sexta-feira, setembro 19

FARO METE ÁGUA, MAS NÃO NOS SITIOS CERTOS!

Faro, a capital da região mais a sul de Portugal continental tem-se debatido, sobretudo na última década, com inúmeros problemas, muitos deles ao nível do planeamento e gestão de cidades numa perspectiva de médio longo prazo.

A prova evidente desta triste conclusão é a inexistência de acessibilidades dignas e eficientes, o efeito donut na baixa da cidade que se apresenta num estado elevado de degradação e a ausência de áreas verdes significativas e estacionamentos que correspondam às reais necessidades da cidade.

Mas, para além destes problemas estruturais mais complexos, a cidade também se apresenta triste, desleixada e abandonada e o mais revoltante é que esta realidade pode e deve ser combatida e corrigida, bastando visão, vontade e capacidade de iniciativa e execução.

É inaceitável que durante anos e anos o municipio tenha gasto verbas avultadas num conjunto de fontes para embelezarem a cidade e darem uma sensação de frescura durante os meses mais quentes do ano e que estes equipamentos se apresentem desligados e esquecidos.

Como mostram as imagens aqui colocadas, as fontes de Faro, nomeadamente as fontes da Rotunda do Hospital, do Largo do Pé da Cruz, da Rotunda do Teatro, do Largo da Madalena, da Praça de Tânger, do Largo de São Francisco (esta às vezes funciona) e do Largo dos prédios da Cobital junto ao Cemitério antigo, estão desligadas e sujeitas à inevitavel degradação.

É revoltante ver como os dinheiros públicos investidos estão a ser tratados.

A JSD/Faro considera que muitas vezes não é preciso dinheiro para lançar novos equipamentos, basta fazer uso e aproveitar condignamente o que já foi investido até hoje. Nesse sentido, esta Comissão Política faz um apelo ao executivo camarário para que seja sensivel nesta questão e que de uma forma célere coloque estes equipamentos a funcionar na sua plenitude.


3 comentários:

SAM disse...

Bruno, tens toda razão sobre a questão do embelezamento da cidade, mas os equipamentos devem ser feitos de modo a permitir que haja filtragem cíclica da mesma água e não um desperdício exagerado de recursos naturais importantes.

Dou-te um exemplo. O largo Pé da Cruz, após anos, voltou a ter a sua fonte reactivada hoje. Ao mesmo tempo que a fonte ia tendo mais água, houve um corte de água nas imediações da fonte, fazendo com que uma série de estabelecimentos comerciais e residências ficassem, durante não menos que 8 horas, sem uma gota de água canalizada...
Coincidência?

Bem, há relatos que em frente à fonte havia água a transbordar durante bastante tempo pela mesma via pública...

Acho que a beleza é importante, mas os mecanismos para a sua aquisição fundamentais!

Um abraço.

Anónimo disse...

A lista A, concorrente à Secção de Faro do Núcleo das Mulheres Social-Democratas do Algarve denuncia em comunicado “a interferência ilegítima e deplorável da concelhia do PSD/Faro, em particular do seu vice-presidente David Santos” .

Em sua opinião David Santos “ desdobrou-se em contactos para formar uma lista concorrente que lhe fosse próxima”.

Para as militantes subscritoras da lista tal atitude contraria a autonomia das estruturas do PSD e “mostra o desrespeito que alguns têm pelo papel que as mulheres devem desempenhar na vida pública”.

PSD de FARO METE ÁGUA a POTES MARGINALIZANDO MULHERES

Anónimo disse...

Este executivo autarquico mete tanta água que um dia destes ainda morremos todos afogados! Haja paciencia!