sábado, setembro 27

MUNICIPIO DE FARO

Faro tem como privilégio ter uma enorme área do seu concelho inserida no Parque Natural da Ria Formosa. Contudo, esta realidade tem sido vista por muitos responsáveis como uma ameaça e um entrave ao desenvolvimento do município, quando, antes pelo contrário, deve ser vista como uma poderosa fonte de oportunidades. Para além de ser possuidora de uma riqueza incalculável em termos de biodiversidade e de paisagens naturais, que importa aproveitar e não desperdiçar, alia-se um conjunto de praias de grande qualidade e de água límpida. Convém não esquecer o clima ameno, agradável, simpático e convidativo que permite uma boa interligação com o meio natural durante todo o ano.

Não só a Ria Formosa, mas também o Barrocal e o princípio da Serra Algarvia apresentam um potencial de oportunidades para a criação de um concelho equilibrado, quer pelas suas características naturais e culturais, quer pelas oportunidades de desenvolvimento que aqui se podem gerar.

Todos estes indicadores (económicos, culturais e ambientais), dão a Faro um potencial estatuto de elevada Qualidade de Vida e de Excelência Ambiental. Por isso, é permitido considerar que Faro tem capacidades para reunir as necessárias condições para adquirir qualificações que lhe permitam afirmar o seu futuro no âmbito das melhores cidades europeias de média dimensão. Contudo, Faro também é possuidora de péssimos indicadores (acessibilidades, limpeza, espaços verdes, desordenamento) que, caso não sejam corrigidos ou minimizados, deitam por terra qualquer ambição de que a cidade e o município atinjam um patamar de excelência.

Empenhada em garantir o estatuto de cidade solidária, empreendedora e competitiva, de média dimensão, feita com os cidadãos e para os cidadãos, Faro precisa de continuar o caminho deixado por gerações passadas e reforçar a sua capitalidade na região mais turística de Portugal e uma das mais desenvolvidas do país.

Neste sentido, Faro necessita urgentemente de criar as condições necessárias para voltar-se novamente para a Ria Formosa, tal como o fez ao longo de tantos séculos, mas que inexplicavelmente a ignorou e desprezou num passado recente. Estou convencido que o Programa Polis recentemente aprovado poderá ser o veículo crucial para efectivar esta necessidade, mas é preciso ter em atenção que este programa por si só não basta.

É de vital importância que Faro, numa fase Pós-Polis, não se esqueça de continuar a considerar a Ria Formosa como fonte de vida, oportunidade económica, turística e elemento de integração urbana com uma forte interacção com os seus habitantes e visitantes. Só assim o Polis dará um real contributo para a revitalização da cidade, afirmando Faro como uma cidade âncora, fortalecendo o seu papel no Algarve e mesmo no país.

A este propósito, Faro pode e deve, em parceria com a Universidade do Algarve, desenvolver uma estratégia regional e mesmo nacional de inovação e competitividade, apostando na investigação e na inovação tecnológica em áreas ligadas ao ambiente, às energias renováveis, à construção bioclimática, ao mar, ao turismo sustentável e ao planeamento verde das cidades.

Este pode ser sem dúvida o projecto de futuro para uma nova visão de Faro, medida esta que pode ser entendida como de geoestratégia política e que não pode continuar a ser desperdiçada.

Faro tem de assumir de forma clara e efectiva o desígnio de fazer evoluir economicamente o concelho, qualificar e modernizar a cidade respeitando, contudo, a sua história e identidade. Para que isto se torne uma realidade, é necessário apostar em conceitos como o ambiente e a cultura, como a qualidade de vida e o bem-estar das populações, na formação e fixação de massa crítica e numa nova cultura urbana, rompendo definitivamente com o marasmo e com a inércia a que o município tem estado sujeito sobretudo nas últimas duas décadas.

Há que incrementar em Faro uma nova dinâmica económica e social! É necessário o estímulo ao investimento privado. É necessário ter um comércio local e tradicional, nomeadamente na baixa da cidade, mais dinâmico e atractivo, passando também por uma adaptação do seu horário de funcionamento à actual realidade e ao actual ritmo de vida. São necessárias mais pequenas e médias empresas e incentivar as já existentes ao seu crescimento. Para isso, há que desenvolver planos e programas de apoio e criar uma zona industrial/empresarial competitiva que estimule e atraia novos investidores. Também é necessário apostar no turismo, sobretudo em vertentes ainda pouco exploradas na nossa região, nomeadamente, no turismo de natureza, cultural, de congressos e desportivo e, como não poderia deixar de ser, estimular a abertura de, pelo menos, mais três hotéis de alguma dimensão no município.

O Aeroporto Internacional de Faro conta actualmente com um movimento anual a rondar os 5 milhões de passageiros, sendo uma das principais portas de entrada e de saída de turistas do território nacional. Contudo, o município mais uma vez não aproveita esta mais valia e não consegue captar estes passageiros para uma visita à cidade que dista cerca de 5 quilómetros do Aeroporto, distância esta que se faz em escassos minutos. Faro, em parceria com a administração do Aeroporto tem forçosamente de promover uma politica de marketing objectiva e bem estruturada, aliada a uma política de transportes que permita uma ligação rápida e prática ao centro da cidade, de forma a atrair um vasto número de visitantes que de outra forma ficam acondicionados ao Aeroporto aguardando horas e horas pelo seu embarque.

Faro, vítima de um fatal e danoso planeamento urbanístico, tem, de uma vez por todas, de libertar-se da teia da política da construção desenfreada, como sendo o vector de grande desenvolvimento económico do município. Este é um conceito ultrapassado, caduco e que já em nada ajuda a cidade a atingir um patamar de excelência.

Enfim, é fundamental que surja uma nova cultura de cidadania baseada na exigência e ambição aliada a um desenvolvimento sustentável correcto e efectivo, focado nas suas componentes essenciais: ambiental, económica e social.

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