sábado, setembro 27

MARCA DE GERAÇÕES!

E pronto! Hoje termina um ciclo político de mais de 2 anos na JSD/Faro. Foram 2 anos muito enérgicos, cheios de sucessos, de sonhos e de muitas histórias e aventuras que ficarão guardadas para sempre nas nossas memórias.

Tive o privilégio de liderar a JSD/Faro com uma equipa absolutamente fantástica e da qual eu muito me orgulho. Esta equipa foi constituída por um conjunto de pessoas altamente motivadas, muito trabalhadoras, com ideais e que fizeram política com causas, convicções e paixões sem nada pedirem em troca.

E para nós, falar de Faro, pensar Faro e fazer política em Faro foi fácil! Apenas tivemos de seguir o nosso coração e os nossos sentimentos em torno da nossa grande paixão comum: o Município de Faro.

Como tal, viemos para o terreno e apontámos o dedo às situações que não nos pareciam correctas, fizemos propostas, sugestões, algumas delas em Assembleia Municipal. Sem qualquer tipo de problemas elogiámos e defendemos os nossos adversários políticos quando assim o mereceram. Procurámos sempre fazer política de uma forma irreverente, mas construtiva, com qualidade e dignidade, sem ofensas nem insultos pessoais.

E temos de dizer que os nossos adversários também sempre tiveram para connosco uma postura exemplar, leal e correcta. Creio que de parte a parte conseguimos dar uma lição de democracia a muita gente e demonstrámos como se consegue fazer confronto político sem rasteiras nem jogos sujos.

Hoje volta-se mais uma página na história da JSD/Faro. Assume hoje funções a nova Comissão Política de Secção. Esta equipa, liderada pelo nosso companheiro João Louzeiro, estou certo que terá a mesma ambição e postura que a cessante e que tudo fará para levar a "nossa" jota a bom porto.

Termino agradecendo, em meu nome pessoal e em nome de todos os elementos da Comissão Política cessante, a todos aqueles que sempre tiveram connosco, na nossa Marca de Gerações, e desejamos as maiores felicidades à nova equipa de trabalho.

9 comentários:

Nuno Antunes disse...

Caros amigos e amigas, companheiros e companheiras, a todos muito boa noite.

É com enorme gratidão que digo muito obrigado a todos pela vossa presença. Em especial quero agradecer a algumas personalidades, não pelo cargo que representam na vida política mas pela amizade pessoal: ao Adriano Guerra, Presidente da Comissão Política do CDS/PP de Faro; ao Fernando Leitão Correia, Deputado Municipal pelo grupo parlamentar do BE de Faro; ao Dr. Mendes Bota, Presidente da Comissão Política Distrital do PSD/Algarve e Deputado à Assembleia da República; ao José Pedro Soares, Presidente da Comissão Politica do PSD de Silves; ao Dr. Joaquim Mendonça, Presidente da Comissão Politica do PSD de S.Brás de Alportel;e ao nosso grande amigo Pedro Rodrigues, Presidente da Comissão Política Nacional da JSD. Obrigado!

Por considerarmos que esta Comissão Política da JSD/Faro, liderado por Bruno Lage, marcou significativamente a Sociedade Farense. Com o seu estilo único, foi capaz de promover o debate da Regionalização dentro da JSD levando ao XIX ( Décimo Nono ) Congresso da JSD uma moção, a qual foi aprovado por significativa maioria;
- Por ter sido capaz de entregar na Assembleia Municipal de Faro uma petição sobre o Parque Ambiental do Pontal, com 4500 assinaturas, sendo esta a maior petição que alguma vez dei entrada;
- Por fazer parte da equipa, liderada por Cristovão Norte, na petição "Curso de Medicina Já", petição esta a com 9500 assinaturas, da qual deu os seus frutos aqui no Concelho de Faro, esperamos para ver.
- Por ter conseguido provar que as mulheres podem estar na política não por uma qualquer lei mas sim pela capacidade individual própria de puderem participar activamente na vida política sendo o exemplo da actual Comissão Politica da JSD/Faro com 60% ocupada por mulheres.
- Pelas Moções que que ele próprio levou á Assembleia Municipal de Faro, da qual foram aceites e concretizadas;
- Pelas Propostas de Recomendação também aceites pelo actual Executivo Socialista da Camara Municipal de Faro;
- Por ter sido a pessoa impulsionadora do Programa Polis em Faro;
- Pela Primeira vez na Historia da Estrutura da JSD uma comissão politica publica um livro. O livro "PENSAR FARO", é uma compilação de textos, artigos de opinião publicados por esta comissão politica no blog "PENSAR FARO" referencia local e nacional no universo politico e jornalístico.


Mas sobretudo pela sua postura seria e vertical que se rege por principios e valores que deveriam ser copactuais a todos os que prestam serviço publico mas infelizmente escasseiam. A nobreza de caracter está, não nas grandes realizações mas sim no facto de tudo fazermos para obedecer a valores que têm que estar presentes na nossa consciência. Esse é o teu exemplo e o teu legado para a JSD.


Bruno Lage estás de parabéns.

Anónimo disse...

Lanço o repto,,, e para quando o jantar de homenagem ao Hélio???

MRC disse...

Parabéns ao Bruno LAge pelo excelente trabalho desenvolvido.
Competência, trabalho e integridade na política são virtudes que, infelizmente, hoje em dia começam a ser coisa rara.
O PSD/Algarve deve acarinhar e apoiar todos os que, como o Bruno, pretendem servir (e não servir-se) através da política.
Um abraço e felicidades ao João Louzeiro.

Dora disse...

PARABÉNS

Anónimo disse...

A resposta política é não!


A Comissão Política de Secção do PSD/Faro veio publicamente afirmar que os actuais dirigentes mandam no partido a nível local e não admitem interferências do presidente da Distrital Mendes Bota. É o corte nas relações políticas e num possível entendimento para a candidatura, do deputado e líder regional, à presidência da Câmara de Faro.

Quando um partido, um clube ou um organismo torna pública uma posição é para vincar que ela tem a aprovação de quem a subscreve e oficializar o acto.

Quando os dirigentes partidários do PSD/Faro exigem de Mendes Bota uma clarificação do processo eleitoral para o Núcleo das Mulheres Social Democratas, afirmando, inclusive, que estão atentos ao assalto pretendido por alguns à estrutura política local, visando as próximas eleições autárquicas, mostram os sintomas de quem não tem confiança na estrutura que governa e de quem se sente perseguido ao mais pequeno sopro, deixando transparecer a ideia de que estão agarrados ao poder e querem usá-lo a seu belo prazer.

Os social-democratas farenses vivem um momento de grande indefinição. Há um conjunto largo de militantes que contestam os actuais dirigentes.

A recente tomada de posição a nível da Secção, anulando o acto eleitoral para a Comissão Política de Secção para fins de 2009 ou princípios de 2010, apenas tem como finalidade dar a oportunidade aos actuais dirigentes de enfrentarem mais um acto eleitoral para a autarquia de Faro.

Percebe-se que há um movimento a longo prazo, e não para o imediato. Politicamente, quem está, deve atravessar os actos eleitorais, sofrer as derrotas ou vitórias. O ajuste de contas vem depois, com o deve e haver.

Com um mandato prolongado, não se compreende o posicionamento dos actuais dirigentes da Comissão Política de Secção, confrontando Mendes Bota com uma divergência sem resultados políticos palpáveis, porque o Núcleo das Mulheres não tem força administrativa, mas, apenas e só, de acção e militância.

Como militantes, participam nas assembleias e podem votar. Houve uma reacção de medo, de quem está acomodado, deseja continuar e manobrar interesses alcançados. Não se assistiu à mesma reacção, por exemplo, quando Marques Mendes impôs o candidato José Vitorino, marginalizando a Secção.

Está em jogo, no PSD de Faro, quem poderá ser o candidato a presidente da Câmara. Mendes Bota admitiu publicamente que da sua parte há disponibilidade, desde que o partido assim o deseje.

Os dirigentes social-democratas farenses estarão dispostos a deixar avançar quem lidera e se tem vindo a impor no partido e em muitos sectores da opinião pública? A resposta política é não!

Se os dirigentes locais desejassem a candidatura de Mendes Bota, já o tinham chamado e dado sinais da sua disponibilidade em apoiá-lo. Pelo contrário, vieram a público dizer que não querem ser alvo de um assalto, nem de tentativas menos claras na nomeação dos candidatos às autárquicas.

A Comissão Política da Secção de Faro do PSD mostrou que controla os militantes, manobra as votações a seu favor. Tem força política local. Não admite que lhe façam críticas quanto à oposição política à Câmara socialista.

A reacção dos dirigentes farenses social-democratas é típica de quem não pretende ser vencedor – em vez de unir para ganhar força, divide os militantes para governar.

Pode-se questionar – está o PSD de Faro interessado em reconquistar a Câmara de Faro?

Se estivesse já tinha anunciado o seu candidato e estava a trabalhar no terreno, sabendo, como sabe, que José Vitorino leva muitos votos atrás de si.

Se estivesse, já tinha separado o trigo do joio e afastado os militantes demasiado comprometidos com o «independente» e com a política do «centrão».

27 de Setembro de 2008 | 15:47
helder nunes

Anónimo disse...

pois pelos vistos acabou o mandato do lage e terminou a jsd faro. como é possivel durante uma semana não haver um unico post neste blog que é um dos mais vistos do nosso pais? a JSD FARO morreu??? va pessoal continuem a mostrar o que são.

Anónimo disse...

BRUNO
ESTÁS DE PARABÉNS, pelo trabalho realizado na JSD/FARO,no que ao Blog diz respeito, mas deves ter cuidado com os que te dão palmadinhas nas costas só elogiando o teu trabalho. Deves agora serenamente fazer a avaliação destes dois anos e vais ver que:
1- Devias ter sido mais interventivo na Assembleia Municipal de Faro, normalmente não participas na discussão dos assuntos.
2-Pertences ao Conselho Geral da Fagar, quais foram as tuas intervenções nessa qualidade?
3- A sede da JSD estava sempre fechada.
4-Devias ter acompanhado mais as eleições para as associações de estudantes de estabelecimentos de ensino em Faro.
5- Fica-te mal colocares a tua fotografia em pose, não te deixes influenciar pelo "narciso" de Loulé.
Isto é que os que te apoiam deviam dizer, como sabes nunca te apoiei, mas acima de tudo sou jota.
M. N.

Anónimo disse...

Parabéns ao Lage pelo excelente trabalho à frente dos destinos da JSD de Faro.

À nova equipa, desejo as maiores felicidades e estou certo que continuaram o bom trabalho desenvolvido até aqui.

Um abraço a todos

Pedro

Anónimo disse...

onde se lê continuaram deve ser continuarão

pedro