segunda-feira, julho 24

FARO, CAPITAL DA POLUIÇÃO VISUAL!

O nosso principal contacto com o mundo que nos rodeia faz-se através da visão que nos ajuda a adaptar ao meio em que vivemos. As imagens que recebemos repercutem-se sobre o nosso equilíbrio psicológico. Se por um lado, a beleza do mar, a imensidão da montanha, nos dão uma sensação de paz e calma, já os bairros degradados, o chão sujo e com lixo, as paredes vandalizadas com grafitis têm efeitos nocivos na nossa personalidade, para além de deixar passar um sentimento de insegurança, de marginalidade, de degradação e desleixo de uma cidade.

Infelizmente, Faro tem sido nos últimos tempos assolada por uma vaga sem precedentes de vandalismo e de destruição do património arquitectónico, como testemunham as seguintes imagens, assemelhando-se algumas artérias desta cidade aos perigosos guetos existentes nos mais problemáticos bairros norte-americanos, onde os fenómenos de toxicodependência, marginalidade e prostituição são uma realidade.







Perante estas imagens, onde marquises e persianas de casas particulares são afectadas, muito dificilmente se pode chamar a isto arte urbana, tanto mais, quando nem um parque infantil escapa a esta forma de arte.





No entanto, temos a consciência que alguns destes desenhos podem ser considerados “arte urbana”, mas para tal, é imperativo que sejam respeitadas as casas dos cidadãos e o património da cidade.

Neste âmbito, Indira Gandhi proferiu a seguinte frase: “Como podemos nós falar àqueles que vivem em aldeias e bairros da lata em manter limpos os oceanos, os rios e o ar, quando as suas próprias vidas são contaminadas desde a origem?”

A Câmara Municipal de Faro não pode continuar a ignorar este grave problema de poluição visual que afecta praticamente toda a cidade e tem de tomar medidas concretas no combate a este flagelo, nomeadamente recuperar as fachadas degradadas, identificar os prevaricadores, obrigá-los a limpar e a suportar os custos pelos danos causados e criar locais específicos na cidade para a prática desta “arte urbana”, porque nós temos o direito de viver numa cidade limpa, segura e onde a qualidade de vida seja uma realidade.

84 comentários:

Anónimo disse...

É só rapaziada fina!!!

Anónimo disse...

estes gajos deviam ser todos queimados vivos...

Anónimo disse...

O Bruno é dos presidentes mais giros da jota.

Anónimo disse...

Nunca vi tanta nojeira junta...
E depois ainda há pessoas que têm coragem de afirmar que este tipo de riscos primitivos são arte e cultura.

Anónimo disse...

Realmente mete nojo!!!!

Anónimo disse...

k se fodam os partidos

vota pcm foudass

Anónimo disse...

pah! isto é demais....ó democratas paneleiros de uma piça pensam que as verbas que aspiram meter no bolso vos vai orientar? vão trabalhar e saiam da m erda dos blogs que não passam de BLA BLA BLA! nunca votarei CARALHO!!!!!!! O SR. COELHO que mora nas vivendas perto da atalaia não vos ensinou como roubou largas centenas de contos á camara municipal!? ó hipocritas de merda!!
FODERVOS-EI!

Anónimo disse...

FAZEM MELHOR ?!?!?!?!



EK SE FAZEM DIGAM !!!!!!

Anónimo disse...

capital da poluição visual?
entao vai lah a cova da moura filha da puta

Anónimo disse...

porque nao mostraram a parede do lado :S fdx so mostram o mal entao vejam o que esta em toda a parede que esta por detras dessa :S e vao ver pura arte se nao esta melhor e porque nao permitem!! ter que fazer arte em poucos minutos e sempre complicado. concordo sim senhor deviam ser criados espaços onde se possa fazer esta arte. mas nao e pelo incio ou aprendizagem que significa que nao seja uma boa arte pois ja existem bons writers em faro e a prova disso sao muitas das paredes que foram disponibilizadas pelos donos para tal efeito, mas tudo tem a sua origem nao se pode pedir a um pianista pra tocar mozart na primeira vez que ve um piano...

Anónimo disse...

SABEM KOMO E ONDE NASCEU A ARTE ?????

ATRAVES DE PINTURAS NAS PAREDES A BILIOES DE ANOS ATRAS ! ! !

Anónimo disse...

mas que cambada "eles comem tudo eles com tudo e nao deixam nada" by sergio godinho
de facto pode ser uma situacao lastimavel...
mas o que me dizem da PJ comprar uma "maquina" a uma firma israelita por cem mil contos apenas pra escutar conversas no famoso msn e outros programas de conversaçao online. como se ja nao bastasse o dinheiro a droga e os bens materiais que metem a bons ainda chupam aquilo qe um gajo ganha por se matar a trabalhar...
PS:e quanto aos bens materiais tambem inclui computadores nos quais fazem os downloads das musicas e filme que no entanto é ilegal...

Anónimo disse...

GRAVE GRAVE È EU PAGAR A ÀGUA NO PLANETA AZUL...

Anónimo disse...

preocupem-se com os projectos que todos os politicos prometem e nunca chegam a fazer a mais de 4 anos que oiço falar num tal de "skatepark" pra faro, ate tiveram a cara de ir dizer que o iam fazer no ano seguinte, num campeonato de skate :S onde ele anda.....................

Anónimo disse...

deves viver numa casa cor de rosa

meninos de gravata
desde que o apolinario abriu guerra ao graffiti que isto ainda anda pior... pensam ter autoridade sobre a alma do artista

fuck apolinario

props po vitorino, esse sim era um ser equilibrado

Anónimo disse...

ahahah o skate parke boa cena essa....já la vão pelo menos 15 anos....

ZZzzZzzzzzzZzzzz.........

Anónimo disse...

isso foi um rumor lançado pela fidelity como pretexto para os meninos se abastecerem de tabuas novas...

Anónimo disse...

bruno lage nao é?
entao pronto bruno lage
VAI TE FODER

Anónimo disse...

a palhaço do catota e k escusava de queimar o escorrega

Anónimo disse...

PODE ESTAR VANDALIZADO..MAS É SÓ EXA RUA...NA MINHA OPINIÃO OLHÃO ESTÁ MAIS POLUIDO!

ASSIM FAÇO ELEITO..OLHÃO CAPITAL..DA POLUIÇÃO VISUAL!

Anónimo disse...

Boas é assim
se pensasem um bucado no ke escrevem vium e caiam na realidae.

por nem toda a gente ke pega numa lata faz parte da cultura da arte urbana..
pk latas é em kualker drogaria de eskina.
na escola primaria desenhaste e pintas em folhas de papel na parede etc a lapis e pincel n é por isso ke és pintor.ou é?

outra coisa é a Camara ou tu ja ke keres fazer alguma koisa para ke isso nao aconteça na tua cidade ou á tua porta ke parece ke é o caso.
vais á Camara de faro e levas um proposta ao Sr.Presidente para legalizarem o graffiti em algum sitio fora do centro turistico para poder centar a nossa arte num local obscuro prai.....
e depois vez a resposta ke ele te dá ok?

Até lá tem de levar kom a realidade a camara n tem tempo para assinar um papel.só tem tempo para falar do problema nao para o resolver..
entra na realidade moço.....

eu faço graffiti tb e tb nao gosto de ver as koisas assim,mas está é a realidade ke ate ja passa na tv (morangos)e os miudos agarram numa lata e kerem é riscar paredes n é por isso ke pintores de graffiti só pk usaram uma lata de spray..

espero ke vás em preve á camara de faro.
depois contactame para eu ir pintar nas parede ke a camara te der ok?
o meu kontacto está em:
http://www.fotolog.com/wost2 ou em
http://www.policromia.org
ok fiko á espera de resposta se breve,ja ke keres tanto por isto.

Anónimo disse...

Como é que vão poder desenhar bem, se nem escrever sabem?
Pelos vistos gostam de viver no meio da merda, pois pelos comentários aqui deixados dão a entender que acham muito bem o que foi feito...
Parabéns à JSD que soube de uma forma simples e real denunciar este problema!!!

Anónimo disse...

Rapaziada...
Se lerem com atenção o que a JSD/Faro escreveu no post vão reparar que não estamos contra os bons trabalhos como os que estão no policromia.com, mas sim aos actos de vandalismo que constantemente ocorrem e que acabam por dar má fama à arte urbana.
Ora aqui está a transcrição do texto da JSD: "No entanto, temos a consciência que alguns destes desenhos podem ser considerados “arte urbana”, mas para tal, é imperativo que sejam respeitadas as casas dos cidadãos e o património da cidade."
Não me digam, que não concordam com o que aqui foi escrito.

Anónimo disse...

Pelos comentários aqui deixados, fico com a ideia que até concordam que aqueles desenhos em cima de marquises e janelas não é correcto.

Se assim for estamos a remar no mesmo sentido, até porque, tal como o Gargula disse e bem, não estamos contra os Graffities mas sim contra actos de vandalismo.

Assim sendo, sugiro que se agende uma reunião para que todos juntos se discuta este problema, se arranje alternativas viáveis e que posteriormente se apresente um projecto execuível à Câmara Municipal. Concordam?

Anónimo disse...

Txiii, vandalos dum cabrão! Acho que existem graffitis muito buéda nices em Faro, mas esses tão foleiros! Espero que este teu blog vá para a frente, tens todas as condições intelectuais para seres grande neste país dos justos. Sabes, nessa noite em que isso foi pintado também ouvi falar de uma história de uns putos que estavam aí a jogar à bola, mas a psp roubou a dita cuja e disse para eles se entreteram com outra coisa, mas ainda não tenho provas, acho que não deve ser verdade...

Poluição visual são os milhares de cartazes e outdoors com que o teu partido fode as paredes de Faro, hipócrita de merda!!! JSD? pera ai não foi a vocês que eu emprestei uma lata de spray vermelho para irem escrever frases na parede da estação e desenharem caras com moldes? hum, já percebi, este post é tipo AUTOBIOGRÀFICO

PS: Arranjem formas mais construtivas para chamar a atenção!!!

Anónimo disse...

e k tal...s fossem todos s foder?!! =D

VANDALISMO PA CIMA CARAILHO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Caro pënso!
És de tal maneira ignorante e embrutecido que nem sabes entender o que lês e pela conversa das latas vermelhas conclui-se que nem tens capacidade intelectual para distinguir a JSD da JCP.

Anónimo disse...

Ó Estrumeira ambulante, queres comparar uma cidade com 700 anos, à Cova da Moura que é um bairro de merda na cidade de Lisboa que ainda por cima é composto por casas clandestinas?

Foda-se! Tanta ignorância junta... Vai pá 4ª classe aprender alguma coisa.

Anónimo disse...

A besteira continua!

BILIÕES DE ANOS ATRÁS? Nessa altura, ainda o Planeta Terra estava em formação....e vêem para aqui falar de arte.

Se querem ter opinião sobre qualquer coisa, vão à feira do livro comprar umas enciclopédias e instruam-se, para depois poderem falar e discutir os assuntos de forma capaz!!!

Para andarem a dizer bacorada pelos blogs, mais vale andarem calados.

Anónimo disse...

A JSD não deve estar boa do juizo!
Então ainda quer agendar reuniões com estes animais? Para quê? Para falarem de merda?

Deêm-lhes é a cadeira electrica!!!

Anónimo disse...

rancor deves ser o bruno lage

Anónimo disse...

muito pátuá de saco...

Anónimo disse...

errata: realmente sou embrutecido e quê, afinal era jcp... mas porque raios fiz eu tal confusão, ah, deve ser porque são todos diferentes uns dos outros, que ignorante que sou pá... Quanto à disposição de personalidade, não vejo onde é que se encontra essa paz de espirito, o mar está tapado por hóteis e a montanha imensa está queimada... Nunca irão ganhar o respeito das pessoas enquanto continuarem a varrer para baixo do tapete!

Anónimo disse...

acho que aqui já nem se trata d campanhas politicas ou sja o k for..simplesment acho que se autorizassem muitas mais paredes e as legalizassem para toda a gente nao teriam tantas queixas mas poluiçao vizual nao penso k seja graffiti...pra mim poluiçao vizual sao os outdoors que xpalham a fazer publicidad até á menor coisa,poluiçao vizual até dentro das vossas casas há..as televizoes as merdas de mentiras que os partidos prometem prometem prometem i dps quem se lixa é o povo...pa voçes isto é poluiçao vizual e pra mim é arte...pk pa mim arte nao depende se é giro ou sja la do que for..arte pra mim é feito por um artista que tem coragem de pegar na lata e enfrentar o facto de poder ser apanhado podendo porse em grades problemas,arte pra mim é sair á rua passar por uma parede k se pintou e ouvir pssoas a dizerem "isto ta mm fixe",arte pra mim sentesse plo proprio artista...rezumindo..arte é passar alguma mensagem...a nossa perguntam vcs??....lutar contra o sistema!...a pintura é uma como tantas otras maneira d xpressar arte..até pode ser literatura uma arte...musicalidad é arte...tudo é arte apartir do momento que xpalhe mensagem com nexo...a nossa tem nexo..a vossa que é xpalhar merdas de outdoors e moldes que dizem todos o mesmo e que acabam todos da mesma maneira( NA MENTIRA!!)...cada um tem a sua maneira de pensar..querem pensar que é poluiçao vizual tudo bem é com voces...kerem odiarnos..tudo bem é isso que aqui nos mantém a muitos...querem dizer que nao tenho razao?..ok...aceito as vossas criticas..mas xpero que leiam isto bem e pensem um pouco no que poderia realmente melhorar o nosso país..nao vao ser a policia que algum dia nos vai parar..a gente vai sempre surgir mais com mais nomes com mais xtilos com mais cores com mais tecnicas!...mas tudo bem...pra mim continua a ser e vai ser sempre arte...pra voces é poluiçao vizual...entao tapem os olhos como fazem aos problemas do povo á seculos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!....



*TRIAL*

Anónimo disse...

SINCERAMENTE K CENA DE MERDA!
nao sabem o k é arte urbana?
parece k nao sabem!mas sinceramente axo k o pessoal se ta a cagar para kem postou esta merda!
KEM É WRITTRT TEM ORGULHO NO K FAZ!
percebam isso!

K ATRASADOS

Anónimo disse...

Então os problemas da sociedade e do país são resolvidos com latas de tinta?

Brilhante!!!

Anónimo disse...

ASSIM MEMU !!!!!!!!!!!!!
falam so do k interessam mas voces politikus é k vandalizam nosso portugal ao prometerem i deskumprirem tudu apenas em metodo verbal!!!!!!!!!
HARDCORE PARA CIMA I POS LADOS
*YBEK*

Anónimo disse...

OLA RAPAZIADA DAKI FALA O MENINO DO GUETTO MAIS KONHECIDO POR PIFLIN YOU KNOW? EU VI LOGO K SIM OBRIGADO OBRIGADO PELOS VOSSOS APLAUSOS EU SOU MENINO DO GUETTO DEVIDO A STREET LIFE K LEVO MUITO FUMO BOY MUITO FUMO , MAIS UMA CENA A A DIZER XUPUTE A KONA! PCM ARREBENTA SOÇ DÁ FODU-TE A AKARA KOM UMA KOUVE FIKA DRETO HALLAH

Anónimo disse...

Eu ká acho ka malta devia fazer uma excursão à China para distribuir 1 pouco de ::ärtë::urbänä:: pela imensa muralha ke lá está.

Dizem que têm uns spots à maneira!

Anónimo disse...

Onde é que eu ia, óóóh?? Tou meio almariado!!
Um abraço pa todos os que continuam a perder tempo com este tipo de merdas enquanto há "verdadeiros" problemas a acontecer mesmo debaixo do vosso nariz.

Anónimo disse...

lol...rir..rir...rir
ninguém diz coisa com coisa... pessoal.. poluição visual não é sinónimo de graffiti! O graffiti para kem não sabe surgiu nos anos 70 se não estou em erro e tudo começou quando um grupo de míudos decidiram rabiscar as paredes de NY com os seus próprios nomes.. divulgando uma mensagem..

Ninguém tem certezas de quando e onde foi divulgado o graffiti como arte mas segundo a história imensas galerias de arte interessaram-se pelo assunto.

A partir daí o graffiti evoluiu... os tags começaram a ter novas formas, cores, tamanhos.. passando mesmo a serem telas contempladas!

Todos nós sabemos que o graffiti é ilegal... e não me venham com histórias que legalizar as paredes é a solução! Não é! Existirá sempre alguém que irá pintar uma parede virada para a auto-estrada, na grande lisboa, e até mesmo um train! Essas falinhas de quem quer paredes legais é tudo treta!
A pintura ilegal faz parte desta cultura! Tu queres divulgar uma mensagem, tu queres um bom spot para que todos vejam, seja ele ilegal ou legal!
E no entando, não deixa de ser arte! Esses putos que veêm os "morangos com açucar" pensam que pegar numa lata e fazer um risco na parede já é graffiti.."uhhh vou andar a pintar paredes...uuuhh olha a bófia" epa..

Deixem-se de maus exemplos!

Isso que mostras não é graffiti! Penso que todos os writers inclusive eu, queremos personalizar na nossa cidade e não "suja-la". Essas imagens reflectem um acto de falta de senso comum mas NÃO É GRAFFITI!

Anónimo disse...

Muito bem "menina"!

Até que enfim surgiu alguém com bom senso!

Estamos 100% de acordo com o que escreveste. Desenhos capazes, com estilo e com côr muito bem, mas rabiscos nojentos chegando ao ponto de atingir marquises e janelas, (como as fotos denunciam), isso não é nada.

Anónimo disse...

tou me a cagar... nao tenho de dar satisfaçoes a ninguem

Anónimo disse...

então os problemas do pais resolvem-se com estes blogs e com o vosso blá blá blá?

Brilhante ó gargula funda!!!

Quanto a essa menina ai só lhe digo uma coisa: Putas do graffiti há muitas!!!

Anónimo disse...

oi dreads do grafiti ! ouvi dizer k essa menina k ai anda anda kom irritaçoes na katota , menina xupe-te a a kona 

Anónimo disse...

mais uma coisa, foda-se pagar 20 euros para jogar á bola? ladrões!!!

Anónimo disse...

resposta a um gajo ou uma gaja...sei la!
nao palhaço os problemas nao se resolvem om latas de tinta,mas tmb nao se resolvem com blogs de merda!com gente k nao sabe reconhecer o k é arte!percebes?
sinceramente nao percebo pké k o graffiti vos afecta tanto...gente limitada é o k é!
mas pronto...o pessoal caga em voces!

Anónimo disse...

São 20 euros, mas as equipas têm direito a taças e medalhas!

Vais para outros torneios e pedem-te no minimo 150 mocas!

Anónimo disse...

O mr. Vamp disse:
"com gente k nao sabe reconhecer o k é arte!percebes?"

Mr. Vamp, a questão dos Graffitis já foi amplamente alforada nesta discussão que até tem estado a ser interessante este debate de ideias, salvo alguns insultos de ambas as partes que podiam ser evitados.

Já se concluiu que a JSD e a população em geral nada tem contra os Graffitis, no entanto não podemos deixar de repudiar a situação que as fotos do post em causa mostram (e que não foram inventadas).

No entanto, a tua opinião parece ser diferente do que alguns Writters já aqui expressaram. Assim coloco-te a seguinte questão que é bastante objectiva e directa:

Consideras arte ou vandalismo o que está nas fotos?

Anónimo disse...

isto aki....isto aki....e ARTE.......ARTE PURA CACETE!!!!!CONTINUEM O TRABALHO RAPAZES E KAND ESTES SNOBS MEXEREM UMA PALHA FALAMOS DIFRENTE....ARTE SEMPRE.....FORÇA WRITERS DA CIDADE DOS SONHOS......PEACEE

Anónimo disse...

epá sinceramente n curto as fotos, mas a primeira até tá mt boa e apesar de ser num prédio é no resto chão e esse apartamento está abandonado à anos à espera que o Estado fique com ele a seu favor e mais ainda aquilo que está lá desenhado está bastante construtivo e se não está melhor é porque a policia vai e vem mas fdx 20 euros por um jogo da bola é muito, esse dinheiro reverte a favor de quê?

Anónimo disse...

não vos quero ofender mas fodase esse titulo tambem é muito fora do contexto, há muitos riscos em faro mas tambem há muita coisa boa é so procurarem há graffitis excelentes em Faro da genese crew e da policromia crew, mas concordo temos que distinguir o trigo do joio penso que deviam reunir com esses artistas como os dessas crews e analisar o que se passa afinal esses riscos que há por ai deve ser coisa de rapazes pequenos, axo que tb deviam divulgar os bons graffitis que há em Faro para mostrarem que realmente sabem distinguir as coisas. Boa sorte com os futuros projectos da jsd.

Anónimo disse...

NAO É MR VAMP É MISS VAMP!!!
E EU TMB SOU DA JSD!
so para ficares informado!

se calhar ja nos cruzamos algures!

nao...o k esta nas fotos nao é arte...mas tens de admitir k em faro ha bons writters...e bons graffitis!

escolheram as fotos erradas para abordar este tema!
ha boas cenas em faro...por acaso nao sou daí mas conheço bem...e ha boas crews!
e nao pela segunda vez...sou uma menina!nao sou um menino!

Anónimo disse...

pa fds vcs so veem u mal isso e arte kambada d filhus dum bode engravatados................vao chupar piças

Anónimo disse...

...n sei kem é ke disse la atras e é verdad essas caganeiras desses papeis das autarquicas chegam a andar meses a voar nas ruas...mas como kem usa gravata é um importante, deixa n faz mal...desde pikeno ke ia pa faro so pa ver os graffitis do ask e do dezor isto durante 7 anos...foi em faro ke conheci o a "arte urbana"...e agora aki dizem ke é a capital da poluiçao visual...enfim "morangos com açucar" é o ke da...esses importantes ke teem a mania ke vao todos levar nas nalgas...ja agora o meu tag AS(k)-(dez)OR

Anónimo disse...

Porra!
Mas estes "artistas" são todos rabetas? Só sabem falar de apanhar no cú, nas nalgas, chupar isto e aquilo...
Mó! Tirem já isso da boca.

Anónimo disse...

Pah, vocês são uns imbecis que nem cultura têm! Estamos a discutir um problema... eu defendo apenas a minha tese! Tu que andas aí a dizer ke "putas do graffiti há muitas" devias era calar essa boka! Se for preciso nós sabemos mais o que é o "graffiti" do ke tu!

Lava a boca antes de falares mal das raparigas que andam neste movimento! Porque se tu fosses um bom pintor compreenderias o que escrevi e talvez desses uma opinião sobre o assunto... como não sabes faze-lo limitas-te a ofender os outros.
Vai dormir puto!


Um abraço para todas as míudas que continuam a bombar!

Anónimo disse...

vao ver o Kings Destroy do Cope e vejam o k é graffiti...
so ha uma maneira de acabar com o bombing, e esta é legalizar todas as paredes, vidros, caixas de electricidade, comboios, autocarros... sabe se lah o kê... tudo o k de para pintar...
o bombing vai sempre existir... habituem se a ideia... ou vao pa laponia...
props pa todos os writers masculinos e femininos...

Anónimo disse...

quando falei de putas do graffiti referia-me aqueles que só pintam para ganhar dinheiro, mas se levaste nesse sentido é porque o acaso não paira para os teus lados...

Anónimo disse...

Tá tudo muito bem, mas isto é tudo uma mamagem...!!!!!!!!!!!!!

PS: Estes grafitis são uns grandas paneleiros.

Anónimo disse...

JSD e moina é tudo hipocritas nao fazem um corno depois perdem tempo com merdas de blogs ide comer chocapics e ver o vitinho seus patakeiros k nojo me metem estas hipocrisias k se foda o sistema...voces politicos de merda nao dizem nada contra ele porke é ele k vos enxe o cu a mim nunca me deu nada!


FUCK HIPOCRITAS ACIMA DE TUDO

Anónimo disse...

Parabéns à JSD/Faro pelo facto de ter denunciado esta situação problemática que ocorre não só na cidade de Faro, mas também em outras cidades do País.

Falando concretamente na cidade de Faro, faltou mostrar os riscos que foram feitos na Muralha da Cidade Velha, que degrada um património nacional com largas centenas de anos.

Muitas vezes, perguntava-me como era possivel alguém no seu perfeito juízo efectuar tais actos de destruição, que lesam o património arquitectónico e histórico, que, deve ser preservado e acarinhado por todos nós.

No entanto, ao analisar a maioria dos comentários aqui colocados, (muitos deles a considerarem de louvar o facto das janelas de habitações particulares estarem pintadas como as imagens mostram) deu para entender que estas pessoas possuem uma falta de conhecimentos e de cultura bastante acentuada reforçada por uma má formação sem precedentes revelando inclusivamente sérias dificuldades em exprimirem-se.

Também não deixa de ser caricato ver os ataques e os insultos que uns quantos "Writters" são sujeitos, quando afirmam que algumas destas pessoas nada mais fazem para além de sujar paredes e estragar património.

Assim, é perfeitamente normal que essas mesmas pessoas (que se dizem "Writters") não tenham a noção dos danos que causam ao património de uma cidade, contribuindo de forma efectiva para a má imagem que o graffiti tem na nossa sociedade.

Termino fazendo alusão ao bom blog que a JSD/Faro neste momento está a administrar, tendo posts de grande qualidade e de grande pertinência política e social. Pena é que a juventude não participe nesses debates, ficando apenas centrada na questão dos graffitis.

Um abraço a todos.

L.F. Meneses

Anónimo disse...

chato é quando os riscos desses miudos são melhores que os riscos de artistas, artistas esses que plagiam os moleques até ao tutano,

aproveitando o facto de serem mais famosos e politicamente correctos esses artistas acabam por iludir a ribalta, sabendo porém (e tremendo entretanto que nem varas verdes) que um dia irá arder o pano!

Que se fodam esses artistas, quando o sinónimo que têm de arte é o facto de pintarem para si e para a exaltação do seu ego!!!

e é ai que os props vão mesmo para os Moranguitos!

Anónimo disse...

qual de voz boa gente e alguem pra dizer ke ixto ou aquilo e arte ou nao!!!


pra gente que diz:
estes gajos deviam ser todos queimados vivos...

mostra kem e realmente e tem uma visao limitada pois quem vem a blogs comessar caça as bruxas nao deve ter 2 dedos de testa!!!

graff na rua força pra todos que pintam e fazem os engravatados sentir comixxxao no cu!!!


eheheh...!!!

Anónimo disse...

o pessoal da jsd ta ai em todo o lado é pa dar imagem...ah e tal eu tenho muito dinheiro sou rico sou feliz...mas depois so teem é dividas esses meninos ke teem a mania ke sao importantes...ao menos n tou a dizer o pessoal ke faz graffiti mas os ke pensam diferente de voces "N VIVE PA DAR BOA IMAGEM VIVE A VIDA"...pk avossa maneira de ser é tar em festas por la o pe pa dizer ke esteve e achar-se muito importante...ISSO É MUITO TRISTE!!!

Anónimo disse...

O pipis é um Cromanhön.

Anónimo disse...

hahaha isto nao e nada

bruno lage, se nao fores cardiaco ve:
www.fotolog.net/tupspt

ha! frita !!

Anónimo disse...

andam os vossos filhos a consumir drogas, a serem violados na igreja e os vossos avôs a morrerem nos hospitais...tirem o pescoço da terra...

Anónimo disse...

ò rapariguinha!

Se estivesses com atenção ao que a JSD tem feito nos ultimos anos em prol do ambiente e de outros problemas da sociedade não tinhas escrito o mesmo texto.

Mas pelo menos, parece que compreendeste a mensagem do post sobre os graffitis.

Há bons e maus desenhos é um facto. E no post, ficou explicito não os bons, mas também não foram os maus...é a atitude em si que se põe aqui em causa.

É correcto fazer aquilo que as fotos mostram? Muitos, apesar de gostarem de grafitis, disseram que não, revelando responsabilidade e civismo, o que é de louvar.

No entanto, alguns acham bem o que foi feito.

Anónimo disse...

os finos da jsd gostam e de montar a cavalo...por baixo

Anónimo disse...

mas fdx voces writters de faro exageram nos tags...lol

Anónimo disse...

em qualquer lugar os finos sao merda...

Anónimo disse...

va tipo voces da jsd...

Anónimo disse...

hehe...lol

Anónimo disse...

kr!s fez dos comments mais psitivos ate agora...
gargula nao tas preparado pa habitar esta terra portanto muda te para o campo antes k deprimas...

Anónimo disse...

não tou preparado para habitar na terra e mandas-me pó campo???

