sábado, março 1

VIA DO INFANTE À BEIRA DE PORTAGENS

A requalificação da Estrada Nacional (EN) 125, anunciada ontem pelo primeiro-ministro no Parlamento, abre as portas à introdução de portagens na Via do Infante, que deverá passar a cumprir todos os critérios definidos por este Governo para a cobrança das Scut (vias sem custos para os utilizadores). Só que a medida não será executada já nesta legislatura, até porque a requalificação da célebre estrada que atravessa o Algarve só deverá ficar concluída depois de 2010.

José Sócrates, que invocou razões de segurança e de dinamização do turismo para as obras em toda a 125, garantiu à saída do debate que a decisão do Executivo não fará com que a Via do Infante, a auto-estrada do Algarve, "passe já a ter portagem". O primeiro-ministro lembrou a posição do Executivo nesta matéria: as Scut que estão nas áreas do País com indicadores sociais e económicos abaixo da média nacional ou que não têm alternativas adequadas (caso da Via do Infante) não terão portagens. Também Mário Lino, ministro das Obras Públicas, fez questão de garantir que "nesta legislatura" as portagens não chegarão ao Algarve.

O concurso para a construção e exploração da EN125 será lançado este mês, aproveitando a deslocação de Sócrates ao Algarve. A obra, numa extensão de 153 quilómetros entre Vila do Bispo e Vila Real de Santo António, prevê a construção das variantes a Lagos, Troto/S. Lourenço, Faro e Olhão. O custo não foi revelada, mas será uma obra para demorar pelo menos dois anos, já que se prevê um ambicioso projecto de requalificação paisagística e ordenamento do território.

fonte: Diário de Noticias online

Sem comentários: