quinta-feira, novembro 8

FARO: CAPITAL DA SEGURANÇA NO TRABALHO

Esta é a foto original, sem a fotomotagem da bandeira.


Fonte: Blog A Defesa de Faro

Para veres a fotografia com mais pormenor, clica na imagem

10 comentários:

Anónimo disse...

FANTASTICO!

NR

Anónimo disse...

Bonita foto sim Sr.
De facto trata-se de uma violação grosseira às normas de segurança e higiene no trabalho, porém tenho algumas dúvidas relativamente aos dizeres da bandeira, pois suspeito serem uma fotomontagem, talvez com a intenção de manchar a imagem do Municipio, ou mesmo, julgando pelo enquadramento politico deste blog, talvez do executivo camarário por ser de cor diferente. Assim, como detenho algum Kmow How nesta área, devo informar que o trabalho retratado na imagem é a de colocação da iluminação de Natal, obra essa que não está a ser executada por administração directa do Municipio, mas sim por uma empresa contratada para o efeito, cujos trabalhadores, conforme pode ser constatado pela imagem, não estão a cumprir as normas de Segurança habituais pela natureza especifica do trabalho em questão e obrigatórios por lei, bem como o Técnico responsável pela segurança da obra (que deve ser contratado ou quadro da dita empresa e não da CMF)não os está a fazer cumprir. De referir que a Câmara Muncipal não detém qualquer responsabilidade na execução dos trabalhos levados a cabo por esta empresa, nem neles pode interferir directamente, para esse efeito existe a Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT).
De facto é de lamentar que a maioria das empresas do nosso pequeno mercado português ainda não tenham assimilado a cultura da segurança no trabalho e não olhem aos meios para atingirem os fins, é algo com que me bato diariamente por força da minha profissão que, tem dias de ser frustrante face aos indices de sinistralidade laboral do nosso País.
Em suma, agradeço a divulgação de algo que espero que sirva de exemplo para quem labora nestas áreas, porém é a única ilação que se deve tirar disto...deixando de lado as eventuais intenções politicas de remeter o ónus desta situação para a Autarquia.
Deixo-lhe ainda uma sugestão, caso queira contribuir positivamente para a situação retratada, deveria envia a foto aqui publicada para a ACT, com a referência da empresa que está a fazer os trabalhos (que pode obter junto da CMF certamente, porém, sugeria que desmontasse a imagem, nomeadamente a bandeirinha. Desta forma poderia ser que a empresa podesse ser chamada à razão e estas situações não se voltassem a repetir para bem dos seus trabalhadores.
Cumprimentos,
JCM

Miguel da Silva Guerreiro disse...

Carissimo JCM, as bandeiras estão lá, basta la ir para as ver! A responsabilidade é de todos, inclusive da CMF, pois foi ela que adjudicou esse trabalho, logo, cabe a CMF fiscalizar os trabalhos, nomeadamente verificar se estão a ser bem realizados ou não... só quem não tem "estofo" para liderar uma autarquia como a de Faro é que se pode alhear de uma situação destas! Pelos vistos, em faro, ou seja, na CMF ninguém manda e ninguém é responsável por nada, pelas suas palavras todas as empresas que trabalham com a CMF podem fazer o que quiser, pois a CMF nada tem com isso... só vejo uma razão para tal, talvez não estejam a pensar pagar os trabalhos...!

André Roque disse...

De facto não responsabilizar a autarquia não é sensato. A CMF não pode lavar as mãos por ter adjudicado os trabalhos a outra empresa. Se esta não colocar os ditos efeitos de natal nos sitios certos, certamente que a CMF não aprovaria, do mesmo modo que a forma como estes são colocados também é importante. Os fins não justificam os meios.
Se hipoteticamente uma destas iluminações cair e provocar danos a autarquia não seria responsavel???

Anónimo disse...

Por acaso também acho que a bandeira é fotomontagem. Se repararem, a bandeira do lado direito, que é igual, diz: Faro capital da Cultura.

Contudo, esta situação não deixa de ser caricata e na minha opinião acho que ainda há poucos acidentes para as loucuras e as irresponsabilidades que são vistas diariamente, um pouco por todo o lado.

A Camara, apesar de nao ser directamente responsavel, deverá de futuro acautelar-se perante estas situações, pois tem o dever de dar o exemplo e exigir que as empresas suas parceiras ou colaboradoras cumpram as regras de segurança.

Anónimo disse...

Estive no local e por acaso as bandeiras estão lá mas não têm as inscrições da imagem, o que comprova a fotomontagem e levanta a suspeita de toda a fotografia ter sido montada, perdendo esta toda a credibilidade. Já vi muitas destas fotos que costumam ser apresentadas em contexto de formação como maus exemplos de segurança no trabalho. Em suma, claramente estamos perante uma fotomontagem com propósitos de denegrir a imagem de uma instituição nacional e que está a ser difundida num Blog oficial de um partido politico com muitas responsabilidades de âmbito politico-social, pois é actualmente o maior partido politico da oposição. Deviam PENSAR melhor a estratégia de sucessão que querem fazer, pois se são capazes disto na oposição, temo o que farão se ganharem a eleição. Desta forma...não contem comigo nem com os meus para lá chegar.
Devo informar que dei conhecimento ao Sr. Dr. Luís Filipe Menezes deste Blog, de quem aguardo resposta. CM

Anónimo disse...

Epá, mas isso é maravilhoso!

Anónimo disse...

A estrela lá em cima também deve ser fotomotagem!

Começar a pegar no assessorio (que é a bandeira) e não discutir o essencial (que é a forma REAL como foi colocada a iluminação de Natal) mostra a forma como algumas pessoas gostam de ver os problemas a serem debatidos!

É por mentalidades iguais a estas que vivemos, quer a nivel local, quer a nivel nacional no estado em que todos nós conhecemos!

E há gente feliz com isso!

O sr. CM (será Camara Municipal?) que escrevinhou os dizeres anteriores deve esclorezado ou então é um magnata em consumo de queijo, pois pelos vistos não se recorda do trabalho do PSD à frente dos destinos da Câmara (que por acaso foi até há 2 anos atrás...)

Bruno Lage disse...

Tal como o Gargula e o JCM haviam desconfiado, a bandeirola com a designação "Faro - capital da segurança do trabalho" é uma fotomontagem, tendo a bandeira original inscrito "Faro - capital da cultura".

A foto original foi colocada no blog a Defesa de Faro e a JSD/Faro, também tomou a iniciativa de colocar neste post a fotografia verdadeira.

Contudo, tal como já foi aqui escrito, não deixa de ser um escândalo existirem ainda empresas que permitem a exposição dos seus trabalhadores a riscos desnecessários, ficando mais uma vez provado porque motivo, Portugal continua a ser um dos países da União Europeia com o maior número de acidentes de trabalho.

A Câmara Municipal de Faro, futuramente, deverá nos seus concursos para além de exigir, zelar, para que as empresas cumpram as normas de segurança no trabalho, evitando cenas como esta que a fotografia ilustra.

Anónimo disse...

Até que enfim que aparece alguém com sensatez e a estabelecer o equilibrio. De facto todos os procedimentos de concurso que são abertos no âmbito da execução de obras, referem, como salvaguarda a existência de uma clausula que obriga a empresa concorrente ou por vezes só aquela que ganhar, a fim de agilizar o processo, a apresentar os respectivos Planos de Segurança e Saúde, e/ou fichas de segurança, conforme a dimensão e complexidade dos trabalhos a executar. (por norma é assim, não sei do caso em concreto, mas todos os que conheço são assim)Cabe, contudo, a empresa que realiza os trabalhos, contratar um técnico de segurança em obra para se certificar do cumprimento das normas de SHT, sendo o seu incumprimento objecto de fiscalização e sanções por parte da ACT. Quanto à CMF, esta, devidamente alertada para o efeito, deve obter esclarecimentos junto da empresa...o que acredito que fará se não o fez já, no sentido de sensibilizar para que situações destas não se repitam sob pena de não prestarem mais serviços para a CMF. Agradeço ao Sr. Bruno Laje pelo esclarecimento.
Quanto ao Sr. Gargula....creio não ter ofendido ninguém, mas se o fiz peço desculpa, porém gostaria de saber porque chamou "Esclerosado" a alguém que não conhece e, já que o fez, gostaria de saber se é essa a opinião que tem dos nossos idosos ou mesmo se é essa a opinião dos que intervêm não sua vida e que possam não concordar com as suas ideias!
Mais uma vez obrigado ao Sr. Bruno Laje e cumprimentos a todos,
CM ou JCM(João Cláudio Monteiro) para não haverem confusões.