Mó! tem juizo no que dizes, deb

Anónimo disse...

Como eu gosto de vos ver discutindo a marmelada
Como me agrada, ver gente que se diz fazendo não fazendo nada...
"Até quando vocês vão ficando levando porrada!?"
Só conheço um que pregava aos peixes e que os peixes o escutavam
e foi numa história que vinha num livro que muitos contavam
Mas o mundo apesar de poder ser alimentado de histórias não se faz nem se fez de histórias, em vez disso,
essas mesmas "histórias" (marmeladas), era o que sobrava da verdadeira História para os cobardes e mesquinhos; para eles poderem barrar suas vidas no conforto do "sem-confronto" em segurança se suas casas
"Por não compreenderem a origëm das suas tristes vidas..." e por num terem aberto as asas...
lololololol
A vossa merda sempre me passará ao lado,
não porque seja melhor que alguém, ou porque não me interesse,
mas para vos mostrar dando-vos o exemplo de que eu, como vocês também deviam, "acredito numa flôr"
Paz para quem me adora
Propz Pa quem me destesta
"E esta, hein!?"
llllolololololl

Anónimo disse...

Fica descançado, que também o que tu dizes nos passa ao largo.

Anónimo disse...

yo gargula da me a tua morada k amanha tens um presente à (ou melhor, na) porta de casa

cara duma piça xupa me os tubaros!

Anónimo disse...

Como eu gosto de vos ver discutindo a marmelada
Como me agrada, ver gente que se diz fazendo não fazendo nada...
"Até quando vocês vão ficando levando porrada!?"
Só conheço um que pregava aos peixes e que os peixes o escutavam
e foi numa história que vinha num livro que muitos contavam
Mas o mundo apesar de poder ser alimentado de histórias não se faz nem se fez de histórias, em vez disso,
essas mesmas "histórias" (marmeladas), era o que sobrava da verdadeira História para os cobardes e mesquinhos; para eles poderem barrar suas vidas no conforto do "sem-confronto" em segurança se suas casas
"Por não compreenderem a origëm das suas tristes vidas..." e por num terem aberto as asas...
lololololol
A vossa merda sempre me passará ao lado,
não porque seja melhor que alguém, ou porque não me interesse,
mas para vos mostrar dando-vos o exemplo de que eu, como vocês também deviam, "acredito numa flôr"
Paz para quem me adora
Propz Pa quem me destesta
"E esta, hein!?"
llllolololololl isto sim é merda da grossa a estrilhar com alguem

Anónimo disse...

~Bem eu estou quase todos os dias nessa rua e já me é indiferente mas vendo as fotos aki no blog sinceramente á algumas cenas que deviam ser abafadas e deviam dar asas as latinhas e fazer algo mais compreesível ou legivel se preferirem nao quer dizer que não esteja legivel mas deviam ter feito algo de curtido já que andam a mandar essas mensagens na net a dizer que a nossa cidade é a capital da poluiçao visual...tenho a certeza que quem teve a ideia deste blog ainda não foi ao bairro alto em Lisboa ou entao as ruas do grande Porto onde deve ver coisas piores desculpem mas é mesmo assim ele deve viver apenas naquela rua pra falar assim...props pros grafiters de Faro GNZ GEKS APK etc... Qrt Host TBM SnIZ etc... OLhao ADN Etc...HIP_HOP and grafity BIG Up's

Anónimo disse...

gandi? isto nao e um bairro da lata

Anónimo disse...

assim nós somos os d´zrt i axamos k nao devem falar mal do ppl dos murangos..taz a ver?? ei a axim o topé tem um kaso km a floribella i nao anda paí a dzr os problemas k ele tem...por ex: sida...mas epa sa foda o sistema...o nosso pais ta uma merda por causa desses paneleiros k falam mas nao fazem nada...o graffiti é kie...;)
o F.F é gay

Anónimo disse...

sou gay...pois sou i km muito orgulho de levar no rabinho tds os dias...epa o graffiti tem o lado bom i o lado mau..bombing por um lado pd ser vandalismo mas nao se pd fzr melhor kando anda a bófia em vai i vem...

**F.F**

beijinho pra tds os politikos k falam bué :@:@:@