terça-feira, julho 11

JSD/FARO CONTRA AS MUDANÇAS QUE OCORRERAM NO SAP DE FARO

A JSD/Faro, está contra as mudanças registadas na gestão do SAP de Faro, afirmando que a saúde dos cidadãos está em primeiro lugar! Para esta Comissão Politica, estas mudanças lesam profundamente os interesses dos farenses, prejudicando de forma significativa a sua qualidade de vida e os cuidados de saúde a que têm direito.


Sabendo de antemão o estado caótico em que se encontram as urgências do Hospital Distrital de Faro, sobretudo no período do Verão, e dado o número significativo de atendimentos durante o período compreendido entre as 20 e as 24 horas no SAP de Faro, como é possível que encerrem este serviço durante o período referido, provocando assim mais uma sobrecarga na já congestionada urgência hospitalar?

A JSD/Faro também se interroga sobre qual a lógica de um paciente, antes de recorrer ao SAP, ter de primeiramente ser consultado pelo seu médico de família, obrigando-o muitas vezes a ter de aguardar 2 e 3 horas para poder ser atendido, sobrecarregando estes médicos ainda com mais consultas, dificultando ao mesmo tempo a obtenção das mesmas por parte dos utentes.

São estas as grandes medidas de optimização de recursos e a melhoria dos cuidados de saúde tão amplamente anunciados pelo governo? É assim que se pretende afastar as pessoas que recorrem sem necessidade às urgências hospitalares, sobretudo quando nos últimos anos se tem apostado em fortes campanhas de sensibilização para que os cidadãos recorram só em caso de grande gravidade às Urgências Hospitalares e aos SAPs nos casos de menor gravidade?

É de referir que a JSD/Faro antes de emitir este comunicado, solicitou, por documento escrito, algumas informações e esclarecimentos à ARS de Faro, mas até à data não obteve resposta por parte deste organismo, facto que esta juventude partidária lamenta, pois para além que revelar uma evidente falta de respeito por uma estrutura que representa centenas de jovens farenses, não está a cumprir uma das suas obrigações, que é informar e esclarecer os cidadãos sobre as alterações à gestão do SAP de Faro.