quarta-feira, fevereiro 13

JSD/FARO DEFENDE CONSULTA PÚBLICA PARA DECIDIR O FUTURO DO CAMPUS DA PENHA

Apolinário tem razão mas o Reitor também.

A Universidade do Algarve é outra vez noticia, mas desta vez por razões particularmente estranhas.

Ora vejamos: O reitor da UAlg defende que, "...com o objectivo de facilitar a gestão interna..." (entenda-se dificuldades económicas), deve-se concentrar escolas e faculdades num só local, em Gambelas. Até aqui tudo bem, faz sentido agora que os cursos são em formato Bolonha, aquando no passado o campus da Penha era destinado para o politécnico e o Campus de Gambelas era destinado para as Licenciaturas. Mas então, o que será feito a todo o investimento realizado recentemente no Campus da Penha?! Esses milhões investidos não provêm dos impostos pagos por todos nós?! Por outro lado, não esqueçamos que a Penha se desenvolveu bastante devido ao campus, existindo uma economia local que pode estar agora ameaçada.

E a escola de Enfermagem tambem terá o mesmo destino?! E o futuro curso de medicina onde será alocado?! É lamentavel que a reitoria não tenha um plano de desenvolvimento da UAlg, não aproveitar o potencial, não optimizar todo o espaço que tem disponivel!!!!!! Será que o Campus da Penha futuramente será uma residência ou cidade universitária?! Possivelmente não. Este espaço será sim especulado e vendido.

A JSD/Faro sensivel aos argumentos apresentados quer pelo Reitor (para o fecho do campus da Penha), quer pelo presidente da Câmara de Faro, (para a manutenção desta infra-estrutura de ensino), considera que este assunto se reveste de matéria bastante complexa e de grande sensibilidade para o futuro de um dos maiores bairros da cidade. Neste sentido esta Comissão Política recomenda que se realize uma consulta pública de forma a identificar a opinião dos farenses e alunos da UAlg sobre a manutenção ou desactivação do campus da Penha.

11 comentários:

Anónimo disse...

já tens é idade para ter juizo e deixares de cenas tristes!!!

Anónimo disse...

Caras e Caros Companheiros,

Considero de extrema importancia este assunto e nada que tem haver com a UAlg me deixa indiferente após tanta e tanta dedicação.

Em primeiro lugar gostaria de esclarecer que bolonha nada tem haver, ou beneficiar a aglutinação dos Campis. Pois bolonha visa harmonizar e internacionalizar o ensino superior que se quer criar no espaço europeu. Bolonha não termina com as duas vias de ensino (universitaria e politecnica), dando-lhe sim uma maior importância e visibilidade a cada uma delas.

Por ai a aglutinação é errada. Contudo a mais valia de estar todos os campis num é visivel é um aglutinar serviços, que com isso vai diminuir a despesa corrente da UAlg, que é tão precisa para a sobrevivência da UAlg.
O aglutinar promove a interaçlão entre os dois estilos de ensino e o aproveitamento das instalações de gambelas que são mais recentes e formar ai um campus universitário digo desse nome.

O investimento feito na penha pode ser aproveitado em relação ao Complexo Pedágogico e as Oficinas, tudo o resto existe melhor em Gambelas, vender ou premutar os terrenos para dar melhores condições a todos de certo que é uma mais valia que a UAlg vai ter.

O comercio não será afectado em termos de arrendamentos, pois gambelas não pode albergar tudo e os alunos vem morar para faro, depois sim existe a necessidade de melhorar a rede de transportes.

A cidade cresceu com a ajuda da Universidade, é preciso a cidade reconhecer isso e valorizar a Universidade e não olhar apenas e so para o comercio de cada um como unica e só fonte de rendimento.

A Escola Superior de Saúde que possui enfermagem e mais 6 cursos das tecnologias da saude também devem sair dali um espaço que pelo numero de alunos que alberga se está a tornar impossivel girir tudo ali, mais uma vez se poupam recursos.

Por fim o curso de medecina, curso que pelo desenho que esta a levar vai ser um curso de 2 ciclo, tudo indica e eu concordo que deverá ser instalado no campus das Gambelas na Faculdade de Ciências e Tecnologia e onde pode ser construido o final do idificio para albergar o mesmo.

A CMF com a Reitoria deveram no meu entender chegar a este ponto para o bem da UAlg e da Cidade.

Anónimo disse...

Ó Hugo Vieira... e que tal usares o corrector ortográfico!!!

Anónimo disse...

Eu vi no A Defesa de Faro que o terreno é para urbanizar e construir um hospital privado, cujo administrador seria o Sr. Paulo Neves, não sei se será verdade, mas como o homem de mão do Sr. Luis Coelho é pau pra toda a obra, não me surpreendeu. Já temos candidato do PSD/Faro para as próximas autárquicas ou ainda é cedo? Digam lá ao Edmundo Peres para se despachar a escolher um candidato, em parceria com o Sr. Luis Coelho e o Justino, para a malta ter tempo de dizer que não quer e que quer um candidato á séria, para correr com estes mamões da camara...

