sexta-feira, julho 7

Quem apareceu primeiro, o ovo ou a galinha?

Um cientista, um filósofo e um avicultor acreditam ter resolvido um dos mais velhos e populares enigmas da humanidade: Quem apareceu primeiro, o ovo ou a galinha? Os dois pensadores e o avicultor defendem que foi o ovo, segundo uma notícia hoje divulgada no jornal inglês The Times, escreve a Lusa.
Em síntese, é este o argumento: o material genético não se transforma durante a vida do animal, mas a primeira ave que no decorrer da evolução se converteu ao que chamamos hoje galinha existiu primeiro como embrião dentro de um ovo .
Para o professor John Brookfield, especialista em genética da evolução na Universidade de Nottingham (Inglaterra), a resposta ao enigma é muito clara.
O organismo vivo no interior do ovo tinha o mesmo DNA do animal em que se converterá pelo que «a primeira coisa viva que podemos qualificar sem equívocos como membro dessa espécie é o ovo».
Por outro lado, David Papineau, um especialista em filosofia da ciência no «King's College», concorda com o seu colega: «o primeiro pinto saiu de um ovo, e é um erro pensar que o primeiro ovo de galinha foi um mutante produzido por pais de outra espécie.
«É um ovo de galinha se no seu interior estiver um pinto», disse Papineau, acrescentando que num plano hipotético «se um canguru pusesse um ovo, e dest e saísse uma avestruz, o ovo seria de avestruz e não de canguru».
O jornal cita ainda Charles Bourns, presidente de um organismo do sector avícola, que também quis contribuir para o debate: «Os ovos existiam antes de nascer o primeiro pinto embora talvez não tivesse o aspecto dos de hoje».

In Portugaldiário

Sem comentários: