinatura via net e pessoalmente para que todos os cidadãos europeus demostrem o seu descontetamento pelo actual estado de popuição da ria formosa nos 5 concelhos algarvios que esta abrange.