sexta-feira, fevereiro 15

MUDAR POR UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA

Encontramo-nos numa era, onde predomina a competitividade, em que os principais objectivos dos estados são puramente económicos, satisfazendo apenas grupos privilegiados. Verifica-se uma desresponsabilização sobre a questão social, tal como podemos verificar no nosso dia-a-dia e pelo mundo, como é exemplo do agravamento da pobreza, a crescente exploração em que os Direitos Humanos são "espezinhado" todos os dias, havendo um agravar de dia para dia da estratificação social. Por conseguinte, o sentido da democracia tem vindo a ser consecutivamente posto em causa e há quem afirme que a democracia tem vindo a perder o seu significado, visto que os interesses se focam apenas na questão económica e não tanto nos direitos dos cidadãos.

Perante este panorama não podemos ficar indiferentes! Torna-se necessário cada um de nós tomar uma atitude, sendo crucial abandonarmos a passividade e o individualismo que nos domina, em prol de uma sociedade mais justa!

Porque não sermos mais activos e participativos? O associativismo e os movimentos sociais, unidos pela solidariedade e partilha de ideias, demonstram-se bastante importantes no que diz respeito à questão da participação. De facto, verifica-se imponente darmos voz aos nossos ideais, sentimentos, preocupações, necessidades, agir e contribuir por uma sociedade "mais humana"! Será utópico dizer que vamos mudar o mundo, mas acredito que vale a pena, pelo menos transformar o que está à nossa volta… espalhar a mensagem, usar a imaginação e dar tudo por tudo, para que haja uma maior justiça social, a transformação, a mudança que esta sociedade tanto precisa!

Daniela Luz

JSD/Faro

Sem comentários: