quinta-feira, setembro 25

LIXEIRAS - TAKE II

Há notícias que deixam de ser notícia simplesmente porque não são notícia por si só!

Pleonasmo!? Não.. Antítese!? Não é o caso... Realidade!? Nua e crua

As imagens falam por si...

Eis mais uma triste realidade que domina a paisagem e constitui um cenário grotesco e desolador numa zona próxima a uma das entradas da cidade de Faro, junto da nova Urbanização a edificar entre a Estrada da Sra. da Saúde e a Lejana de Cima e que vai albergar, de futuro, a nova Cidade Judiciária.

Tal situação não pode, de modo algum, passar incólume e impunemente aos olhos dos cidadãos farenses sem que seja denunciada publicamente.

E nesse âmbito, o que constitui maior motivo de preocupação para a população é o facto da existência deste tipo de lixeiras a céu aberto, para além de serem degradantes em termos visuais, consubstanciarem um perigo para a saúde pública, uma vez que aquelas exalam um cheiro nauseabundo que afecta a qualidade de vida e que atrai ratos e insectos, traduzindo-se num foco de poluição propício ao desenvolvimento de agentes patogénicos e consequentes contaminações da área envolvente.

Estes perigos que nos inquietam deveriam, igualmente, constituir motivo de preocupação não só da edilidade farense, como também das entidades regionais ligadas ao meio ambiente, uma vez que situações como esta, visíveis em várias zonas da cidade, acarretam enormes perigos não só em termos de saúde pública e deterioração da paisagem, como também no que respeita à saúde ambiental, uma vez que, numa lixeira, o lixo entra em autocombustão, contaminando toda a área envolvente com gases, fumos tóxicos perigosos e líquidos que escorrem do lixo, infiltrando-se na terra e contaminando os lençóis de água subterrâneos.


A consternação, aliada ao desalento e à frustração instalam-se.

Impõe-se, portanto, a formulação das seguintes questões:

Quantos mais situações teremos de denunciar?

Quantos mais apelos teremos de fazer?

Será que vai ser preciso lançar um concurso para que o lixo seja removido!?


Será que serão precisas verbas para reconduzir este lixo ao aterro sanitário!?

Será que esta zona, não fazendo parte da Frente Ribeirinha, também será objecto de requalificação a breve trecho!?

Será que podemos contar com uma solução para o problema até ao final do ano!?

As reflexões estão feitas, a denúncia concretizada, as questões formuladas e a notícia veiculada.

Falta saber se a mensagem foi passada e se haverá solução à vista.

Sem comentários: