quinta-feira, março 13

POLIS VIABILIZADO EM FARO


O POLIS foi viabilizado em Faro. À terceira, foi de vez! Depois de um adiamento e uma suspenção, a Assembleia Municipal votou ontem, num teatro municipal repleto, a entrada da Câmara Municipal de Faro na sociedade Polis - Ria Formosa, com os votos a favor do PS (12), a abstenção do PSD (10) e os votos contra da CDU (3), BE (1) e do presidente da Junta de Freguesia de São Pedro - PSD, que na qualidade de Presidente de Junta influenciada pelo Polis obteve liberdade de voto.

De referir que esta viabilização só foi possivel após o executivo autárquico, em reunião de Câmara, ter aceite um conjunto de propostas por parte do PSD, que oportunamente serão aqui divulgadas, bem como um comunicado por parte da comissão política da JSD/Faro.

Para já e para se recordar, fica aqui registado o comunicado lançado pela JSD/Faro em 14 de Janeiro de 2007, onde desafiava o executivo autárquico a candidatar-se ao recente (na altura) programa POLIS XXI.

JSD QUER POLIS XXI PARA FARO

A Comissão Política de Secção da JSD/Faro considera indispensável, para o desenvolvimento de Faro e para o reforço da sua capitalidade, que áreas urbanística e ambientalmente estropiadas, expostas à aflitiva corrosão do tempo e à leviandade mórbida dos poderes públicos, tal como a Zona Industrial do Bom João, Passeio Ribeirinho e Praia de Faro, sejam submetidas a uma profunda reestruturação urbanística para que seja possível empreender uma profícua requalificação ambiental, urbanística e paisagística, permitindo assim o aumento da qualidade de vida e da interacção entre o cidadão, a cidade e a ria.


Para a JSD/Faro, é inconcebível que Faro, como cidade litoral continue perpetuamente de costas voltadas para a Ria, não se aproveitando o enorme potencial turístico e de lazer que esta oferece, concluíndo que, com este estado de coisas, a ideia de Faro, cidade moderna e boa para viver, morre a cada dia que passa... Assim, para alterar este cenário nada animador, são necessárias uma nova geração de políticas urbanas que restabeleçam o equilíbrio numa cidade que, infelizmente, só dá betão ao cidadão.


Esta Comissão Política, considera que as lamúrias sobre os graves problemas financeiros da autarquia, não podem impedir o desenvolvimento e o progresso económico, social e cultural de Faro e que cabe aos executivos autárquicos descobrirem soluções para a modernização de Faro, pois caso contrário mais valia colocar a Câmara em autogestão durante alguns anos para recuperação financeira. Neste sentido, a JSD/Faro desafia o executivo autárquico a preparar uma candidatura ambiciosa e bem estruturada ao novo programa POLIS XXI, pois se alega não ter dinheiro, pelo menos deve ter ideias.


Assim, a JSD/Faro entende que a Câmara, ao abrigo do futuro PROGRAMA POLIS XXI, pode candidatar-se a importantes verbas financeiras que vão permitir a requalificação por técnicos especializados das áreas anteriormente mencionadas, possibilitando que a curto prazo estas zonas se tornem em locais de excelência para os habitantes de Faro e seus visitantes, tornando-se inclusivamente numa mais valia turística, trazendo claros dividendos para a capital algarvia.


A Comissão Política da JSD/Faro


O Presidente


Bruno Lage

Sem comentários: