sexta-feira, abril 4

A FALTA DE MOBILIDADE NO NOSSO PAÍS

Basta apenas olhar à nossa volta, para percebermos a falta de acessibilidades nas ruas portuguesas, para pessoas com problemas de mobilidade. Apesar de já haver alguma preocupação relativamente a este assunto, as acessibilidades ainda continuam a ser insuficientes, na medida em que não vão ao encontro das necessidades de todos, sendo este um dos principais problemas para estas pessoas. De facto, é inadmissível que em pleno século XXI que ainda haja este tipo de dificuldades, sendo bastante grave.

Não é preciso ir muito longe, posso dar o exemplo dos transportes públicos, que logo à entrada e saída com escadas, não possuem qualquer mecanismo para facilitar a mobilidade das cadeiras de rodas. Se pensarmos bem, qualquer pessoa de cadeira de rodas quiser entrar sozinho no autocarro não pode, pois é necessário mais pessoas a ajudá-lo a subir. Existem variadas dificuldades pelo que as pessoas com problemas de mobilidade se deparam, desde os passeios serem bastante altos, e serem ocupados por carros (devido à falta de parques de estacionamento), outros dos problemas são as alturas dos multibancos, os prédios com escadas logo à entrada (apesar de recentemente, os prédios já estarem a ser construídos com acesso para todos), entidades públicas, como por exemplo Câmaras Municipais, museus mais antigos, ainda não conseguirem adaptar as suas infra-estruturas às necessidades reais da nossa sociedade.

Efectivamente, todos os dias deparamo-nos com infra-estruturas que ainda não estão preparadas para todos, excluindo automaticamente as pessoas com problemas de locomoção e invisuais. Ao fim e ao cabo, todos temos o direito à igualdade e todos temos direito à liberdade e a termos a nossa independência! Sendo assim necessário, alertarmos as entidades competentes para a falta de acessibilidades e fazer disto uma prioridade!

Daniela Luz

Sem comentários: