quinta-feira, fevereiro 26
Debate sobre as Eleições Europeias
Aproxima-se um importante ciclo eleitoral.
Aquele que, indubitavelmente, menos importância suscita junto dos jovens diz respeito ao primeiro acto, isto é, às eleições europeias.
E digo isto porque é indiscutível que as eleições europeias passam totalmente ao lado da camada jovem.
Facilmente se constatará que existem algumas razões de fundo que afastam os jovens da Europa, pese embora o esforço meritório de algumas pessoas e entidades que têm tentado remar contra esse alheamento e pugnar por uma maior aproximação e esclarecimento em torno das questões europeias.
Mas questão pertinente e assaz mais interessante é a de saber como contornar o problema. Sobre este último aspecto, duas questões se levantam:
1) O facto de a União Europeia carecer de suplantar as apreensões que suscita e como falar delas aos jovens europeus;
2) Como dar conta aos jovens europeus das profundas transformações que têm lugar num projecto vivo, embora complexo, se bem que de aparência tecnocrata, envolvendo-os nesta construção de “pequenos passos”, mas de grandes aspirações?
Há, de facto, muito caminho, a percorrer.
Mas falando de pequenos passos, eis uma iniciativa, promovida com o apoio da CCDR do Algarve, dando conta do lançamento de uma segunda geração da rede de centros de informação à escala europeia Europe Direct para o período de 2009-2012.
A nova rede alarga as possibilidades de os cidadãos receberem informação prática e aconselhamento sobre o exercício dos respectivos direitos na União Europeia.
O Centro proporciona também feedback dos cidadãos às instituições da UE, e promove regularmente o debate local e regional sobre temas da UE.
Para 2009, destaca-se, desde já, um Debate sobre as próximas eleições europeias a realizar nos próximos dias 24 de Abril e 8 de Maio, respectivamente, em Faro e Albufeira, com a presença de eurodeputados e representantes de todas as forças políticas. Em breve serão divulgados detalhes sobre o programa e as inscrições.
Objectivo: Vencer a periferia mental face à Europa, visto que é essencial que o debate europeu de qualidade progrida e avance em Portugal, que o mesmo seja direccionado para os jovens, com o intuito de eliminar a periferia mental com que as questões europeias são ainda frequentemente tratadas entre nós.
As novas instalações transitaram para o Palácio Doglioni, em pleno coração da baixa de Faro, próximo do histórico Teatro Lethes, e está aberto ao público todos os dias úteis das 9h30 às 13h e das 14h às 18h.
Merece a nossa visita!
E já agora, visitem também o site http://www.europarl.europa.eu/elections2009/default.htm?language=pt, totalmente dedicado às eleições europeias do próximo dia 07 de Junho de 2009!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário