terça-feira, março 3

Desequilibrio Financeiro Estrutural


Foi durante um encontro com as mulheres sociais democratas, no passado dia 28/02 que Macário Correia traçou o panorama da actual situação financeira da Câmara Municipal de Faro, o qual constuirá motivo de surpresa para alguns e de preocupação para muitos mais:

“A situação da Câmara Municipal de Faro já viola a Lei das Finanças Locais e já devia ter sido declarada em desequilíbrio financeiro estrutural, com a apresentação de um rigoroso plano de recuperação, dado que a facturação vencida ultrapassa em 50% as receitas totais do ano anterior”.

“Actualmente a CMF, com a conivência do Governo está a encobrir esta grave ilegalidade, por incapacidade de gestão, continuando a cometer erros e a enganar as empresas e as colectividades”.

Em 2005, a situação já era preocupante. Mas como não houve planeamento nem visão estratégica por parte do executivo camarário em funções, a situação agravou-se exponencialmente e está agora à beira do colapso financeiro.

Existem mais 5 milhões de euros em facturas não pagas.

Cada ano que passa o passivo aumenta irresponsavelmente. A facturação vencida a partir do final de 2007 é superior a 50% das receitas totais.

E depois ainda há o displante de encobrir toda esta situação totalmente dramática, colocando cartazes ridículos de obra alheia, tentando tapar os olhos à população farense que, felizmente, não é ignorante e não se deixa iludir por esta política de tabuletas que só servem para deixar um expectro de poluição visual pela cidade!

Esta é a clara, triste e dura realidade. E os dados estão aí, para quem os queira consultar. Basta consultar os relatórios de gerência da Câmara Municipal de 1999 a 2007 em http://www.macario-faro.com/CMF99-20071.pdf ou então acendendo directamente ao site http://www.macario-faro.com/.

Não será certamente a pouco mais de 6 meses das eleições que o actual executivo conseguirá sarar ou, pelo menos, reduzir, aquilo que teve oportunidade de fazer ao longo de 4 anos e não quis ou não teve capacidade.

Com a situação actual, é caso para questionar:

É esta a gestão que queremos para Faro?

É esta a visão e o planeamento estratégico que queremos para os anos vindouros?

Claramente não!

É sim, caso para dizer Basta!

4 comentários:

Anónimo disse...

E quais são as soluções?

Aumentar as taxas que o PSD tem vindo sistematicamente a inviabilizar na Assembleia Municipal?

Sejam sérios e não brinquem com os farenses.

Anónimo disse...

Ola a todos

Este tipo de situação não admira, se é verdade. Reparem que tem sido politica "de estrategia" de se aumentar os passivos nas camaras municipais, não é só em Faro, de modo a se demonstrar obra "feita". O que é verdade é que os orçamentos para os municipios deveriam ser reavaliados. Com a nova lei das finanças locais vem agravar a situação, ficando as camaras com menos orçamento anual. A realidade é que em tempos de campanha todo se fala, todo se promete e quando do mandato nada se faz. Alias tenho de corrigir porque na verdade todas as politicas de se tomam são sempre no sentido de aumentar o passivo, á que mostrar obra.
Para quem quer "vêr com olhos de vêr", o actual presidente Jose Apolonario tem sido um bom presidente, atendendo ás circunstancias (situações que herdou do anterior executivo, tambem deixou coisas interessante como tambem coisas menos interessantes) com que assumiu o municipio.
Vamos deixar que termine a sua obra, porque no fundo quem ganha são os farenses.
Não acredito que seja o Macario Correia que vá agora resolver os problemas, sendo uma pessoa que ja conhece os meandros.

Anónimo disse...

Caros Amigos

Já a algum tempo que acompanho os blogs de faro. Deve dizer que o actual blog PENSAR FARO deixa muito a desejar. É este tipo de pessoas que rodeia o Macario Correia? Pessoas que não têm opinião propria? limitam se a copiar aquilo que os outros dizem. Estamos em ano de eleições e ainda não se debate planos estrategicos para Faro. O que andam a fazer? Devem andar a definir estrategias eleitorais, os ditos "tachos".

Anónimo disse...

Óooo olho vivo tu deves ter esse olho bem morto. Os posts que estão neste blog são na sua grande maioria artigos de opinião, sendo facil de comprovar com uma pequena visita pelo blog com os olhos bem abertos.

Já diz o ditado " Um cego vê mais do quem não quer ver..."