segunda-feira, fevereiro 18

VAMOS FAZER DO PONTAL, O NOSSO PARQUE AMBIENTAL

Depois de no mês de Julho esta moção ter sido retirada da sessão da Assembleia Municipal de Faro, por se considerar que não era o momento oportuno de ver este tema discutido, no passado dia 14 de Fevereiro, o presidente da JSD/Faro apresentou novamente em Assembleia Municipal a Moção "Vamos fazer do Pontal, o nosso Parque Ambiental!", que foi aprovada por unanimidade.

Recorde-se que a aprovação desta moção reforça efectivamente o interesse com que os farenses vêm a criação de um Parque Ambiental no Pontal, interesse esse que tinha ficado já bem patenteado com a petição da responsabilidade da JSD/Faro para a criação deste parque e que foi subscrita por 4500 pessoas e que tinha sido entregue na Câmara Municipal de Faro e Governo Civil em Junho de 2007.

Seguidamente apresenta-se o texto da referida moção.

O Pontal está compreendido entre o concelho de Faro (freguesia do Montenegro) e o concelho de Loulé (freguesia de Almancil), representando 10% da orla terrestre do Parque Natural da Ria Formosa (PNRF). Esta área, para além de ser uma importante área “tampão” da Ria Formosa, possui ela própria uma elevada riqueza ambiental albergando diversas espécies de características únicas a nível mundial, que são muito sensíveis e estão actualmente em risco de extinção. De realçar que muitas destas espécies gozam de protecção especial que lhes é conferida pela Convenção de Berna (assinada pelo Governo Português em 1979) que visa proteger a vida selvagem e o ambiente natural da Europa.

Contudo, a falta de gestão e de uma política de preservação objectiva e estruturada, redundou na deterioração desta área de elevado valor para a conservação da natureza que emerge, paralelamente, como um insubstituível pólo de lazer, saúde e desporto, símbolo da adopção de um estilo de vida sadio da população farense e da comunidade universitária do Campus de Gambelas. Esta zona é muito procurada para a prática desportiva e de lazer, como por exemplo para passeios pedestres, corrida, BTT, hipismo, entre outras, podendo ser considerada justamente, como o Grande Pulmão Verde de Faro. A este propósito as carências são indisfarçáveis. Faro, vítima de um fatal e danoso planeamento, ostenta o rótulo de cidade que exibe um dos mais baixos índices de espaços verdes do país e da União Europeia.

É de realçar que a importância e o carinho atribuído pela população farense ao Pontal é enorme, como aliás ficou bem patente pela grande adesão à petição, promovida pela JSD/Faro, para a Criação do Parque Ambiental do Pontal, que obteve um total de 4500 assinaturas.

A fauna e flora selvagens deste espaço são insubstituíveis na subsistência dos equilíbrios ecológicos e constituem um património natural que se reveste de um eminente valor científico, cultural, estético, recreativo e económico que urge preservar e transmitir às gerações futuras.

Por outro lado, o Pontal tem um enorme potencial turístico que se impõe aproveitar, não pela ordem do betão que o ambiciona massificar e depreciar a sua riqueza natural, mas através de um conjunto de iniciativas que visem o turismo de natureza, cultural e ambientalmente responsável, e maximizem a sua utilidade para os farenses sem empenhar a sua vitalidade e sustentabilidade geracional. Convém referir que o Pontal deve servir o presente, mas também deve poder aspirar a servir o futuro!

Neste sentido, a Assembleia Municipal de Faro, considerando essencial e prioritário para a qualidade de vida do cidadão farense e para a qualidade ambiental do concelho de Faro a correcta gestão desta zona, recomenda e apela à Câmara Municipal de Faro, que os cerca de 350 hectares de terreno, compreendidos na área do concelho de Faro, entre a estrada para a praia de Faro e o Campus de Gambelas, sejam transformados num Parque Ambiental onde a preservação, a protecção e a promoção da sua elevada riqueza ambiental e paisagística sejam uma realidade efectiva.

2 comentários:

Anónimo disse...

Parabens para o bom senso, Parabens para a JSD/Faro.
Assim vale a pena fazer politica.
Viva a JSD.

Anónimo disse...

Os meus parabéns à JSD/Faro e ao seu Presidente.

Eis a prova de como estarmos inseridos numa juventude partidária é o ponto de partida para se fazer a diferença.

Grande abraço.