terça-feira, abril 1

Faro: autarquia quer portajar entrada na cidade

JSD/Faro aplaude esta medida a 100%, embora considere o valor das portagens muito baixo.

De acordo com uma noticia avançada, hoje, pelo jornal Região Sul, o executivo da câmara de Faro está a pensar portajar a entrada da cidade aos automóveis particulares. A medida destina-se a solucionar problemas de trânsito e estacionamento bem como a situação financeira da autarquia.

Fonte da vereação na edilidade garantiu ao Região Sul que o presidente da câmara, José Apolinário, deverá anunciar a ideia publicamente esta terça-feira, à margem da cerimónia que traz a Faro o secretário de Estado do Ordenamento de Território, João Ferrão.

“Estamos conscientes da impopularidade da medida, mas há que pensar nas mais valias: resolve não só problemas de trânsito e estacionamento, como trará extraordinários benefícios ambientais, e ainda resolve os problemas financeiros na câmara”, sustenta a mesma fonte.

Na calha estão portagens nas três entradas da cidade para valores que podem ir dos 50 aos 75 cêntimos. Medidas de descriminação positiva estão apenas previstas para estudantes e residentes (50% do valor da portagem).

De acordo com o jornal Região Sul e a fonte da autarquia, a ser aprovada a medida deverá entrar no activo em meados de Junho próximo. Tendo em conta que entram cerca de 60 mil carros por dia na cidade, a autarquia poderá embolsar qualquer coisa como 150 mil euros por semana, tendo em conta os descontos previstos para residentes e estudantes.

Perante o anúncio desta decisão política, a JSD/Faro deixa claro que defende esta medida a 100% e aplaude o executivo autárquico pelo acto de coragem ao anúnciar esta decisão que à partida será pouco popular, mas que é essencial para o desenvolvimento e para o progresso económico e social de Faro.

Contudo esta Comissão Política considera o valor das portagens muito baixo (deveria ser de 1,30 Euros à semelhança do que é portajado na Ponte 25 de Abril) e considera de igual modo que deveriam existir ainda portagens nas entradas de Faro por Mar e Guerra e Conceição, sob pena de assistirmos a um elevado fluxo automóvel por estas entradas não contempladas com portagens.

Para terminar, a JSD/Faro afirma que começa-se a ver políticas concretas e objectivas de planeamento do território no município de Faro, podendo alegar sem reservas que finalmente Faro está a entrar no rumo certo!!!

3 comentários:

Anónimo disse...

Como se se ganhasse o mesmo que em lisboa para ser o mesmo preço, quando os impostos dos algarvios vao para serem gastos na cidade alfacinha...belo apoio sim senhor.
se arranjarem uns passes VIP pessoal da JSD distribuam uns para cá e não apreguem por melhores qualidade de transportes rodoviários na cidade!!

Anónimo disse...

Porra! Esta peta de 1 de Abril ainda é mais descarada que a do ano passado.

Gandas malukos!

Anónimo disse...

Eu apoiaria a 100%. Se não deitarem abaixo prédios e libertarem espaços é a única solução. Nos países avançados é assim que fazem.

SM