quinta-feira, abril 10

MOÇÃO DA JSD/FARO APRESENTADA NA ASSEMBLEIA MUNICIPAL FOI APROVADA

JSD quer Projecto Luminotécnico em Faro!!!

Ontem à noite, na Assembleia Municipal de Faro, a JSD teve a oportunidade de apresentar uma moção intitulada "Por uma melhor valorização e promoção do património histórico e arquitectónico da cidade de Faro", que foi aprovada por unanimidade.

Esta moção sugere que a Câmara Municipal de Faro execute um estudo e um projecto luminotécnico de forma a dar uma aparência mais atraente e apelativa à paisagem urbana, valorizando assim o seu património histórico e arquitectónico.

Com este projecto, a JSD acredita que Faro passará a apresentar uma nova atracção e uma mais valia turistica sendo de prever que, tal como acontece em muitas cidades europeias, os visitantes de Faro passem a ficar mais horas na cidade para a poderem visitar à noite.

Seguidamente apresenta-se o texto integral da moção.

POR UMA MELHOR VALORIZAÇÃO E PROMOÇÃO DO PATRIMÓNIO HISTÓRICO E ARQUITECTÓNICO DA CIDADE DE FARO

O núcleo histórico da cidade de Faro é um local centralizador de grande parte da cultura e da identidade farense e que concentra uma enorme riqueza arquitectónica e cultural que importa preservar e promover. A propósito desta realidade é praticamente consensual entre a maioria dos cidadãos farenses a necessidade de recuperar, promover e valorizar o centro histórico da cidade de Faro e os seus principais monumentos e edifícios.

Neste sentido, apesar do núcleo histórico farense e alguns dos principais edifícios da cidade terem as suas fachadas iluminadas, foram tratados individualmente, sem se considerar de forma efectiva as suas influências no observador e na interacção com o meio envolvente.

Além disso, muitos são iluminados com projectores convencionais, que não revelam detalhes e características, reproduzem mal as cores das suas fachadas e são ineficientes, não representando, dessa maneira, uma solução digna de um projecto de iluminação, mas sim uma simples diferenciação da arquitectura na paisagem nocturna da cidade.

Uma correcta, eficiente e boa iluminação urbana deve resolver as necessidades de segurança, de conforto e de performance, sendo estes os principais critérios que envolvem a cidade, as pessoas e a luz. É de referir ainda que a iluminação urbana é responsável, inclusive, pela implementação da imagem da cidade, criando uma sensação de equilíbrio à noite e dando uma aparência atraente e apelativa à paisagem urbana. Uma boa solução também evita desperdício de luz e reduz o consumo energético.

Faro é uma cidade que necessita de captar mais turismo! Para tal pode e deve usar o seu enorme potencial histórico e cultural como chamariz na atracção de mais visitantes à cidade.

Com um bom Projecto Luminotécnico, que deverá sobretudo incidir na iluminação nocturna da cidade e dos seus principais edifícios e monumentos, Faro passará a apresentar uma nova atracção e uma mais valia turística sendo de prever que, tal como acontece em muitas cidades europeias, os visitantes de Faro passem a ficar mais horas na cidade para a poderem visitar à noite.

Assim, a Assembleia Municipal de Faro, recomenda à Câmara Municipal de Faro que execute, por técnicos qualificados nesta área, um Estudo e um Projecto Luminotécnico moderno, criativo e atraente de forma a valorizar e a promover o património histórico e arquitectónico da cidade de Faro.

Faro, 9 de Abril de 2008

Subscritores:

O Grupo Parlamentar do PSD

Bruno Lage

2 comentários:

MRC disse...

Parabéns por mais esta iniciativa e mais um êxito que diz bem do dinamismo da JSD/Faro !
Um abraço !

Anónimo disse...

Mais uma vez a JSD/Faro a mostrar porque e como se deve estar em política.

Na próxima iniciativa que tiverem levanto arraiais de Lisboa para vos fazer uma visita.

Grande abraço