Abraços

Nuno Antunes disse...

Caro Hugo Vieira

Concordo plenamente com a tua argumentação, sendo tambem a minha opinião. Entenda-se que a cidade tambem não oferece as melhores condições para continuar a albergar a estrutura Campus da Penha. De qualquer dos modos, uma consulta pública (referendo) aos Farense e Alunos da Universidade do Algarve seja o melhor meio para a resolução deste dilema.

Sem mais nada de momento

Anónimo disse...

E já agora, a haver uma "transferência" para gambelas, para onde iria esse pessoal todo? Recordo que, atrás e ao lado da universidade, é zona de Pré-parque Ria formosa. O resto, à volta, são terrenos privados. Expandir para onde então?

Anónimo disse...

completo o texto anterior: mesmo na zona de Parque Natural também são terrenos privados. saudações

Anónimo disse...

Todos os comentários falam por falar.Se tivessem conhecimento sobre uma cidade sustentavel, não diriam tantas asneiras.O corecto é utilizar a Universidade na Penha com outras polivalências, aí sim o próprio reitor que afirmou que não era uma questão financeira, vem agora aumentar as propinas.Um dia diz uma coisa no outro diz outra, a malta é que sabe o que custa.E Já agora seria uma boa altura de falarmos sobre as assinaturas que o nosso Bruno pediu para defender o Ludo teria as deitado fora ou foi-lhe prometido alguma possição regional?-Perguntar não ofende!
Tó Silva

Bruno Lage disse...

Sobre esta matéria partilho da mesma opinião que o Presidente da Câmara. Para o campus ser desactivado tem de haver garantias que a "alternativa" trará uma mais valia para a cidade e para a Penha.

O campus da Penha existe há 28 anos e ao longo deste tempo o bairro da Penha tem-se desenvolvido devido a esta infra-estrutura "âncora" onde é significativo o comércio directamente vocacionado para os estudantes universitários (até no negócio das casas arrendadas).

Portanto não se pode de ânimo leve decidir pela desactivação de um dos principais pólos de dinamização existente na cidade sem avaliar de forma responsável e objectiva o impacte social e económico que tal situação implica.

Por outro lado é necessário analisar o impacte no tráfego automóvel e da pressão "repentina" que Gambelas ficará sujeita, com a deslocação de 5000 alunos para este campus. Convém não esquecer que 5000 pessoas equivale à população do concelho de Monchique, de Vila do Bispo ou de Alcoutim! E é com a actual rede de transportes públicos que se pretende levar para Gambelas cerca de 10.000 alunos? Ou com os actuais acessos ao campus de Gambelas? Têm noção do parqueamento automovel necessário para responder às necessidades reais? (O Parque de Estacionamento do Largo de São Francisco tem capacidade para pouco mais que 1000 lugares e ocupa toda aquela área, agora imaginem a área necessária em Gambelas para um parque a rondar pelo menos os 2500 lugares)

Por outro lado, também compreendo a posição do Reitor, que pretende poupar uns quantos milhares de euros com a junção dos 2 campus de ensino superior a que se juntará a Escola Superior de Saúde, mas deixo uma questão no ar...Quem esteve no passado a gerir os destinos da UAlg e optou por este modelo não saberia fazer contas? Será que agora é que se descobriu a pólvora?

Contudo, admito que esta é uma situação delicada e só com um debate profundo em torno desta matéria de forma a identificar as vantagens e desvantagens é que se pode tomar uma decisão ponderada e responsável! Por isso, a consulta publica é uma questão que não deve ser deixada de lado.

Bruno Lage disse...

Para o Tó Silva!

De facto perguntar não ofende, mas insinuar cargos regionais já resvala a provocação e creio que era desnecessário para o debate de ideias que este blog tem procurado sempre fazer.

Não sei porque motivo o Tó Silva me pergunta se deitei as 4500 assinaturas da petição do Parque Ambiental do Pontal para o lixo. Será que não sabe que elas foram entregues ao Presidente da Câmara? Se não sabe, fica agora a saber que foram entregues em Junho de 2007, para além de ter sido entregue cópia aos partidos políticos que nos receberam em audiência e ao Governo Cívil do Distrito de Faro, onde tivemos a oportunidade como 1ºs subscritores de explicar a pretenção destas 4500 pessoas.

Será que o Tó Silva quer que eu agora vá para o lugar do presidente da câmara e dos vereadores e tome as decisões políticas executivas que só a eles lhes compete? Acredito que isso fosse optimo, mas eu só tenho a capacidade de recomendar, sensibilizar e apelar. Foi isso que fiz e é isso que a JSD/Faro, sobre esta matéria, vai fazendo pontualmente.

De qualquer forma acredito que o executivo é sensivel a esta causa e quando for concluido o novo PDM de Faro e o Plano Verde de Faro, estou absolutamente convencido que o Parque Ambiental do Pontal estará lá!

Anónimo disse...

o melhor mesmo é acabar com a universidade em faro e transferir o pessoal todo pra espanha! assim ao menos temos um ensino de jeito!!!

fedor