sábado, julho 5

EMPATE TÉCNICO ENTRE PSD E PS

De acordo com a sondagem INTERCAMPUS para a TVI, se as eleições fossem hoje, o PS tinha razões de sobra para se preocupar. O PSD de Manuela Ferreira Leite está mesmo a apanhar o Partido Socialista de José Sócrates.

Os socialistas têm ainda de se preocupar seriamente com o Bloco de Esquerda, que surge com alguma surpresa como a terceira força política portuguesa.

Se as eleições fossem agora o PS ganharia com 36,3% dos votos, mas sem maioria absoluta. O Partido Socialista não garantia também uma grande vantagem sobre o PSD, já com Manuela Ferreira Leite na liderança, os sociais-democratas são a escolha de 34,9% dos portugueses.

A grande surpresa da sondagem TVI/Intercampus é o Bloco de Esquerda, que passa a terceira força política com 13,4% das intenções de voto. O PCP reúne 10,1%, o CDS-PP 4,2 e 1,1% faz outra escolha.

Na divisão por sexos, o PSD tem mais peso entre as mulheres, com 40,8% a escolher o PSD contra 37% que optam pelo PS. Já entre os homens a preferência é pelo PS, com 35,6% a dar o voto aos socialistas e 28,7% a escolher o PSD.

Na distribuição por idades verifica-se um equilíbrio entre PS e PSD. No escalão dos mais novos, entre os 35/54 anos, o PSD é favorito com 35,2% das intenções de voto contra 28,8% do PS. Os portugueses com mais de 55 anos preferem, contudo, os socialistas, entre 43,5% contra 34,4% do PSD.

Em Lisboa e Porto a vitória é também do PS, mas sem grande vantagem sobre o PSD. Curioso é verificar que, no Norte litoral, os dois partidos aparecem empatados. No centro litoral o PSD é o preferido com mais de 17% de vantagem sobre o PS. Já no interior e Sul, a escolha vai para o PS. No Sul, os socialistas levam mesmo uma vantagem de mais de 20%.

Fonte: Site da TVI

1 comentário:

Anónimo disse...

o que eu gostava mesmo era de, um dia, ler aqui uma ideia, um pensamento sobre o país. Se o PSD chegar ao poder o que fará? propostas, medidas, ideias políticas, dêem aos leitores mais do que musiquinhas dos anos oitenta. Digam qualquer coisa para eu saber que, se não votar no Zé, teria lá alguém melhor do que ele.